Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rodolfo Augusto Melo Ward de Oliveira
Matrícula UnB
1085344
Unidade acadêmica da UnB
rodolfoward@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Lives – Arte e Inovação em Tempos de Pandemia
Sumário Executivo da Proposta
Devido ao rápido avanço do COVID-19 em solo brasileiro propomos a utilização da transdisciplinaridade do conhecimento para produção de conteúdo audiovisual por meio de lives com pesquisadores, artistas e membros de comunidades tradicionais para serem disponibilizados no canal da UnB TV, no YouTube. Levar arte, entretenimento, conhecimento e novas formas de pensar é uma das premissas deste projeto. Devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus, as pessoas estão cada vez mais ligadas nas formas alternativas de entretenimento e também de acesso ao conhecimento.
Conteúdos de diversas naturezas tem sido produzido e disseminado por diversos atores sociais nas plataformas de redes sociais. Este projeto busca gerar conhecimento transdisciplinar e disseminá-lo para a sociedade em geral e assim promover democratização do conhecimento. Este pensamento plural é incentivado e desenvolvido no âmbito do Media Lab/UnB.
Este projeto está em conformidade e pretende atuar em conjunto com ações que se multiplicam no país, em redes colaborativas, principalmente utilizando os conceitos e as ferramentas tecnológicas, como as lives. Levar conteúdo de qualidade para resolução de problemas a partir da perspectiva sensível da arte, da vivência, da experiência, da tecnologia e da ciência.
Palavras-chave
Arte, Inovação, Live, Saúde Mental, Pandemia
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Rodolfo Augusto Melo Ward de Oliveira, Suzete Venturelli, Antenor Ferreira Correa, Ig Uractan, Neuza Meller, Cleomar Rocha
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Análise do Contexto
No Brasil, a curva de crescimento da doença ainda está no começo e já faltam equipamentos de proteção individual e a estimativa é que faltem também, leitos e respiradores para os enfermos. O Ministério da Saúde (MS) informou ainda, que a situação no mês de abril se agrava, pois, neste mês o país já possui dois picos de doenças que ocorrem com frequência anual, o da Dengue e o da gripe H1N1. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos só não é maior por que faltam testes rápidos, ou seja, o número pode ser o triplo.
Para a prevenção e contenção da doença os países estão tomando como principais medidas a detecção precoce, o isolamento dos infectados, o isolamento social, a promoção de medidas de higiene e a preparação e reação rápida com intuito que o vírus não se espalhe entre toda a população, por meio da contaminação comunitária. Nesse sentido as Lives serão disponibilizadas de forma virtual.
É necessária a intersecção dos conhecimentos por meio de distintos olhares para lutarmos contra essa pandemia, preparando e informando as pessoas que estão em casa. Propormos soluções criativas e incentivar o pensamento criativo e sensível para que elas mesmas consigam desenvolver soluções em futuras pandemias ou outras situações críticas. Cuidar da saúde mental tem sido uma das bandeiras da Universidade de Brasília – UnB.
Breve Fundamentação Teórica
Para Alfredo Pena Vega vivemos mais um momento em que a situação do mundo nos revela que o modelo de civilização hegemônico, baseado no crescimento econômico, está esgotado. A sociedade se mostra inábil em lidar com a crise ambiental. Nossos antepassados legaram às gerações presentes um grande ônus ambiental, crentes de que nós, com nossa tecnologia e evolução, pudéssemos acabar com a fome, a apartação social e a finitude dos recursos naturais. Em consonância com esse pensamento, iremos utilizar como fundamentação teórica o conhecimento que vem sendo desenvolvido no contexto dos vários laboratórios que fazem parte do Media Lab/BR, no qual defendemos a prática colaborativa, criativa e compartilhada.
Objetivos e Metas
Por meio de lives que promovam distintos olhares e contribuam para a formação de uma nova mentalidade a proposta tem por objetivo criar formas coletivas de soluções a partir da perspectiva colaborativa e compartilhada de conhecimento.
1. Apresentação online dos grupos envolvendo os Media Labs / UnB e a rede Media Lab/BR.
2. Apresentação/comunicação dos convidados para dialogar sobre suas respectivas pesquisas e, ou, soluções propostas para o contexto atual.
3. Entretenimento e cuidados para a saúde mental da população em confinamento.
4. Elaboração de diálogos no contexto da pandemia, como fonte de solução para se pensar o futuro.
Metodologia
A metodologia tem abordagem transdisciplinar e se baseia na importância do acaso nas invenções e descobertas científicas, tecnológicas e artísticas. O método de produção faça-você-mesmo é um fator indispensável para nossa proposta, uma vez que está relacionado ao processo de autoprodução, apontando para uma cultura de sustentabilidade econômica e social, fomentando uma prática colaborativa e criativa. O método baseado em serendipity. O termo serendipity designa a importância do acaso nas invenções e descobertas científicas, tecnológicas e artísticas.
Resultados Esperados
O projeto pretende por meio de Lives apresentar distintos olhares para combater a pandemia e seus possíveis danos à saúde mental das pessoas em confinamento. A proposta das Lives será oferecida pelo Media Lab / UnB. Os diálogos serão gravados para disponibilização posterior, via mídias digitais e aberta para a comunidade em geral, sem custos. Como resultados será publicado no canal da UnB TV para que a população tenha acesso ao conhecimento.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
dia 20/05 - Abertura das Lives on-line e ao vivo com o coordenador da rede Media Lab / BR, prof. Dr. Cleomar Rocha. Tema: Arte e Inovação em tempos de Pandemia.
dia 21/05 – Live com Dr. Alfredo Pena Vega (Ehess e Centro Edgar Morin – FR). Tema: O Otimismo dentro da Teoria da Catástrofe.
dia 22/05 – Live com Dra. Suzete Venturelli (Media Lab/UAM). Tema: Serendipity em Tempos de Pandemia.
dia 25/05 – Live com Dr. Antenor Ferreira coordenador do Media Lab/UnB. A Importância da Música em tempos de Pandemia.
dia 26/05 – Live com Dr. Rose Mara Vidal. Tema: Oratória e Liderança.
dia 27/05 – Live com Pedro Henrique coordenador do movimento Brasília Maior que o Covid – BMC. Tema: BMC, Movimento Colaborativo contra a Pandemia.
dia 29/05 – Live com a Socióloga Avelín Bunicacá, liderança indígena de Minas Gerais. Tema: A importância da Liderança da Mulher Indígena em Meio a Pandemia.
dia 02/06 – Live com a Dra. Juliana Passos, coordenadora do curso de graduação em Dança do Instituto Federal de Brasília - IFB. Tema: A dança na Sociedade Contemporânea.
dia 04/06 – Live com a Fotografa Claire Jean. Tema: A importância da Fotografia na Construção de Realidades.
Tempo total de execução previsto
2