Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
George Marsicano Corrêa
Matrícula UnB
1055011
Unidade acadêmica da UnB
georgemarsicano@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Projeto Doarti: Desenvolvimento de Solução Tecnológica para Potencializar o Processo de Doações no DF
Sumário Executivo da Proposta
No cenário de proliferação da COVID-19, duas situações são identificadas: (1) queda nas doações junto à Entidades Beneficentes; (2) surgimento de projetos de desenvolvimento de material de apoio a profissionais no combate da COVID-19. Em ambos os cenários, são requeridas doações. Contudo, o isolamento social e a falta de um canal de comunicação direto entre sociedade e beneficiários dificultam as doações. Assim, propõe-se o desenvolvimento de solução de software para apoio ao processo de doação.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
COVID-19, Doação, Tecnologia, Aplicativo, Software
Número de Integrantes da Equipe
11
Nome dos Integrantes da UnB
George Marsicano; Rafael Fazolino; Jeysel Martins; Gabriel Silva, Thiago Viana; Attany Araújo; Keli Cristina; João Ribeiro; Quelvia Correia; Daniela Cotta, Ediano Gama
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Fábrica de Software; http://fabrica.fga.unb.br/
Análise do Contexto
Diante do cenário de proliferação da COVID-19, juntamente com a necessidade de isolamento social, muitas pessoas e famílias tiveram sua renda impactada. Da mesma forma, Entidades Filantrópicas/Beneficentes tiveram uma queda abrupta em suas doações.
Embora tenham surgido um conjunto de ações de arrecadação e distribuição de produtos visando auxiliar essas pessoas e entidades, a maior parte delas não são encontradas facilmente, além de não possuírem uma organização conjunta. Essa situação tende a gerar algumas dificuldades ao cidadão no momento de identificar e se relacionar com Entidades, o que, por vezes, acaba desestimulando a doação.
Dentre essas dificuldades, o cidadão não consegue ter acesso a algumas informações de maneira simples e rápida, como: Quais são as ações / entidades que estão precisando de ajuda em sua região administrativa? Quais entidades, com as quais o cidadão se identifica (religião, espírita, comunitária, etc.) ou quer ajudar (atendimento às crianças, adolescentes, idosos, por exemplo) estão precisando de ajuda? Quais entidades estão precisando do produto que o cidadão possui disponível em minha casa, ou comércio? Quais entidades podem fazer a retirada da doação?
Além disso, surgiram também, vários projetos pela cidade que visam prover material de apoio às pessoas que estão mais diretamente relacionadas ao combate da COVID-19, como profissionais de saúde e de segurança pública. Nesse contexto, tem-se a fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI), produção e distribuição de máscaras de proteção, arrecadação de álcool 70% (gel e líquido), bem como outros tipos de materiais.
É nesse cenário que surge a necessidade de desenvolvimento de uma solução que se propõe a identificar de forma centralizada ações de arrecadação e distribuição de doações (produtos e materiais) que estão ocorrendo no Distrito Federal, em um período de tempo, ou de maneira permanente, bem como reunir em um único local o registro de doadores, Entidades e projetos, fazendo com que as partes possam se encontrar e se apoiar mutuamente.
Breve Fundamentação Teórica
Os Métodos Ágeis (MA) de desenvolvimento de software nasceram da necessidade de desenvolver software cada vez mais adaptados às inovações tecnológicas e ao mercado competitivo (SOMMERVILLE, 2007). Eles são chamados de ágeis em contraposição aos métodos pesados que tradicionalmente predominaram na área, mas que se mostraram ineficientes e improdutivos com o passar dos anos (FERREIRA; LIMA, 2006). Assim como os métodos tradicionais, os MA têm por objetivo construir sistemas de alta qualidade que atendam às necessidades dos usuários.
Os MA estimulam uma abordagem iterativa centrada em pessoas, integrando aspectos sociais e comportamentais no desenvolvimento de software. A mudança de paradigma que levou ao seu surgimento foi impulsionada por uma série de fatores, tais como: a melhoria de infraestrutura de rede, evolução em direção de arquiteturas baseadas em componentes, a prioridade no gerenciamento de mudanças e como resposta ao aumento da pressão do time-to-market (CARMEL, 1999; VERSIONONE, 2014 p. 7).
A essência dos MA está em: responder rapidamente às mudanças de requisitos ocasionadas pelos clientes ou ambientes, o aumento da confiança na equipe de desenvolvimento e a entrega cíclica de versões ao cliente (COCKBURN, 2006).
Objetivos e Metas
- Criar uma plataforma digital que potencialize a construção de uma rede de ajuda (coleta e distribuição de doações), onde pessoas que desejam doar podem encontrar Entidades Filantrópicas/Beneficentes e Projetos de combate a COVID-19 que precisam de ajuda, facilitando a relação entre essas partes, bem como ajudando a dar maior visibilidade às ações de doação.
- Estimular e envolver alunos de graduação e pós-graduação, quanto a participação no projeto;
- Estimular e estabelecer parcerias entre Universidade e sociedade.
Metodologia
A execução do projeto Doarti será ancorada em duas abordagens ágeis: Scrum e XP. No que diz respeito ao Scrum, serão realizadas Sprint Planning Meeting, Sprints, par ao planejamento das Sprints e organização do Backlog. Diariamente, serão realizadas as Daily Scrum e ao final de cada Sprint será executadas as Sprint Review Meeting e Sprint Retrospective. No âmbito das práticas de XP, serão focadas em entregas frequentes, utilização de metáforas, o desenvolvimento será guiado por testes, programação em pares, projeto simples, refatoração, código coletivo e padronização do código. Além disso, durante todo o projeto conta-se com a presença de pessoas com experiência no processo de doação (presença do cliente).
Resultados Esperados
- construção e evolução da solução de software Doarti (aplicativo e web)
- envolvimento de alunos
- atendimento de a menos 50 entidades beneficentes e projetos de combate a Covid-19
- construção de uma rede de doadores de ao menos 5000 pessoas
- atendimento de entidades beneficentes presentes em todas as regiões administrativas do DF
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Durante todo o projeto estão previstas as seguintes macro atividades:
1) Estabelecimento do Projeto
2) Desenvolvimento de Realeses de Software
3) Lançamento de Releases de Software
4) Manutenção de Releases de Software
5) Transferência de Tecnologia
6) Participação em Eventos de Divulgação do Projeto
7) Desenvolvimento de Material de Marketing
8) Desenvolvimento de Material para Usuário
Todas as macro atividades citadas serão realizadas de maneira iterativa, ou seja, em ciclos focando em pequenos escopos, objetivos e metas.
A execução dessas atividades está prevista durante o período de março/2020 a março de 2022, ressaltando que o projeto já encontra-se em andamento.
Tempo total de execução previsto
24