Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Milene Serrano
Matrícula UnB
1062557
Unidade acadêmica da UnB
mileneserrano@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Projeto Mia Ajuda: App para Dar Visibilidade para Pessoas que Precisam de Ajuda
Sumário Executivo da Proposta
O projeto Mia Ajuda está sendo proposto por um grupo de três professores, todos doutores na área foco da presente proposta, e pertencentes ao quadro permanente de docentes do Curso de Engenharia de Software da UnB/Gama (FGA). A coordenadora do projeto é a Professora Milene Serrano, com experiência em projetos de pesquisa e extensão, bem como nos tópicos de interesse desse projeto. Além da coordenadora e dos dois professores colaboradores, a equipe do projeto é composta, atualmente, por 15 alunos, todos graduandos de Engenharia de Software (já tendo cursado mais da metade do curso) e voluntários no projeto. Os graduandos encontram-se capacitados nas principais tecnologias demandadas para a primeira release do projeto, bem como já estão atuando no desenvolvimento do projeto.
O projeto procura contribuir diante da situação de pandemia da COVID-19, desenvolvendo um software. O software, a ser acessado via dispositivos móveis, permitirá o cadastro de pessoas que precisam de ajuda. Essa ajuda não necessariamente trata de itens materiais. Pode ser na forma de apoio psicológico, motivacional, emocional ou até mesmo de um jovem que se disponha a fazer compras para um idoso, evitando que este saia de casa. Contribuições de itens de consumo essenciais (ex. comida, remédios e itens de higiene pessoal) também são bem-vindas, mas não são o foco. O isolamento está sendo colocado como uma medida de contingência da COVID-19. Voluntários, colaboradores ou doadores poderão, visualizando o mapa, saber sobre essas demandas, e onde se concentram. Além disso, poderão ser aplicados filtros adicionais, permitindo uma visualização, via mapa, mais facilitada por parte dos interessados em ajudar.
Dada a emergência da situação, o software teve sua baseline de requisitos estabelecida com base em estudos e levantamento das necessidades imediatas acordadas em sites de Órgãos Governamentais bem como em Boletins Médicos e notícias diárias sobre a pandemia.
Além disso, o software está sendo desenvolvido através de metodologia ágil bem como de tecnologias que trabalham de forma integrada, permitindo que o produto seja construído rapidamente, mas procurando garantir aspectos qualitativos como usabilidade, desempenho, segurança (principalmente, em termos de autenticação, autorização e privacidade), integração contínua, dentre outros.
Portanto, o objetivo principal da solução é conferir suporte para conectar pessoas que estão precisando de ajuda, principalmente não material, e pessoas dispostas a colaborar. Dessa forma, o software atua no micronível, facilitando inclusive ações bem pontuais como a integração colaborativa entre vizinhos.
A Metodologia e o Orçamento estão nos respectivos tópicos.
Palavras-chave
Aplicação Mobile, Desenvolvimento de Software, Redes Sociais, Visibilidade Social, Data Science
Número de Integrantes da Equipe
18
Nome dos Integrantes da UnB
Profa. Milene Serrano, Prof. Maurício Serrano, Prof. Fernando William Cruz, Dâmaso Júnio Pereira Brasileo, Elias Bernardo Marques Magalhães, Eduardo Lima Ribeiro, Eduardo Vieira Lima, Esio Gustavo Pereira Freitas, Gabriel Davi Silva Pereira, Gabriel Filipe Manso Araujo, Ivan Diniz Dobbin, Joberth Rogers Tavares Costa, Leonardo da Silva Gomes, Leonardo dos Santos Silva Barreiros, Luís Henrique Pereira Taira, Matheus de Cristo Doreia Estanislau, Pedro Henrique Andrade Féo, Welison Regis
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
LESC - Laboratório de Engenharia de Software Colaborativo/LDTEA FGA S9
Público alvo
Análise do Contexto
Segundo Órgãos do Governo Brasileiro, como a (Secretaria da Saúde DF - http://www.saude.df.gov.br/ (último acesso: Março 2020)), a COVID-19 é a doença provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infecção respiratória grave como a pneumonia. Desde a primeira identificação do vírus em humanos (FioCruz - https://portal.fiocruz.br/noticia/aula-inaugural-debate-pandemia-economia-e-saude-publica (último acesso: Março 2020)), no final de 2019, na cidade Wuhan, província de Hubei, na China, os Países estão se mobilizando para lidar com uma pandemia em escala mundial. Com base nas ações recomendadas por Órgãos Governamentais, e aprovados pela Organização Mundial da Saúde, o isolamento é uma alternativa válida para contingência do novo coronavírus.
Sendo assim, a população tem procurado se manter em quarentena; os comércios foram fechados (salvo estabelecimentos que garantem os itens essenciais de consumo); os transportes foram proibidos de circular; as escolas e as universidades suspenderam suas atividades presenciais; as fronteiras e os aeroportos estão sendo monitorados, dentre outras medidas. A imprensa tem relatado, diariamente, essas medidas de contingência da COVID-19. O G1 (https://g1.globo.com/ (último acesso: Março 2020)) e o UOL (https://www.uol.com.br/ (último acesso: Março 2020)) são alguns desses portais de informações diárias.
Percebeu-se que existem grupos de risco, em especial aqueles com idades mais avançadas, ou seja, maiores de 60 anos. Vários boletins médicos alertam para esse grupo de risco, conforme consta em nota da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (https://sbgg.org.br/coronavirus-e-idosos/ (último acesso: Março 2020)). Muitos, nesse grupo de risco, possuem dificuldades de locomoção; além de serem os principais portadores de doenças crônicas (ex. diabetes e hipertensão).
Entretanto, não são apenas esses os casos de vulnerabilidade, tem-se iniciativas para enfrentamento ao novo coronavírus nas favelas, periferias e outras regiões menos assistidas, tal como acordado em Dicionário de Favelas Marielle Franco, 2020 (Dicionário de Favelas Marielle Franco (https://wikifavelas.com.br/ (último acesso: Março 2020)).
Diante do exposto, surgem problemas correlatos, que vão além do contágio do novo coronavírus. Dentre esses problemas, podemos mencionar:
- necessidade de novos leitos em Unidades de Atendimento Intensivo;
- necessidade de equipamentos para suprimento de demandas associadas ao tratamento da doença, como respiradores hospitalares.
- necessidade de itens básicos para controle da propagação do vírus, sejam máscaras, luvas e/ou álcool 70 (em gel);
- necessidade de itens essenciais de consumo (i.e. comida, itens de higiene pessoal e remédios), para a população que se encontra em quarentena;
- carência de informações sobre como se prevenir;
- necessidade de assistência psicológica, emocional, motivacional e de entretenimento;
- dentre outros.
Profissionais e pesquisadores-cientistas de várias áreas de atuação têm se mobilizado visando atender, como podem, esses vários problemas.
Adicionalmente, a comunidade acadêmica tem sido convocada visando desenvolver ações e projetos que colaborem dada a situação de pandemia da COVID-19.
Breve Fundamentação Teórica
O proponente, os colaboradores e a equipe têm acompanhado diariamente os dados associados à COVID-19. Há propagação exponencial da doença, demandando ações emergenciais. Especialistas alertam ainda para os problemas com isolamento, conforme colocado em (https://www.ladoaladopelavida.org.br/detalhe-noticia-ser-informacao/covid-19-oms-divulga-guia-com-cuidados-para-saude-mental-durante-pandemia (último acesso: Março 2020)).
Baseado nessas especificidades, sugere-se:
- desenvolvimento ágil, disponibilizando o projeto rapidamente. Será utilizada uma adaptação da metodologia Scrum (https://www.desenvolvimentoagil.com.br/scrum/ (último acesso: Março 2020)).
- APIS e tecnologias bem integradas para lidar com as particularidades de visualização via mapa.
Em termos de viabilidade técnica, o software:
- usará tecnologias abertas (i.e. NodeJS, MongoDB, AdonisJS ou ExpressJS, entre outras), visando não onerar os custos para desenvolvimento, implantação, manutenção e evolução. Estão sendo utilizadas as últimas versões dessas tecnologias, disponíveis em: https://nodejs.org/en/; https://www.mongodb.com/ e https://blog.rocketseat.com.br/adonis-vs-express/;
- será concebido sob a licença GPLv3, e
- será construído para acesso em dispositivos móveis, sendo essa escolha motivada para facilitar ainda mais a adesão das partes interessadas.
Objetivos e Metas
1. Levantamento de demandas junto aos interessados: em um primeiro momento, serão consideradas as comunidades mais carentes do entorno do DF. Sendo possível a ampliação do projeto, serão consideradas outras comunidades e/ou público alvo.
2. Desenvolvimento do software: dada a urgência no atendimento à demanda, o desenvolvimento encontra-se em andamento por parte dos envolvidos no projeto, professores e alunos do curso de Engenharia de Software.
3. Disponibilização do software em um servidor dedicado: o software, uma vez desenvolvido, será disponibilizado em um servidor dedicado. O proponente tem algumas opções para hospedagem do software, sendo: hospedagem na nuvem, não sendo ideal a longo prazo.
4. Manutenção e evolução do software: o software será mantido pelo mesmo time de desenvolvedores. Em uma primeira análise, esse período de manutenção e evolução será sustentado por enquanto durar o período de isolamento. Mas, a intenção é dar continuidade de forma a permitir integração desse projeto com outras iniciativas, como Cadastro Único e propostas similares.
Nesse cenário, foram avaliadas iniciativas similares, tais como:
- Secretaria da Saúde do DF:
https://agenciabrasilia.df.gov.br/2020/03/26/contribua-com-o-combate-ao-coronavirus/ (último acesso: Março 2020)
As contribuições são via dinheiro ou recursos, insumos e bens. Tem-se uma conta para depósito. Tudo é muito mais baseado em dinheiro. No nosso caso, a ideia é que as ajudas podem ser conferidas de várias formas, como: artistas colaborando com algo para a pessoa se divertir ouvindo ou assistindo via uma projeção ou um canal online; psicólogos auxiliando com um apoio feito via plataformas online, uma conversa por exemplo via chat.
- Portal do Voluntariado:
http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/ (último acesso: Março 2020)
Possível cadastrar voluntários, mas estão mais ligados às áreas da saúde. Esses trabalharão nas ações comunitárias associadas ao Governo, de grande porte. Não é um serviço ponto a ponto, no nível de uma pessoa necessitada, em um local da cidade. Nossa proposta é mais no micronível.
- Aplicativo e-GDF:
https://www.site.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/noticias/detalhar.cfm?codNoticia=11805 (último acesso: Março 2020)
Trata-se de um aplicativo que permite ao cidadão registrar um furto, uma agressão, uma ameaça. Além disso, confere informações sobre IPTU e IPVA. Um ponto forte desse aplicativo é que ele usa login unificado com a plataforma do Governo Federal. Mas, novamente, nossa proposta tem cunho solidário, sobre aspectos mais abrangentes, sendo a ajuda conferida para casos que alegam carência emocional, ou ainda problemas de mobilidade, ou ainda demandas por itens essenciais de higiene pessoal.
- Cadastro Único:
http://www.cidadania.gov.br/servicos/cadastro-unico (último acesso: Março 2020)
Trata-se de uma ação federal, com gestão compartilhada e descentralizada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios para cadastros de pessoas carentes e necessitadas em âmbito nacional. Esse cadastro está desatualizado no momento. O Governo vêm procurando atualizar esse cadastro, até para tomar medidas de assistência social em momentos como esse, de uma pandemia.
Metodologia
- Investigação e Pesquisa: pesquisa documentacional, acordando comunidades carentes, apoiadores e as principais demandas, e pesquisa informativa, para divulgação e conscientização do público alvo. Atividades remotas.
- Desenvolvimento: adaptação da metodologia Scrum, sendo essa iterativa-incremental. Princípios ágeis condizem com a urgência do projeto. Trabalho remoto, com plataformas emergentes e Github para versionamento;
- Implantação: Estudo de Casos, como modalidade de pesquisa científica orientada a casos reais. Software hospedado em um servidor dedicado e sob os cuidados da equipe, e
- Manutenção Evolutiva: políticas de contribuição para motivar outros interessados, e data science para tratar os dados, gerando outras contribuições.
Resultados Esperados
São esperados:
1. Software, acessível via dispositivos móveis, que permita:
a. o cadastro de pessoas desamparadas bem como o registro de suas necessidades, com foco nas necessidades psicológicas, emocionais e motivacionais;
b. o cadastro de apoiadores, sejam voluntários que queiram contribuir oferecendo serviços em geral (ex. apoio operacional, para viabilizar a compra de algo na rua, para aqueles que não podem sair de suas residências, ou apoio motivacional, para entreter aqueles que se sentem entediados devido ao isolamento);
c. filtragem de quem necessita de algo com base na idade bem como em outros critérios, e
d. visualização da localização de quem necessita de algo, via mapa.
2. Registro dos dados recuperados via cadastros;
3. Levantamento preliminar e análise de dados para fins informativos para população em geral e Órgãos Competentes bem como para fins de pesquisa-científica, e
4. Contribuições adicionais, como integração com o cadastro nacional, e uma possível atualização desse cadastro. O cadastro Único encontra-se desatualizado, segundo o Portal da Cidadania (http://www.cidadania.gov.br/servicos/cadastro-unico). Além disso, será feito: data science, administração e manutenção do software.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Baseline de Requisitos: Março de 2020
Desenvolvimento: Março e Abril de 2020
Implantação: Abril e Maio de 2020
Análise de Dados: Abril de 2020 a Fevereiro de 2021
Contribuições Adicionais: Abril de 2020 a Fevereiro de 2021
- Foram ocultados os detalhes compreendidos na versão estendida do cronograma, visando simplificar a apresentação desses dados.
- O cronograma está especificado para 12 meses devido à previsão de um segundo surto da COVID-19, quando o isolamento social for relaxado (https://www.japantimes.co.jp/news/2020/03/23/asia-pacific/asia-coronavirus-second-wave/#.XoHye4hKg70 https://www.independent.co.uk/news/health/coronavirus-second-wave-surge-hong-kong-china-uk-cases-a9420876.html https://www.aljazeera.com/news/2020/03/china-worries-coronavirus-surge-infected-arrivals-200304062507995.html (último acesso: Março 2020))
Tempo total de execução previsto
12