Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Erica Negrini Lia
Matrícula UnB
15986385802
Unidade acadêmica da UnB
ericalia@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Prevalência de Contaminação por SARS-CoV-2 entre Cirurgiões Dentistas e Níveis de Distanciamento Social de Profissionais de Odontologia do Distrito Federal
Sumário Executivo da Proposta
A pandemia por SARS-CoV-2 traz à tona discussões acerca da prática profissional odontológica em função do alto risco ocupacional relacionado ao trabalho do cirurgião-dentista(CD) e equipe auxiliar, composta pelos auxiliares e técnicos em saúde bucal (ASB e TSB) em adquirir a doença. Até o momento, não há estudos que tenham mensurado a prevalência da soroconversão em cirurgiões-dentistas em atividade profissional. Objetivos: O objetivo desse estudo é conhecer as medidas e condições de biossegurança dos profissionais da Odontologia, e a prevalência de anticorpos contra SARS-CoV-2 em CDs ativos profissionalmente. Métodos: O estudo terá desenvolvido em duas etapas. A Etapa 1 será realizada por meio da aplicação de questionário aos profissionais da Odontologia(cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e técnicos de prótese dentária), regularmente inscritos no Conselho Regional de Odontologia do DF, para investigar a os níveis de distanciamento social e medidas de biossegurança implementadas. A Etapa 2 será realizada por meio de exame para detectar a contaminação por SARS-CoV-2 entre os CDs, através da identificação de anticorpos. Análise dos dados: Os dados serão analisados por estatística descritiva (frequências absolutas e percentuais) e inferencial utilizando-se Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises com Teste Qui-quadrado para independência para identificar quais fatores podem ter relação com a ocorrência da COVID-19, que posteriormente poderão compor um modelo de regressão. Todas as análises usarão um nível de significância de 5%
Tipo da Proposta
Palavras-chave
odontologia; SARS-CoV-2; infecções por coronavírus; biossegurança
Número de Integrantes da Equipe
4
Nome dos Integrantes da UnB
Erica Negrini Lia; Adriano de Almeida de Lima; Cristine Miron Stefany; Stefany Joaquina Sousa Farias
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Análise do Contexto
A pandemia por SARS-CoV-2 traz à tona discussões acerca da prática profissional odontológica em função do alto risco ocupacional relacionado ao trabalho do cirurgião-dentista(CD) e equipe auxiliar, composta pelos auxiliares e técnicos em saúde bucal (ASB e TSB) em adquirir a doença. Até o momento, não há estudos que tenham mensurado a prevalência da soroconversão em cirurgiões-dentistas em atividade profissional no Brasil.
Breve Fundamentação Teórica
A forma de transmissão da COVID-19 é por meio do contato de perdigotos gerados por meio do espirro, tosse e fala com as mucosas oral, ocular e nasal, além do contato direto ou indireto com a saliva. Estudos têm demonstrado que a geração de aerossóis durante a realização de procedimentos na área de saúde, especialmente a Odontologia, constituem fonte especial de transmissão de diversos vírus, dentre eles SARS-CoV-2. Pelos motivos apontados, a pandemia por SARS-CoV-2 traz à tona discussões acerca da prática profissional odontológica em função do alto risco ocupacional relacionado ao trabalho do cirurgião-dentista e equipe auxiliar em adquirir a doença. Além do reforço das medidas de biossegurança, redução da produção do aerosol, uso do lençol de borracha, limpeza de superfícies dentre outras recomendadas, é importante o acompanhamento de saúde dos próprios profissionais envolvidos no atendimento odontológico, como o cirurgião-dentista, o ASB e o TSB. Para tanto, o monitoramento pode ser realizado por meio de sinais e sintomas associados à COVID-19 e por meio de testes de identificação de anticorpos.
Objetivos e Metas
Partindo da hipótese de que o distanciamento social e medidas de biossegurança previnem os Profissionais de Odontologia da contaminação por SARS-CoV-2 e do desenvolvimento da COVID-19, o presente estudo tem os seguintes objetivos:
a. Conhecer o nível de distanciamento social entre Profissionais da Odontologia – Cirurgiões Dentistas (CD), Técnicos de Saúde Bucal (TSB), Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Técnicos de Prótese Dentária (TSB).
b. Conhecer as medidas e condições de biossegurança dos Profissionais da Odontologia que estão em atividade
c. Conhecer a prevalência da presença de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 (Pesquisa de IgM e IgG) entre Cirurgiões Dentistas (CD)
Metodologia
O estudo será desenvolvido em duas etapas:
Etapa 1 (E1) – Questionário aplicado aos Profissionais da Odontologia para investigar a os níveis de distanciamento social e medidas de biossegurança implementadas;
Etapa 2 (E2) – Exame para detectar a contaminação por SARS-Cov-2 entre os CDs, através da identificação de anticorpos
Resultados Esperados
Espera-se conhecer a taxa de contaminação por SARS-CoV-2 em cirurgiões-dentistas do DF, e se há impacto da adoção das medidas de biossegurança adotadas pelos profissional de Odontologia sobre a mesma.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Envio do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB: 2/6/2020; Aplicação do questionário: 2/7/2020 a 30/9/2020; Aplicação dos testes sorológicos: 20/7/2020 a 30/9/2020; Compilação de dados: 15/7/2020 a 31/10/2020; Redação do trabalho final: 1/11/2020 a 30/11/2020; Entrega do trabalho final: 15/12/2020
Tempo total de execução previsto
5