Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Alberto Carlos Moreno Zaconeta
Matrícula UnB
1059955
Unidade acadêmica da UnB
azaconeta@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
SARS-CoV-2 E GESTAÇÃO: INFORMAÇÃO CIENTÍFICA ATUALIZADA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Sumário Executivo da Proposta
Atividade de extensão voltada para a comunidade de profissionais da saúde que assistem mulheres gestantes durante a fase crítica da pandemia de COVID-19. Pretende-se criar uma página de internet que compile as informações científicas disponíveis sobre aspectos relacionados à infecção pelo SARS-Cov-2 na gestação. A qualidade e confiabilidade da informação será referendada pelo corpo docente da Área de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
SARS-CoV-2, COVID19, Gestação, Assistência à saúde
Número de Integrantes da Equipe
13
Nome dos Integrantes da UnB
Alberto Carlos Moreno Zaconeta, Alexsandra Ramalho da Costa Arume, Ceres Nunes de Resende, Frederico Jose Silva Correa, Miriam da Silva Wanderley, Marcus Vinícius Von Zuben, Paulo Sérgio FrançA, Salete Silva Rios, Walquíria Quida Sales Pereira Primo, Walter Toledo Amaral, Bruna Gabriel Heinen, Yvna Villela Moreira Salles, Michelle Egídio da Costa Matsunaga.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
O Brasil está prestes a atravessar a fase mais aguda da pandemia de COVID-19. Há necessidade de que os serviços de saúde se estruturem e criem protocolos baseados em evidências para o atendimento da população, incluindo os grupos específicos, como gestantes, puérperas e nutrizes.
Breve Fundamentação Teórica
Em dezembro de 2019 surgiu na China uma forma aguda e grave de comprometimento respiratório, cujo agente causal era um novo tipo de coronavírus, posteriormente denominado SARS-CoV-2. Desde então, a doença por ele causada, a COVID-19, se expandiu para outros países e continentes, até ser declarada pandemia pela OMS em março de 2020. Em poucos meses, a doença causou milhares de mortes ao redor do mundo, levando os sistemas de saúde a um estado de colapso. Por se tratar de entidade recente, há pouca informação científica sobre o impacto da doença em populações específicas, como gestantes. Aspectos como a evolução clínica em decorrência da imunossupressão induzida pela gestação e o risco de transmissão vertical durante o parto e lactação permanecem largamente inexplorados. Numa época caracterizada pela circulação maciça de informações com procedência desconhecida é importante que os provedores de saúde contem com fontes confiáveis de informação científica para os auxiliar na tomada de decisões.
Objetivos e Metas
Objetivos: Disponibilizar para a comunidade de gestores e profissionais assistentes da saúde informações científicas sobre a relação SARS-CoV-2 e gestação, cuja qualidade e procedência tenham sido verificadas por um painel de professores universitários
Engajar os alunos numa atividade científica com efeitos extramuros, na vigência da pandemia de COVID-19
Meta: Alcançar mais de trezentos acessos à página, por se tratar de público específico
Metodologia
Será criada uma página de internet hospedada numa extensão do site da Universidade de Brasília. Sob o título “SARS-CoV-2 E GRAVIDEZ: INFORMAÇÃO CIENTÍFICA ATUALIZADA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE” será apresentada uma revisão sobre as informações científicas disponíveis, divididas em quatro blocos:
1. Qualidade das informações sobre a evolução e consequências da infeção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação
2. Prognóstico da infecção por SARS-Cov-2 em mulheres gestantes
3. Risco de transmissão vertical do SARS-Cov-2 durante a gestação, parto e lactação
4. Diretrizes institucionais nacionais e internacionais sobre cuidados de saúde relacionados ao SARS-CoV-2 em gestantes e puéperas
No período de 01/04/2020 a 01/09/2020 estudantes e professores da Área de Ginecologia e Obstetrícia da FM da UnB revisarão as informações científicas disponíveis diariamente e atualizarão o conteúdo da página semanalmente.
Resultados Esperados
Espera-se que o sítio eletrônico seja um local de referência para pesquisadores, gestores e provedores de saúde que lidam com gestantes, puérperas e nutrizes durante a fase crítica da pandemia de COVID-19, facilitando o acesso à informação científica de qualidade.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
01/04/2020 a 08/04/20: configuração e implantação da página eletrônica
01/04/2020 a 01/09/2020: revisão e atualização do texto
02/09/20 a 02/10/2020: desativação da página eletrônica, avaliação da experiência e apresentação do relatório da atividade de extensão.
Tempo total de execução previsto
6
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação