Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
MARIA DEL PILAR HIDALGO FALLA
Matrícula UnB
1036785
Unidade acadêmica da UnB
drapilar@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Produção de Álcool em Gel com Nanopartículas de Prata
Sumário Executivo da Proposta
Redução de agentes bactericidas
Palavras-chave
Álcool, Nanopartículas, Prata
Número de Integrantes da Equipe
10
Nome dos Integrantes da UnB
Arlon Gomes Araujo, Maria Del Pilar Hidalgo Falla, Vanessa Alvim Alves, Diego Cardoso de Souza, Lays Furtado de Medeiros Souza Kataoka, Icoana Lais Leitão Mascarenhas Martins, Jean Rivet Gonzaga Lemos, João Henrique Delavechia Guimarães Silva, Sara Batista da Silva, Victor Dantas Renneberg
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Comunidade Acadêmica | Grupos de Risco | População em Geral | Profissionais da Saúde
Análise do Contexto
Na população do Gama-DF e periferias o porcentual de moradores de terceira idade e crianças é considerável, além da situação sócio-economica difícil da população mais carente, e pequenos comerciantes, tornando-se difícil para eles adquirir produtos bactericidas que protejam da pandemia pelo coronavirus. Assim visando custo alto e a dificuldade de adquirir o álcool em gel, o presente trabalho propõe um projeto piloto para fabricação de um produto de baixo custo com potencial bactericida, realizados os controles de qualidade e microbiológicos, colocaremos esta produção em embalagens na forma de kits em spray e gel a dispor para nossos alunos da Faculdade FGA-UnB, nas comunidades e escolas. A proposta encaixa como projeto de inovação e extensão, contando com a participação de ex-alunos atualmente professores de Escolas, alunos de graduação sub minha supervisão, acreditamos que os trabalhos desenvolvidos ao longo de 11 anos com ênfases em Nanotecnologia e Energia com ênfases em Biocombustiveis nos permitam vislumbrar um aporte a esta comunidade do Gama da qual somos parte.
Breve Fundamentação Teórica
O controle da transmissão de doenças infecciosas é uma preocupação antiga dos seres humanos. Enquanto a esterilização é um processo no qual se consegue a total eliminação das formas de vida microbiana, a desinfecção é um processo de curta duração, que pode variar de alguns segundos a 30 minutos. No caso da desinfecção de alto nível, se obtém a destruição de todos os microrganismos, com exceção dos esporos. Fala-se em desinfecção de nível intermediário quando se consegue o extermínio da maioria dos microrganismos. O etanol e um produto bastante utilizado para eliminação deste microrganismo. Sabe-se que a prata, tanto em sua forma metálica como iônica, possui uma ação antimicrobiana bastante conhecida. Na forma de nanopartículas, no entanto, tem uma superfície de contato infinitamente maior e suas propriedades são enormemente aumentadas. A medicina tem demonstrado que a prata destrói mais de 650 organismos patogênicos demostrado em estudos publicados.
Brasil e grande produtor de Etanol de primeira geração, e visa-se a produção de etanol de segunda geração no contexto de Biorefinarias, de forma que usando esta matéria prima principal e a adição de Nanoparticulas de plata sintetizadas no laboratório, e possível obter um produto de alta performance e eficiente para o combate do coronavirus.
Objetivos e Metas
Produção do Álcool em gel ou Spray com Nanopartículas de Prata e difusão da fabricação nas escolas como forma de aprendizado relacionando a experimentação com a teoria visto no estudo das ciências: oxidação, redução e comunidade de bactérias.
Metodologia
Para realização do projeto será usado equipamentos de produção, caracterização e pequenos recipientes para a finalização do produto. Será utilizado como reagentes: Álcool Anidro 98%, Nitrato de Prata, Ácido Cítrico, Aloe vera, carbopol, Ágar-ágar, Bagaço da Cana-de-açucar. Para a fabricação será utilizado o método de Pechini para produção das nanopartículas de Prata. Para a caracterização será usado o FTIR, UV-Vis, RAMAN e o Microscópio Óptico OPTON do Laboratório de Nanotecnologia da UnB. O produto final será inserido em um pequeno recipiente portátil.
Resultados Esperados
Criação de um produto de inovação de uso contínuo de baixo custo visando as comunidades carentes e escolares
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1º Preparação e Caracterização das Nanopartículas de Prata (3 semanas)
2º Fabricação do Álcool de 1ª e 2ª geração (4 semana)
3º Dispersar as Nanopartículas no Álcool (1 semana)
4º Testes de ensaio bactericida (2 semanas)
5º Ultima caracterização
6º Envase do produto
Tempo total de execução previsto
6