Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Siegrid Guillaumon Dechandt
Matrícula UnB
1096001
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
siegrid@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
‘PRONTO SOCORRO DE CRIATIVIDADE SISTÊMICA EM PEQUENOS NEGÓCIOS’
Sumário Executivo da Proposta
Trata-se da proposta de uma ação denominada ‘PRONTO SOCORRO DE CRIATIVIDADE SISTÊMICA EM PEQUENOS NEGÓCIOS’ com objetivo de desenvolver ações criativas e conhecimento inovador para socorrer micro e pequenos empreendedores do DF impactados pela Crise Covid 19. Envolve os seguintes atores: Departamento de Administração; Empresa Júnior de Administração (AD&M); outras EJ´s da UnB; Estudantes do Centro Acadêmico do Curso de Administração, estudantes voluntários envolvidos no Projeto de Pesquisa em de Criatividade (FAP-DF); estudantes envolvidos no Projeto de Extensão em Desenvolvimento de Carreiras (DEX-UnB). As ações realizadas estarão focadas em acolher demandas de micro e pequenos empreendedores durante e após a crise COVID 19 identificando os principais problemas enfrentados para desenvolver soluções de gestão no cenário pós-crise COVID 19. Ao passo que serão identificados os problemas enfrentados, serão mapeados processos criativos e de inovação nos níveis estratégico, tático e operacional deste grupo de empreendedores que visam formas de adaptação às contingências geradas pela Crise COVID 19. Reside aí o potencial para identificar novos arranjos organizacionais e institucionais, processos criativos, solidários, em rede, que possivelmente mobilizam o ideário da sustentabilidade criando desta forma um contexto com potencial para aprendizagem sobre características de resiliência organizacional em contextos de crises mundiais. Pretende-se ainda verificar como o ideário da sustentabilidade pode apontar caminhos para as soluções desenvolvidas.
Palavras-chave
criatividade sistêmica; desenvolvimento sustentável, micro e pequenos empreendimentos
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Siegrid Guillaumon (demais integrantes da empresa júnior e pesquisadores bolsistas de IC ainda não especificados)
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
A crise COVID 19 é uma pandemia de proporções mundiais sem precedentes na história recente da humanidade. Algumas particularidades que tornam o contexto da pandemia complexo são: um mundo globalizado em de circulação de bens e de pessoas; a velocidade de transmissão do vírus e sua maior letalidade em grupos sociais específicos; o fato de que os principais epicentros da doença estarem localizado em países ricos (China, Itália e Estados Unidos); a necessidade de inatividade econômica na tentativa de administrar a velocidade de disseminação do vírus; o alto impacto econômico-financeiro gerado pela inatividade econômica compulsória; os controversos embates entre mídia de massa e pronunciamento dos governos; a insuficiência e o colapso de serviços de saúde e tecnologia para tratar o COVID 19.
Diante desta complexidade, a perspectiva é de que após a contenção da disseminação do vírus, e a paulatina retomada da economia no Brasil, haverá um grande número de problemas resultantes da quarentena que paralisa um terço do mundo.
No campo da gestão, esta complexa realidade que se apresentará, ofertará também a oportunidade de repensar formas de gestão criativas e inovadoras adequadas a um contexto pós-crise COVID 19. Este projeto pretende focar o fenômeno de recuperação, reestruturação e desenvolvimento de resiliência organizacional no cenário vindouro para dele extrair aprendizagens e reconhecer processos criativos com objetivo de desenvolver soluções rápidas para micro e pequenos empreendedores surpreendidos pela pandemia, e que possam emergir como novas formas organizacionais para o futuro.
Breve Fundamentação Teórica
Aportes teóricos ocorrem no enclave dos conceitos centrais de gestão, criatividade sistêmica e desenvolvimento sustentável. Parte do ideário de Furtado (1978) sobre criatividade e dependência na sociedade industrial que aborda a ideia do excedente criativo. Estabelecerá o diálogo com o ideário de Czikszentmihalyi (1988) sobre criatividade sistêmica, na qual a criatividade depende da conjunção de fatores que residem no indivíduo; no campo institucional; e no domínio social. Esta interlocução entre autores fundantes do entendimento da criatividade sistêmica extrapola aspectos psicológicos individuais, e encontrará densidade nos pilares da sustentabilidade. Este poderá evidenciar a emergência de maior consciência sobre aspectos sociais de desigualdade e inclusão; uma percepção de problemas de magnitude planetária; entendimento da incapacidade humana de resolver tecnologicamente o esgotamento de recursos naturais; entendimento do propósito de redes solidárias; a construção de uma ética da sustentabilidade nas organizações; e consciência sobre participação coletiva nas esferas de decisão sobre o bem público.
Objetivos e Metas
- identificar a natureza dos problemas enfrentados por micro e pequenos empreendedores do Distrito Federal;
- entender as particularidades e a natureza dos problemas que ameaçam a sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos no DF no contexto pós-crise COBID 19;
- observar quais soluções se apresentam, e como estão sendo implementadas;
- sistematizar as soluções identificadas como criativas e inovadoras;
- analisar como estas soluções podem estar relacionadas a novos contextos institucionais, características individuais, e domínios sociais, bem como à presença ou ausência de excedente criativo para responder aos novos problemas de gestão.
Metodologia
A estratégia metodológica será de estudos de caso múltiplos nos moldes de Yin (2005), recorrendo aos seguintes métodos de coleta de dados:
- observação participante (estudantes das Empresas Júnior da UnB que desenvolverão soluções para micro e pequenos empreendedores);
- análise de documentos (novas políticas públicas, linhas de crédito, decretos)
- entrevistas de profundidade com gestores;
- pesquisa-ação, na medida em que os estudantes participam da construção de soluções para as micro e pequenas empresas.
Resultados Esperados
Registrar e sistematizar um novo repertório de iniciativas de gestão identificando processos criativos e inovadores que permitam maior resiliência organizacional em contextos de surpreendentes crises mundiais.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Mobilização de parceiros (EJ, estudantes Pesquisadores voluntários) - 1o. trimestre
Identificação das organizações atendidas - 1o. trimestre
Levantamento e sistematização de problemas - 1o. e 2o. trimestre
Sistematização do andamento das soluções desenvolvidas - 4o. trimestre
Desenvolvimento de referencial teórico e modelo analítico - 3o. e 4o. trimestre
Realização de entrevistas de Profundidade - 4o. trimestre
Análise Documental - 1o., 2o. e 3o. trimestre
Acompanhamento do atendimento às micro e pequenas empresas pelas EJ´s - 1o., 2o. e 3o. trimestre
Desenvolvimento de capítulo Metodológico - 3o. trimestre
Análise de dados sistematizados - triangulação - 4o. trimestre
Redação de relatório final contendo inovações de gestão identificadas - 4o. trimestre
Elaboração de artigo científico - todo o período
Apresentação do projeto e resultados em congresso - 4o. trimestre
Tempo total de execução previsto
18