Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Talita Souza Carmo
Matrícula UnB
1084135
Unidade acadêmica da UnB
talitacarmo@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Produção de Álcool Gel para famílias do entorno do DF
Sumário Executivo da Proposta
A higiene pessoal tornou-se algo imprescindível para o controle e prevenção da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e, com isso, houve um aumento significativo da demanda de artigos ligados à limpeza das mãos, como o sabonete e o álcool gel. Em contrapartida, alguns estabelecimentos passaram a praticar preços abusivos devido a falta destes nas prateleiras do Brasil inteiro.
Além disso, grande parte da população do entorno do DF não possui renda suficiente para usufruir destes itens em seu dia a dia e nem mesmo conhecimento técnico, o que facilita a contração do vírus e sua propagação, causando ainda mais impactos à saúde pública. Portanto, faz-se necessário um plano de ação para que exista álcool gel para as pessoas mais necessitadas.
A Genesys Biotecnologia é uma empresa júnior da Universidade de Brasília, que atua no mercado apresentando projetos ligados à biotecnologia, como análises laboratoriais e consultorias em biossegurança e já dispõe de conhecimento prévio acerca da biossegurança e sua necessidade para a garantia da saúde da população.
A empresa, em parceria com laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, tem capacidade para realizar a produção de álcool gel proposta para ajudar a abastecer as populações mais necessitadas do entorno do DF, promovendo a saúde pública e, junto a isso, divulgando a importância da higienização pessoal e da biossegurança.
As informações mais importantes estarão contidas no rótulo dos frascos, escritas de maneira didática, facilitando a compreensão das famílias beneficiadas, e assim, atingindo nossos principais objetivos. Nosso produto será desenvolvido com base na metodologia proposta no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, produzindo de maneira simples e eficiente.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
álcool gel, saúde pública, divulgação científica, empresa júnior
Número de Integrantes da Equipe
16
Nome dos Integrantes da UnB
Beatriz de Morais de Almeida, Deborah Carolina Silva Duarte, Ester Vasconcelos de Oliveira, Gabriel Gomes Haguihara, Henrique Fetzner Marques, Victória Cristina Hass Gonçalves, João Pedro Ricart Rocha, Leonardo Ferreira da Silva, Mariana da Silva Soares, Michele Nakagomi Lebarbenchon, Natália Ornelas Martins, Ricardo Yuu Hatano Kitahara, Samantha Galo Boscolo, Talita Souza Carmo, Tiago Batista Tomás de Oliveira, Victor Hugo Rolla Fiorentini
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Engenharia de Biocatalisadores e Fermentação, Genesys Biotecnologia
Público alvo
Análise do Contexto
Durante a crise causada pela COVID-19, percebe-se que o distanciamento social e a higienização são aspectos muito importantes que se mostram eficientes contra a doença. Portanto, é muito importante garantir que esses procedimentos sejam seguidos pela população.
Infelizmente, não são todos os habitantes do DF que possuem acesso a recursos que tornam esse combate ao vírus ainda mais eficaz, como sabonetes e álcool gel. Portanto, é fundamental que existam medidas que auxiliem essa população a se proteger ainda mais, facilitando a contenção da doença. Além disso, já foi relatado preço abusivo deste produto essencial para a higienização pessoal, além de existir a circulação de produtos irregulares e de fontes duvidosas. Por isso, a Genesys Biotecnologia acredita que, com o auxílio da UnB, será possível aumentar produção de álcool gel e disponibilizá-lo à população.
Breve Fundamentação Teórica
Coronavírus é um grupo de vírus envelopado de genoma ssRNA(+), que pode causar enfermidades respiratórias em humanos ou animais. Foi postulado que os coronavírus podem ser transmitidos através de superfícies secas contaminadas, incluindo a auto inoculação de membranas mucosas do nariz, olhos ou boca. Assim, a melhor forma de prevenir e desacelerar a transmissão é realizando a higienização das mãos e superfícies com detergentes ou desinfetantes.
Dentro deste contexto, o etanol é um eficiente desinfetante de superfícies e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70% v/v, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular e, assim, consequente rompimento do envelope (estrutura formada por lipídeos, proteínas e carboidratos) e do capsídeo do vírus.
Segundo a OMS, a utilização de álcool gel é uma eficaz medida preventiva e mitigatória ao COVID-19, tanto nos setores da saúde, quanto para a comunidade geral.
Objetivos e Metas
A Genesys propõe a produção de álcool gel para suprir parte da carência da população do DF e reconhece importância da higienização e conscientização da população, devido a propagação desenfreada do COVID-19. A meta seria produzir 500 litros de álcool gel, dividindo-os em 1000 frascos de 500 mililitros, contribuindo para a sua distribuição e a disseminação do conhecimento durante a “quarentena”.
Portanto, a partir desta produção, seriam atingidas aproximadamente 5000 a 6000 pessoas carentes (considerando que uma família do entorno do DF possui uma média de 5 a 6 integrantes e doando 1 frasco de 500 mL por família) e que não possuem acesso à informação.
As populações-alvo serão previamente mapeadas para que abarque o maior número de famílias de maior vulnerabilidade.
Metodologia
Materiais:
● Provetas de plástico (100, 1000 ou 2000 mL)
● Proveta de vidro (1000 mL)
● Espátula plástica grande e/ou pão duro
● Balde em aço inox ou plástico (20 L)
● Jarras plásticas (2 L)
● Alcoômetro com termômetro
● Aparelho de pH de bancada
● Caso tenha acesso*: tanque de dissolução; batedeira planetária; agitador mecânico
● Reagentes
● Álcool etílico 96 ºGL
● Carbômer 980
● Solução de Trietanolamina a 50% (p/v)
● Água purificada
*: Estes itens são apenas facilitadores da produção, não sendo essenciais para o preparo do álcool gel.
Preparo:
Misturar o álcool etílico e a água. Dispersar o carbômer 980 sob agitação. Completar o volume com água purificada e ajustar o pH entre 5,0 e 7,0 com solução de trietanolamina 50% (p/v), para obter consistência, segundo disposto na Farmacopeia Brasileira. Acondicionar e rotular os frascos. Observar quaisquer mudanças na solução por 72 horas antes de distribuir os produtos à população.
Resultados Esperados
Espera-se que, através da distribuição de álcool gel e da difusão do conhecimento, seja possível atingir os residentes do entorno do DF, conscientizando sobre o uso e auxiliando na aquisição do produto. Isso retardará a propagação de doenças e pretende-se melhorar a qualidade de vida.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
O cronograma de execução sujeita-se às etapas descritas na metodologia do projeto, dependendo, principalmente do tempo de chegada dos reagentes e materiais necessários para a realização do projeto. Desta forma, prevê-se que o projeto será completamente entregue em um prazo de até 120 dias após a chegada dos reagentes. A produção e a distribuição das unidades do álcool gel seguirão as etapas a seguir, totalizando 100 litros a cada 3 semanas, respeitando as 72 horas de maturação do produto:
Semana 1: produção de 32L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.
Semana 2: produção de 33L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 64 frascos de produto acabado.
Semana 3: produção de 35L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 66 frascos de produto acabado.
Semana 4: produção de 32L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 70 frascos de produto acabado.
Semana 5: produção de 33L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 64 frascos de produto acabado.
Semana 6: produção de 35L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 66 frascos de produto acabado.
Semana 7: produção de 32L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.Distribuição de 70 frascos de produto acabado.
Semana 8: produção de 33L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.Distribuição de 64 frascos de produto acabado.
Semana 9: produção de 35L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.Distribuição de 66 frascos de produto acabado.
Semana 10: produção de 32L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 70 frascos de produto acabado.
Semana 11: produção de 33L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 66 frascos de produto acabado.
Semana 12: produção de 35L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 70 frascos de produto acabado.
Semana 13: produção de 32L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem. Distribuição de 64 frascos de produto acabado.
Semana 14: produção de 33L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.Distribuição de 66 frascos de produto acabado.
Semana 15: produção de 35L de álcool gel. Acondicionamento e Rotulagem.Distribuição de 70 frascos de produto acabado.
Semana 16: distribuição de 70 frascos do produto acabado.
A distribuição da segunda semana faz referência à produção da primeira semana, e assim por diante. Os frascos contendo o produto serão entregues à população-alvo durante os finais de semana por ação voluntária dos membros da Genesys Biotecnologia.
Tempo total de execução previsto
4