Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Silvia Ribeiro de Souza
Matrícula UnB
1048449
Unidade acadêmica da UnB
silviaribeiro@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Praticas Integrativas e Complementares no cuidado da saúde física e mental: uma iniciativa acolhedora para praticar em casa
Sumário Executivo da Proposta
Trata-se de ação extensionista promovida pela Faculdade de Ciências da Saude e que tem por objetivo oportunizar através de vídeos, pod casts, posts, lives e outros instrumentos on line, vivências em Praticas Integrativas e Complementares (PICs), como meditação, ioga, aromaterapia, auriculoterapia, floralterapia, musicoterapia constelação familiar, entre outras com o objetivo de contribuir para o bem estar físico e e mental de toda a comunidade em geral neste momento de isolamento social devido a pandemia da Covid-19.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
PICS, autocuidado, promoção da saúde, FS
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Silvia Ribeiro de Souza, Luana Lima, Erica Negrini Lia, Mariana André Honorato Franzoi, Isis Petry
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Casos Confirmados | Comunidade Acadêmica | Grupos de Risco | Infantil | População em Geral | Profissionais da Saúde | Voluntários
Análise do Contexto
Diante do atual contexto social causado pela pandemia da Covid-19, faz-se necessário medidas de cuidado e autocuidado que preservem a saúde física e mental do individuo, principalmente considerando os impactos psicológicos que o isolamento social e a quarentena geram individual e coletivamente.
Assim, instrumentos que proporcionam uma perspectiva holística e o protagonismo individual de cuidado, com impactos positivos na qualidade da vida cotidiana dos sujeitos, são muito bem vindos neste momento.
Breve Fundamentação Teórica
As atividades de promoção da saúde são eixo estruturante do SUS, descritas e estimuladas desde a sua criação. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi publicada em 2006 e instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, e podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com alguma enfermidade, ou mesmo prevenir doenças como depressão, ansiedade, entre outras. O Brasil já é referência mundial na área de PICS na atenção básica. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população. Práticas como homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.
Objetivos e Metas
Oportunizar através de vídeos, pod casts, posts, lives e outros instrumentos on line, vivências em Praticas Integrativas e Complementares (PICs), como meditação, ioga, aromaterapia, auriculoterapia, floralterapia, musicoterapia constelação familiar, entre outras. Disponibiliza-los na página oficial da FS e em outras mídias vinculadas à faculdade e seus respectivos canais de divulgação. A meta é atingir o maior n. possível de pessoas para acompanhar as atividades propostas semanalmente.
Metodologia
Gravação de vídeos, pod casts, posts, lives e outros instrumentos on line de algumas vivências em Praticas Integrativas e Complementares (PICs), como meditação, ioga, aromaterapia, auriculoterapia, floralterapia, musicoterapia constelação familiar, entre outros. Disponibilização destes nos veículos de divulgação da Faculdade de Ciencias da Saúde.
Resultados Esperados
Espera-se assim contribuir para o bem estar físico e mental de toda a comunidade em geral neste momento de isolamento social ou quarentena, bem como dos profissionais que atuam diretamente nas ações de controle e cuidado da pandemia da Covid-19.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Contato com os facilitadores das praticas: 20/03/2020 a 20 /02/ 2021
Gravação dos materiais para divulgação nas diversas mídias digitais: 03/04/2020 a 12/02/2021
Alimentação das mídias digitais: 03/04/2020 a 12/02/2021
Interação on line com os participantes e visualizadores das praticas: 03/04/2020 a 12/02/2021
Análise, avalição do projeto: 01/2021
Preparo de relatório final: 02/2021
Tempo total de execução previsto
12