A UnB quem faz é a gente que estuda
Frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, a Universidade de Brasília precisou dar respostas sistemáticas, científicas e seguras a desafios que nunca existiram em seis décadas de história. Confira as principais ações desenvolvidas para viabilizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição.
1) Atividades de ensino, pesquisa e extensão na modalidade remota
Em março de 2020, quando a Universidade decretou a suspensão do semestre letivo em decorrência do agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil, a preocupação central era preservar a vida e a segurança de toda a comunidade.
Desde então e a partir dessa premissa, setores administrativos e unidades acadêmicas atuam em conjunto para garantir o funcionamento de todas as atividades, ainda majoritariamente no modelo remoto. O planejamento é gerido pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar), com apoio e orientação de outras instâncias colegiadas da UnB.
Houve o aprimoramento da Plataforma Aprender, ambiente virtual concebido para apoiar os professores e alunos em atividades de ensino e aprendizagem, cursos e disciplinas. Dados consolidados do último semestre concluído de forma remota mostram 72 mil usuários cadastrados, 14 mil salas de aula virtuais e oferta média de 5,1 disciplinas por estudante, número superior ao registrado antes da pandemia.
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2) Pesquisa Social
Em pesquisa institucional inédita, a UnB realizou levantamento com mais de 25 mil respondentes sobre a realidade da comunidade acadêmica frente ao cenário de atividades remotas. A partir dos resultados, traçou-se um perfil socioeconômico detalhado de técnicos, docentes e discentes da graduação e da pós-graduação.
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3) Garantia da assistência estudantil e da inclusão e acessibilidade digitais
Durante a pandemia, a UnB duplicou o quantitativo de auxílios emergenciais para estudantes em vulnerabilidade social e econômica, além de disponibilizar auxílio alimentação temporário para estudantes de extrema vulnerabilidade.
Para garantir aulas e condições de estudos aos discentes que não têm acesso a equipamentos e redes de internet, foram lançados editais de inclusão digital e de apoio à realização de aulas de graduação.
O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) também concluiu a Política de Assistência Estudantil da UnB, construída coletivamente por diversos segmentos da Universidade e que aguarda aprovação das instâncias colegiadas.
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4) Ferramentas e atividades de capacitação para o ensino remoto
Com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead), a UnB ofertou cursos de formação para docentes e discentes voltados ao uso de novas tecnologias. Desde o início da pandemia, foram mais de duas mil vagas disponibilizadas para esse fim, além da formação de aproximadamente 250 monitores.
Já a Coordenadoria de Capacitação (Procap/Dcade) disponibilizou, em 2020, 2.125 vagas de capacitação entre 12 cursos na modalidade ensino a distância e oito ações remotas para atendimento de demandas que seriam de cursos presenciais.
5) Diálogo, transparência e comunicação
A Comunicação eficiente, dialógica e mobilizadora entre a UnB e a comunidade interna e externa também é eixo estruturante dos processos de prevenção e controle à covid-19, seja para orientar as pessoas sobre as medidas institucionais e administrativas adotadas pela Universidade ou para informar sobre ciência, pesquisa, ensino e extensão.
Entre as ações desse subeixo, estão a elaboração de campanhas, publicações de reportagens e recomendações nas páginas virtuais e mídias sociais digitais geridas pela Universidade, divulgação de medidas de biossegurança por e-mail, WhatsApp, cartazes e outros canais.
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