Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rudi Henri van Els
Matrícula UnB
987573
Unidade acadêmica da UnB
rudi@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Maratona de programação de aplicativas de apoio ao combate da COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
Proposta de realização de evento virtual de maratona de desenvolvimento de aplicativas de apoio ao combate da COVID-19. A proposta tem como objetivo montar um plataforma de computação e internet para que os estudantes da UnB possam desenvolver de forma colaborativa aplicativas de computador, dispositivos moveis ou inteligentes smartfones, para atender as novas demandas de produtos e serviços que o confinamento social da COVID impõe a sociedade. Essa atividade de extensão será organizada e executado principalmente pelos estudantes da FGA, e prevê a realização do evento virtual no mês abril /maio, e seguido de um período de transferência da tecnologia para a sociedade.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
programação, aplicativas, software
Número de Integrantes da Equipe
2
Nome dos Integrantes da UnB
Rudi Henri van Els, Renato Coral Sampaio,
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Análise do Contexto
A confinamento social necessária para evitar a explosão de contaminação do COVID-19, traz uma mudança profunda no nosso dia a dia, impactando todas os setores da sociedade. As empresas e instituições tem que inventar em tempo recorde estratégias de trabalho em casa, meios alternativas de comunicação que serão fortemente apoiados nas novas tecnologias de internet.
Surgirão demandas de aplicativas específicas para computador pessoais, dispositivos móveis e inteligentes para todas as áreas, seja comércio, serviços, saúde, divulgação de informações úteis, solidariedade, etc.
Outra preocupação é o efeito do próprio confinamento na comunidade como todo. Nunca antes, nossa geração foi confrontada com uma situação tão extrema e isso gerará muito estresse nos relacionamento, convivência e bem estar da juventude.
Com o suspensão do calendário acadêmica da UnB temos uma comunidade estudantil, parada sem perspectiva de retorno em curto prazo. Faz-se necessário envolver os estudantes em atividades onde eles se sentem úteis nesses dias difíceis.
A presente proposta propõe criar um ambiente de atividades virtuais que procure canalizar a energia, criatividade e disposição dos estudantes no desenvolvimento desses aplicativas necessários.
Breve Fundamentação Teórica
O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. Esta abordagem é empregada por diversas instituições de ensino, governamentais e empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação. Além disso, este tipo de evento fomenta a criatividade individual enquanto e cria espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes, qualificando a resolução de problemas e oferecendo formação a seus participantes sobre o pensamento rápido e o desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação entre as equipes.
Objetivos e Metas
Montar um plataforma de computação e internet para que os estudantes da UnB possam desenvolver de forma colaborativa aplicativas de computador, dispositivos moveis ou inteligentes smartfones, para atender as novas demandas de produtos e serviços que o confinamento social da COVID impõe a sociedade.
Metodologia
A proposta será realizada baseada em soluções de software livre onde todos os resultados poderão ser aproveitados pela comunidade. Neste sentido as etapas da Hackaton serão:
1. Definição de objetivos (Desafios de soluções a serem alcançadas pelos alunos);
2. Criação das equipes de alunos participantes do desafio;
3. Definição dos prazos para as equipes se organizarem a participar;
4. Acompanhamento das equipes (monitores);
5. Entrega dos resultados e avaliação;
6. Sistematização
Resultados Esperados
• Montagem do plataforma de computação e internet para realização das atividades de forma remota.
• Rodada de eventos de programação colaborativa
• Mostra dos produtos desenvolvidos
• Transferência da tecnologia para a sociedade
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1 Organização da equipe (mes 1)
2 Montagem da plataforma de computação e internet (mes 1 e 2)
3 Evento de programação colaborativa (mes 2)
4 Divulgação do produtos (mes 2 e 3 )
5 Acompanhamento da transferência de tecnologia (mes 3,4,5 e 6)
Tempo total de execução previsto
6