Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Edson Mintsu Hung
Matrícula UnB
1042572
Unidade acadêmica da UnB
mintsu@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Manutenção de respiradores para ventilação invasiva utilizado no tratamento de covid-19 que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave
Sumário Executivo da Proposta
Proposta de extensão universitária para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso para serem utilizados no tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes de COVID-19. Por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a UnB, o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Respiradores, ventiladores, manutenção
Número de Integrantes da Equipe
16
Nome dos Integrantes da UnB
Edson Mintsu Hung, Marco Antônio Areias Secco, Eliséia C. da Silva Tavares, Alexandro da Costa , Eduardo Souza de Oliveira, Emerson Alves Berger, Fernando Furtado Pinheiro, Flávio Roberto Chiapetti, Jefferson de Carvalho de Almeida, Magno da Silva Correia, Rojoelmo dos Anjos Gusmao, Sthefany Thiara Martins de Sousa, Victor Luiz Santos Silvano, Willian Ramom Grassioti de Sousa, Thiago Gomes, Elio Armando Nunes de Lima
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
https://image.unb.br/, http://www.lisa.unb.br/, http://gpds.ene.unb.br/
Público alvo
Análise do Contexto
A Iniciativa + Manutenção de Respiradores é uma rede voluntária encabeçada pelo SENAI para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com a covid-19.
A Iniciativa + Manutenção de Respiradores tem apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da ABEClin. O SENAI fechou parceria com o Ministério da Defesa para transporte dos ventiladores mecânicos de estados em que não há ponto de manutenção.
A rede conta com 39 pontos para receber os equipamentos, dos quais 22 são unidades do SENAI e 17 estão nos demais parceiros, atendendo em todos os Estados do Brasil. No Distrito Federal, foi criado um polo de manutenção no SENAI de Taguatinga com o apoio da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília.
Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de covid-19 que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave. De acordo com as Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e do Ministério da Saúde o uso de BIPAP de circuito único para ventilação não-invasiva deve ser evitado devido à alta aerossolização gerada no ambiente. De acordo com o protocolo de ventilação invasiva visando uma ventilação protetora que evite uma piora da inflamação e não induza lesões secundárias o aparelho deve ser capaz de ventilar a modo controlado a volume ou pressão devendo ser capaz de controlar os parâmetros: pressão platô, pressão de distensão, PEEP, frequência respiratória, FiO2 e volume corrente. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.
Breve Fundamentação Teórica
Este projeto visa realizar a manutenção corretiva de ventiladores mecânicos, respeitando as normas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde e a ANVISA ao custo menor que um equipamento novo. Neste processo, alguns equipamentos serão descartados por falta de peça ou custos muito elevados. Alguns equipamentos poderão ser consertados sem a aquisição de peças adicionais, utilizando diferentes estratégias, como o intercâmbio de peças entre os equipamentos ou a correção e ajustes de alguns elementos. No entanto, a maioria deles precisam da troca do kit de manutenção periódica. Além disso, alguns serviços referentes à certificação de funcionamento e de segurança elétrica são necessários para o uso nos hospitais.
Objetivos e Metas
O objetivo deste trabalho é realizar a manutenção de respiradores mecânicos da Secretaria de Saúde do DF e do entorno que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com a covid-19. A meta é deixar o maior número de equipamentos em condições de uso, respeitando as normas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde e a ANVISA ao custo menor que um equipamento novo.
Metodologia
A manutenção começa com o estudo dos manuais do usuário e de serviço de cada modelo. Em seguida, são realizados diversos ciclos de correções e rotinas de teste até que o bom funcionamento da máquina seja atestado. Depois o equipamento é certificado por uma empresa terceira, que possui equipamentos de aferição externos homologados no INMETRO. A máquina em funcionamento recebe dois certificados de aprovação que são colados nos equipamentos, onde um atesta que respirador atende as normas técnicas e outro de segurança elétrica. Ao final do processo de manutenção e certificação, o equipamento é limpo, sanitizado e embalado para transporte.
Resultados Esperados
Como o objetivo do projeto é deixar o maior número de equipamentos em condições de uso, respeitando as normas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde e a ANVISA ao custo menor que um equipamento novo. Neste processo, alguns equipamentos serão descartados por falta de peça ou custos muito elevados. Alguns equipamentos poderão ser consertados sem a aquisição de peças adicionais, utilizando diferentes estratégias, como o intercâmbio de peças entre os equipamentos ou a correção e ajustes de alguns elementos. No entanto, a maioria deles precisam da troca do kit de manutenção periódica.
A partir do recebimento do primeiro lote e da triagem dos equipamentos, temos a expectativa de consertar em torno de 70% dos equipamentos, caso tenhamos os insumos necessários para a manutenção correta dos equipamentos.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Engenharia Biomédica | Engenharia Elétrica | Engenharia Mecânica
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Não existe um cronograma fixo com relação à manutenção dos equipamentos. Atualmente recebemos 61 equipamentos Secretaria de Saúde do DF e a previsão é que sejam feitos manutenção em pelo menos 150 equipamentos.
Tempo total de execução previsto
6