Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Paula Elaine Diniz dos Reis
Matrícula UnB
1014994
Unidade acadêmica da UnB
pauladiniz@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Prevalência de manifestações cutâneas em pacientes infectados com SARS-CoV-2: revisão sistemática e metanálise
Sumário Executivo da Proposta
A nova infecção por coronavírus, denominada COVID-19, destacou-se pela sua abrangência mundial tendo sido considerada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (WHO, 2020), tendo em vista sua alta capacidade de contágio e agravamento do quadro clínico que tem sobrecarregado e colapsado serviços de saúde no mundo inteiro (Dong, Du, Gardner, 2020; Wynants et al, 2020). Atualmente, não existe tratamento eficaz para COVID-19 e embora o desenvolvimento de vacina esteja em curso, ainda vai demorar para que seja disponibilizada. Portanto, o controle da doença tem se pautado no isolamento de casos com busca ativa de contatos, distanciamento social e medidas de higiene e proteção física. Muitos sinais e sintomas têm sido associados à infecção pelo vírus SARS-CoV-2 (Zhang et al, 2020) e descrever e analisar a prevalência dessas manifestações é extremamente relevante para que se possa ter uma dimensão global do número de casos e a necessidade de manejo de acordo com cada tipo de condição. Alguns sinais e sintomas que têm sido frequentemente relatados são as manifestações cutâneas (Sachdeva et al, 2020), em forma de lesões eritematosas, urticária (Bouaziz et al, 2020; Estébanez et al, 2020), erupções (Grant-Kels et al, 2020; Henry et al, 2020), lesões herpetiformes (Tammaro et al, 2020), rash e lesões semelhantes à varicela (Galván Casas et al, 2020). Para estimar a prevalência global destas ocorrências, faz necessário a realização de uma revisão sistemática com o intuito de analisar a ocorrência e a prevalência de todos os tipos de manifestações cutâneas de acordo com características sociodemográficas e clínicas dos pacientes infectados nos diversos centros mundiais. Objetivo Principal: Responder à pergunta focada “Qual a prevalência das manifestações cutâneas em pacientes infectados com SARS-CoV-2?”
Tipo da Proposta
Palavras-chave
COVID-19, prevalência, manifestações cutâneas, revisão sistemática, metanálise
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Paula Elaine Diniz dos Reis, Elaine Barros Ferreira, Graziela de Luca Canto, Eliete Neves Silva Guerra, Marcia A. Ciol
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa aplicada à Prática Clínica em Oncologia/http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4545874097581980
Público alvo
Análise do Contexto
O presente projeto refere-se a um estudo multidisciplinar e multicêntrico, cujo objetivo principal é descrever e analisar a prevalência de manifestações cutâneas em pacientes infectados com SARS-CoV-2, globalmente. O projeto envolve pesquisadores das áreas de Enfermagem, Odontologia e Bioestatística, vinculados a diferentes Programas de Pós-Graduação no Brasil e no exterior. Descrever e analisar a prevalência de manifestações cutâneas relacionadas à COVID-19 poderá contribuir para o conhecimento da prevalência parcial e global das manifestações cutâneas e dos fatores que podem estar associados à sua ocorrência. Os produtos resultantes desse estudo poderão contribuir para o conhecimento da prática baseada em evidências, focando em novas estratégias de prevenção e tratamento dessas manifestações. Destaca-se ainda que o projeto resultará no avanço do conhecimento, com formação de recursos humanos que poderá significar um salto qualitativo na assistência aos pacientes infectados por SARS-CoV-2. O projeto atende às demandas do SUS pois viabiliza a proposição de ações públicas para a melhoria da assistência em saúde.
A expectativa é de que os resultados gerem a produção de conhecimentos que propiciem uma análise mais detalhada de cada manifestação cutânea e possíveis fatores associados. Além disso, fortalece a parceria entre a UnB, UFSC e UW.
Breve Fundamentação Teórica
Atualmente, tem sido cada vez mais frequente o relato de manifestações cutâneas associadas à infecção por SARS-CoV-2. Como os dados são descritos em vários serviços de saúde e publicados como casos, série de casos ou por meio de estudos observacionais, fica difícil ter uma real dimensão da quantidade e das características dessas manifestações em âmbito regional e mundial. Revisões sistemáticas epidemiológicas, como as de prevalência, permitem o agrupamento de dados oriundos de diversos tipos de estudos primários que irão possibilitar uma análise minuciosa da real prevalência dessas manifestações cutâneas de forma parcial e global, considerando inúmeros fatores que podem estar associados (idade, etnia, comorbidades, tratamentos) além das diferentes características clínicas dessas manifestações segundo tipo de lesão e possível causa da lesão (co-infecção, inflamação).
Objetivos e Metas
- Objetivo geral: Responder à pergunta “Qual a prevalência das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19?”
- Objetivos específicos: 1. Identificar os dados globais de prevalência das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19; 2. Identificar os dados parciais de prevalência das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19 de acordo com o país de origem; 3. Identificar possíveis associações relacionadas às características clínicas e sociodemográficas de pacientes infectados pelo vírus SARS-COV-2 e a ocorrência de manifestações cutâneas; 4. Realizar metanálise de prevalência e de associação com os dados dos estudos primários.
Identificar os dados globais e parciais de prevalência das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19, bem como verificar quais características podem estar associadas com a maior ocorrência de manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19.
Metodologia
Trata-se de revisão sistemática conduzida conforme as etapas propostas pelo PRISMA (Moher et al, 2009), que será realizada por meio da extração de dados de estudos primários realizados em humanos para identificar a prevalência das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19.
Serão incluídos estudos que respondam a pergunta da pesquisa, formulada utilizando o acrônimo PECOS, a saber: P) População: pessoas com COVID-19; E) Infecção pelo vírus SARS-CoV-2; C) sem comparador definido; O) Prevalência de manifestações cutâneas; e S) Tipos de Estudos: observacionais, séries de casos e relato de caso.
Resultados Esperados
Ao final do trabalho, espera-se realizar um mapeamento da prevalência de manifestações cutâneas em pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Espera-se que seja possível identificar os fatores associados à maior ocorrência de cada tipo de manifestações cutâneas, considerando os pacientes que apresentaram sinais e sintomas leves, moderados e graves.
Após a execução do projeto aqui proposto, espera-se fortalecer a formação de recursos humanos em escala nacional e internacional, desenvolvendo habilidades e gerando novas informações a respeito das características das manifestações cutâneas, bem como da sua ocorrência de acordo com as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes. A expectativa é de que os resultados de prevalência e possíveis fatores associados possibilitem a elaboração de protocolos de tomada de decisão para a prevenção e manejo das manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19, em todas as fases da doença, considerando também a importância dessa síntese de conhecimento para melhorar a acessibilidade e as diretrizes de controle de sinais e sintomas para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde.
Ademais, espera-se que: 1. a parceria interinstitucional permita expansão e consolidação de experiências entre as áreas de expertise dos membros que compõem o grupo de pesquisa, sendo os recursos oriundos deste projeto fundamentais para a redução das assimetrias inter e intrarregionais com o fortalecimento dos grupos de pesquisa; 2. Propicie maior integração e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação consolidados e emergentes na Região Centro-Oeste em parceria nacional com a UFSC e internacional com a UW, possibilitando o intercâmbio e mobilidade nacional e internacional de pesquisadores e pós-graduandos, nas linhas de prevenção e controle de sinais e sintomas relacionados à COVID-19. 3. Os resultados obtidos possam contribuir para a construção de diretrizes clínicas para o manejo de manifestações cutâneas em pacientes com COVID-19, visando a melhoria da assistência em saúde da população brasileira e mundial.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
PRIMEIRO MÊS: 1. Busca nas bases eletrônicas de dados, exportação para o software EndNote e elaboração do Apêndice 1(Busca), 2. Leitura de títulos e resumos (Fase 1). SEGUNDO MÊS: Leitura na íntegra de artigos selecionados (Fase 2) e elaboração do Apêndice 2 (Artigos excluídos); elaboração do fluxograma; elaboração da Tabela de síntese das características dos estudos primários incluídos. TERCEIRO MÊS: Análise da qualidade dos estudos incluídos, meta-análise de prevalência e associação. QUARTO MÊS: Redação do artigo, revisão por todos os autores, revisão do idioma (inglês), preparo de todos os documentos para submissão do artigo.
Tempo total de execução previsto
4