Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
JONAS LOTUFO BRANT DE CARVALHO
Matrícula UnB
1096567
Unidade acadêmica da UnB
jonasbrant@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Sala de Comando e Controle para Integração à Ação Institucional de Inteligência Cooperativa na resposta à Crise do COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
A crise da Pandemia do COVID-19 pode disparar um conjunto de outras crises ainda mais complexas, que ameaçam a sustentação da sociedade como a conhecemos. A qualidade das decisões é decisiva para a superação do que virá. O projeto da Sala de Comando e Controle visa a criação de uma estrutura de resposta a crises, montada em curto espaço de tempo tanto em ambiente virtual como físico, e que possibilitará a agregação de várias unidades especializadas, tendo o potencial de mobilização de toda a comunidade da UnB em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Sala de Comando e Controle foi desenhada em resposta à provocação inicial da Fiocruz-DF, para a construção de um Sistema de Inteligência Cooperativa para a Epidemia do COVID-19 no Brasil: integração estratégica para a ação nos serviços e territórios. Esse sistema de inteligência cooperativa agregaria parceiros como a Fiocruz, UnB e outros. A Sala de Comando e Controle proposta tem arquitetura aberta e multifuncional, organizada em torno de 10 subsistemas que terão presença nos espaços virtual e físico, além de um modelo de replicação nas regiões e municípios do Brasil.
Palavras-chave
crise, pandemia, covid-19, sala de comando e cotrole
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
jorge Henrique Cabral Fernandes , Jonas Lotufo Brant de Carvalho, Marcela Lopes, Rogério Carminé, Vanessa Porto
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório Centeias - Faculdade de Ciências da Saúde - http://fs.unb.br/sobre-centeias
Público alvo
Análise do Contexto
Vivemos em um mundo globalizado e sujeito a crises cada vez mais frequentes. O aquecimento global e o esgotamento dos recursos do planeta, combinados com a intensificação da comunicação interpessoal e do tráfego transcontinental de pessoas e objetos, faz com que fenômenos catastróficos de origem natural ou causados pelo ser humano, anteriormente raros, sejam cada vez mais frequentes, ou pelo menos cada vez mais evidentes. No presente momento, a humanidade globalmente politizada observa o desenrolar da Crise decorrente da Pandemia do COVID-19 em tempo quase real, e isso está gerando demandas de resposta para socorro aos mais necessitados, estimadas no final de março de 2020 em algo da ordem de US$ 7 trilhões.
Além da possibilidade de que a Crise da Pandemia do COVID-19 não seja um evento singular, é preciso considerá-la como sendo disparadora de crises de outras ordens, como econômica, política, cultural e mesmo mental, as quais podem ser até mais duradouras ou mais impactantes que a que ora vivemos. Apresenta-se nessa situação a necessidade de desenvolvimento de tecnologias para tomada de decisões com a mais alta qualidade, apresentando-se oportuno o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de sistemas de informação e comunicação para resposta a crises de saúde pública, como abordagem oportuna para trazer maior segurança ao desenvolvimento no Distrito Federal e do Brasil, tanto no âmbito da saúde pública, como, de forma mais ampla, no âmbito das políticas públicas.
Dentro da Ação Institucional de Inteligência Cooperativa na resposta à Crise do COVID-19, proposta pela Fiocruz à UnB por meio do ofício 165/2020 - GEREB datado de 20 de março de 2020, amparada pelo Acordo de Parceria no 175/2018, e aprovada pela Reitoria da UnB, esse projeto propõe a criação de uma Sala de Comando e Controle para resposta à Crise do COVID-19, a ser instalada em área no prédio do Parque Científico e Tecnológico da UnB, em parceria com os signatários do já citado acordo de parceria. O Acordo de Parceria no 175/2018 estabeleceu a cooperação entre a SES/DF, a Fiocruz, a FEPECS e a UnB, visando a implementação de ações conjuntas que visem a continuidade, o fortalecimento e o desenvolvimento da sala de situação localizada no SES/DF; o compartilhamento de dados, estudos, ensino, pesquisa e projetos de interesse comum voltados ao aprimoramento das políticas públicas associadas ao desenvolvimento saudável e sustentável do DF e RIDE; o acompanhamento e implementação da agenda 2030 dos ODS, associados aos determinantes de saúde dos territórios do DF e RIDE; e a implementação de Salas de Cooperação Social.
A Sala de Comando e Controle para resposta à Crise do COVID-19 é um dispositivo tecnológico a ser agregado pela UnB aos demais projetos a eventualmente serem ofertados no âmbito da parceria Fiocruz, SES/DF e FEPECS, e que tem o propósito de atuar como aparato tecnológico de resposta a Crises relacionadas com a Saúde, dotando a já existente Sala de Situação da SES/DF de acesso a instrumentos adequado à organização da informação e comunicação de modo coerente com as dificuldades decorrentes da emergência de crises de saúde pública, como a que agora estamos enfrentando em todo o mundo.
A Sala de Comando e Controle para resposta à Crise do COVID-19 também deve se integrar à proposta do Sistema de Inteligência Cooperativa para a epidemia de Covid-19 no Brasil: Integração Estratégica para a Ação nos Serviços e Territórios, feita pela Fiocruz - DF, possibilitando a ação sinérgica abstratamente.
Breve Fundamentação Teórica
Crises são fenômenos emergentes e complexos que excedem as capacidades das organizações em responder a crescentes demandas, com consequências profundamente impactantes. A crise do COVID-18 exige novas formas de reconfigurações organizacionais, sendo fundamental o aprimoramento a tomada de decisões e a implementação de decisões. As Salas de Comando e Controle são dispositivos sociotécnicos desenvolvidos a partir de uma tradição de salas de comando e controle usadas em ambientes militares, que em sua conformação integrada possibilitam a melhor tomada de decisão, controlando o stress das autoridades tomadoras de decisão, que precisam o apoio de especialistas, atuando com base em evidências científicas. Adicionalmente, esses dispositivos possuem áreas de controle e monitoramento, tais como telesuporte, que reduzem as distâncias cognitivas entre a decisão e as unidades de implementação, aumentando a consciência situacional da organização afetada, e possibilitando agilizar a resposta adequada para a contenção da crise.
Objetivos e Metas
OBJETIVO: Organização Lógica da Sala de Comando e Controle para Integração à Ação de Inteligência Cooperativa na resposta à Crise do COVID-19 no Distrito Federal. visa atuar em parceria com o Sistema de Inteligência Cooperativa proposto por Martins (2020), e oferecer contribuições diretas para os cinco módulos propostos, a partir da constituição de 10 distintos subsistemas, que agregarão competências das mais diversas áreas de conhecimento da UnB, atuantes em integração com a Fiocruz.
A Sala de Comando e Controle propriamente dita é o subsistema lógico e físico composto por áreas específicas capazes de abrigar os painéis, os sistemas de comunicação e informação, os coletores de dados, as salas de comando, reunião, imprensa, a infraestrutura de data center e as sala de operações que abriga as equipes que atuam de forma remota ou presencial nos demais subsistemas, possibilitando assim o funcionamento autônomo, conectado da sala com demais organizações com as quais a sala interage, inclusive outras Salas de Situação.
METAS:
Subsistemas da Sala de Comando e Controle
Organização Física da Sala de Comando e Controle
Metodologia
Baseada nos fundamentos da governança de redes de cooperação territorial
Governança de redes de cooperação territorial: abordagem de ativação de redes sociotécnicas, em torno de dispositivos físicos e virtuais de informação e comunicação.
Desenvolvimento de políticas públicas para a saúde: tradução para uma prática
Gestão e ciência de projetos: agrega as abordagens indutiva, dedutiva e abdutiva de produção do conhecimento, e é bastante útil ao desenvolvimento de sistemas de informação.
Decisão em sistemas complexos: adotará o framework Cynefin, a fim de integrar as decisões que efetivamente no projeto, implementação e operação da Sala de Comando e Controle.
Resultados Esperados
São os seguintes os resultados esperados decorrentes da execução do projeto da Sala de Comando e Controle:
Fortalecimento da parceria com a Fiocruz, na solução de problemas complexos no âmbito da implementação de políticas públicas de saúde, numa visão multidisciplinar;
Mobilização de todos os atores da UnB que possam contribuir para uma resposta rápida, coerente e efetiva para a crise da Pandemia do COVID-19 e das demais crises que poderão se suceder em todas as esferas da atividade humana, cuja duração é atualmente bastante incerta.
Manutenção da coesão organizacional da UnB, em tempos de crise.
Criação de um dispositivo sócio-técnico virtual e físico, com potencial de apoio à decisão em todos os estratos políticos do país
Promoção de atividades integradoras do ensino, pesquisa e extensão em tempos de crise.
Redução dos impactos da Crise da Pandemia do COVID-19, e outras crises dela derivadas, sobre a sociedade.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
A implementação da Sala de Comando e Controle ocorrerá em três fases:
Fase 1 – Preparação
1.1 Montagem da equipe inicial
Tarefas: Preparação de edital; Preparação de material de treinamento inicial; Recebimento e seleção de propostas e membros das equipes iniciais de governança, inteligência cooperativa, planejamento e gestão; Contratação; Treinamento e alinhamento dos parceiros iniciais.
Duração: 3 semanas;
Prazo de conclusão: 3 semanas após o início do projeto;
1.2 Implementação do Ambiente Virtual Básico
Tarefas: Preparação de POPs básicos para Planejamento, Gestão, Governança e Inteligência Cooperativa; Identificação, análise e validação detalhada de necessidades básicas e avançadas para cada subsistema; Planejamento dos Sistemas de Informação e Comunicação básicos e avançados; Montagem, testes e implementação dos Sistemas de Informação e Comunicação básicos.
Duração: duas semanas;
Prazo de conclusão: quatro semanas após o início do projeto;
Fase 2 – Operação Virtual
2.1 Ativação do subsistema de planejamento e gestão em modo online
Duração 7 dias;
Prazo de conclusão: 37 dias após o início do projeto;
2.2 Ativação do subsistema de governança e inteligência cooperativa em modo online
Duração 7 dias;
Prazo de conclusão: 37 dias após o início do projeto;
2.3 Ativação da rede de parceiros da Saúde Digital em modo online
Duração 7 dias;
Prazo de conclusão: 37 dias após o início do projeto;
2.4 Desenvolvimento de POPs e scripts iniciais para as demais unidades
Tarefas: desenvolvimento de POPs para: Unidade de Telesuporte; Análises de situação; Construção de cenários; Geração de perguntas; Meta-análise e revisão sistemática; Epidemiologia de campo; Tradução do conhecimento para a prática; Unidade de Treinamento em Serviço.
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.5 Ativação da Unidade de Telesuporte em Serviço em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.6 Ativação da Unidade de Treinamento em Serviço em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.7 Ativação das Análises de Situação em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.8 Ativação da Construção de Cenários em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.9 Ativação da Geração de Perguntas em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.10 Ativação da Meta-análise e revisão sistemática em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.11 Ativação da Epidemiologia de Campo em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.12 Ativação da Tradução do Conhecimento em modo online
Duração: 7 dias.
Prazo de conclusão: 45 dias após o início do projeto.
2.13 Implementação dos Sistemas de Informação e Comunicação Avançados
Tarefas: Modelagem dos sistemas; Implementação dos sistemas de contact tracing; implementação dos sistemas de
Prazo de conclusão: 60 dias após o início do projeto;
Fase 3 – Operação Presencial
3.1 Planejamento e contratação de obras em instalações elétricas
Duração 60 dias;
3.2 Planejamento e contratação de obras em instalações de rede wireless
Duração 15 dias;
3.3 Planejamento e contratação de obras em instalações de condicionamento de ar
Duração 30 dias;
3.4 Planejamento e contratação de obras em instalações prediais
Duração 60 dias;
3.5 Planejamento e contratação de obras no DataCenter
Duração 360 dias;
3.6 Operação presencial da Sala de Comando e Controle
Duração 720 dias.
Tempo total de execução previsto
24
Categoria do Projeto
Comunicação, informação e educação | Estudo e monitoramento epidemiológico