Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Mateus Gamba Torres
Matrícula UnB
1129082
Unidade acadêmica da UnB
mateustorres@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Projeto Falas-ICH 2. Integração humana contra o COVID 19
Sumário Executivo da Proposta
Durante o ano de 2019, com apoio do Edital 20 de 2018 (DEG, DEX e DAC), foi elaborado e executado no Instituto de Ciência Humanas o projeto "Falas-ICH-Vida Estudantil da Universidade de Brasília". O projeto visava a integração dos estudantes das humanidades com a vida universitária e foi bem sucedido em suas propostas. Assim, o ICH vem propor o "Projeto Falas-ICH 2. Integração humana contra o COVID 19". O projeto, nesse momento, visa trabalhar com os alunos de graduação, visto que a ideia do falas é integrar os estudantes a vida acadêmica e muitos hoje se encontram isolados, o que pode gerar ansiedade e depressão. Queremos abrir um diálogo para os alunos que se encontram isolados, propondo atividades lúdicas. Propomos a inserção de vídeos dos professores falando de suas pesquisas (3 min) e reuniões semanais virtuais para conversar e aliviar as preocupações dos alunos interessados. Além disso propomos, para os alunos que tiverem interesse que prepararem algum produto relacionado a arte e ciências humanas e nos apresente para postarmos tudo no site do ICH/Youtube, com a ajuda de nossos estagiários de comunicação e nosso monitores. Tal arte ao ficar exposta em nosso Youtube dividirá com a sociedade externa a UNB nosso trabalho, especialmente ajudando a quem tiver interesse, de se juntar a nós contra a angústia e tristeza gerada pela pandemia mundial.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Integração, humanidades, ciência e arte.
Número de Integrantes da Equipe
17
Nome dos Integrantes da UnB
Neuma Brilhante, Mateus Gamba Torres, André Cabral Honor, André Leme Lopes, Kênia Augusta Figueiredo, Herivelto Pereira de Souza, Daniel Gomes de Carvalho, Ana Beatriz Conceição da Silva, Paulo Augusto Carvalho Cruz, Thales Eduardo de Oliveira Martins, Edna de Almeida, Ana Carolina Sousa Ferreira, Marcos Vinícius Rodrigues dos Santos, Isadora Ramos dos Santos, Nathanael Martins pereira, Lara Cristina Radis Pinto de Carvalho Saenger, Henrique Gabriel Von Kriiger Silva.
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Com a pandemia mundial do COVID 19, nota-se a importância das ciências e da pesquisa para a sociedade não só brasileira mas sim mundial. O cientistas relacionados a área da saúde estão trabalhando diuturnamente tanto nos hospitais como nos centros de pesquisa, para descobrirem formas de combater o virus. Nessa situação, a prevenção e a determinação médica de ficarmos em casa e nos isolarmos é a principal forma de nos protegermos. Todavia todo esse isolacionismo pode trazer consequências humanas desagradáveis como ansiedade e depressão. Como cientistas humanos vemos que nesse momento podemos ajudar os alunos e comunidade no sentido trazer-lhes mais conforto e menos isolamentos, com atividades lúdicas, não os fazendo perder contato com a Universidade. Longe de passarmos atividades obrigatórias, queremos integrar virtualmente nossos alunos e comunidade numa rede de apoio. Em que eles podem se comunicar com os professores da universidade, ver vídeos sobre suas trajetórias acadêmicas, debater assuntos de seus interesses virtualmente com colegas e professores, e produzir algo relacionado a arte e ciências humanas (vídeos, músicas, etc) enquanto se encontram em suas casas se prevenindo do virus. A proposta então são: vídeos de 3 minutos com cada professor do ICH contar sua trajetória acadêmica, debates em salas virtuais sobre como estão os alunos nesse momento de isolamento, e produção de arte e ciência para ser exposto para toda a comunidade interna e externa da UNB.
Breve Fundamentação Teórica
O projeto “Falas ICH-2 Integração humana contra o COVID 19” tem por inspiração a concepção de Paulo Freire de que o diálogo, abrindo as portas para uma autêntica comunicação, permite também a construção do conhecimento. Nessa perspectiva todo o projeto se orienta no compromisso de estabelecer relações que permitam uma comunicação dialógica, a fim de se garantir a interação entre os diversos membros da comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Humanas, bem como o estímulo ao exercício democrático e à cidadania.
Objetivos e Metas
Objetivo Geral. Nesse sentido, o “Falas IH” pretende ser um projeto de escutas e falas, que se desdobram em fazeres, tendo por princípio a diversidade, a pluralidade e o exercício democrático. Por meio da pesquisa sobre o perfil dos e das estudantes de ciências humanas, de ações de ensino e de cultura, arte e esporte é que se pretende oportunizar condições e espaços para que as vozes do Instituto de Ciências Humanas possam ser ouvidas e acolhidas.Promover o conhecimento dos perfis que compõem a comunidade discente, o acolhimento e a integração dos ingressantes, e o estabelecimento de uma interação dialógica, com a difusão de informações relevantes para a apropriação da vida estudantil.
Objetivos específicos:
a) Fazer vários vídeos de 3 minutos com falas de professores contando suas histórias de vida e trajetórias acadêmicas
b) Realizar reuniões virtuais semanais para debate de temas de interesse dos alunos.
c) Incentivar os estudantes a desenvolver arte e ciência no período de isolamento para posterior inserção de seus produtos em canais como o youtube do ICH
Metodologia
Divulgaremos o projeto em todos os canais do ICH (email, site, instagram, facebook). Conversaremos com cada professor do projeto e o incentivaremos a gravar de suas casas um vídeo de 3 minutos sobre sua vida acadêmica e suas pesquisas. Tais vídeos serão enviados aos estagiários da comunicação do ICH e serão publicados no canal do youtube do ICH, que será criado.
Todas as quartas feiras as 19 horas, abriremos uma reunião virtual através da plataforma Zoom, com todos os estudantes do ICH que tiverem interesse de participar, para debater algum tema que os alunos decidirem debater, contando como estão enfrentando o isolamento.
Semanalmente pediremos aos alunos que apresentem alguma produção artística ou científica, que pode ser apresentada na reunião virtual, ou enviada diretamente aos estagiários de comunicação para futura divulgação no site do ICH.
Resultados Esperados
Inteiração entre professores e alunos
Produção artística e científica por parte dos alunos
Integração via canais virtuais (youtube, facebook) de comunidade externa à UNB sobre o trabalho.
Diminuição de stress, ansiedade e depressão entre os alunos, professores e comunidade em geral devido ao isolamento social forçado
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Semanal a partir de 01 de abril
Tempo total de execução previsto
3