Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Josenaide Engracia dos Santos
Matrícula UnB
1050737
Unidade acadêmica da UnB
josenaideps@gmail.com
Título da Proposta
LIGA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PROMOÇÃO A SAÚDE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EM TEMPOS DE COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
A rápida propagação do novos coronavírus no Brasil, e em especial no Distrito Federal, fez com que o governo determinasse o isolamento social para evitar a disseminação da doença. O Isolamento produziu várias situações de sofrimento no cotidiano da comunidade discente, como o medo do COVID, falta de informação e excesso de informação. Nesse cenário, as universidades tem buscado fazer contribuições para promover e prevenção da saúde em tempos de COVID 19. As contribuições partem de projetos, setores, professores e alunos e servidores. Uma dos apoio é proposto pela Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) nas seguintes áreas, manutenção da saúde psíquica por meio de práticas integrativas em saúde, orientação em educação em saúde e comunicação em saúde e inovação de estratégias on line por meio de aplicativo. Com o apoio desses métodos, a LASFAC irá procurar desenvolver um papel positivo na promoção e prevenção e no contexto da epidemia. Diante do novo tipo de coronavírus, as universidades desempenha seu papel em pesquisa e extensão
Tipo da Proposta
Palavras-chave
promoção a saúde; prevenção
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Daniela Rodrigues da Silva; Flavia Mazitelli Oliveira; Larissa Polejack Brambatti; Pedro Emanuel do Nascimento Fernandes; Jessica Sá Furtado; Helio da Costa Marim; Doralice; Doralice Oliveira Gomes; Bruna Nunes Vidal
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8857616774423363;
Público alvo
Análise do Contexto
Em 2019, o mundo foi surpreendido por uma nova epidemia, iniciada na China, o novo Coronavírus designado como Sars-Cov-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Covid-19 é o nome da doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 Zhang (2020). A doença tomou proporções alarmantes na China e propagou- se para o mundo, a Organização Mundial de Saúde em 30 de janeiro de 2020, declarou que o surto da doença Outros países também foram acometidos, como Coréia do Sul, Itália, Irã, Japão e, inclusive, o Brasil (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2020), e os casos aumentando. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) seguiu a orientação mundial e recomendou isolamento para evitar a infecção da população. Zhang (2020) afirma que o isolamento social deve ser considerada como uma alternativa importante conter a disseminação do vírus.
Reconhecendo a magnitude do impacto do COVID-19 sobre a população, o Distrito Federal declarou o isolamento social em todo o seu território. A Universidade de Brasília(UnB), seguiu a orientações e suspendeu suas atividades para proteção de sua comunidade de 53.657 pessoas nos quatro campi, sendo 39.624 alunos de graduação, 8.048 alunos de pós-graduação, 3.198 técnico-administrativos e 2.787 docentes (Anuário Estatístico, 2017).
Nesse cenário de epidemia, a UnB criou o comitê gestor de pesquisa e inovação visando o enfrentamento da emergência de saúde pública de decorrente do COVID-19 e um grupo de trabalho para construir estratégias de promoção e prevenção para a comunidade da UnB. O objetivo deste projeto é proporcionar estratégias de promoção e prevenção a saúde para lidar com os problemas decorrentes da epidemia do COVID-19 antes e pós epidemia. E a prevenção articulados com parceiros institucionais e projetos relacionados a temática de promoção e prevenção a saúde realizados na UnB.
A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) que é um projeto de extensão vinculado ao Decanato de Extensão que possui experiências de promoção à Saúde no cenário da UnB, desde atividades como organização de eventos de promoção a saúde como aferição de pressão e glicemia, articulações intersetoriais com o Sistema de Saúde e Organizações Não Governamentais (ONG), realização de diversos cursos promovendo a educação em saúde, promoção de práticas integrativas como a Auriculoterapia, Meditação, Terapia Comunitária e Reiki conseguindo abranger discentes, docentes, servidores, técnicos e terceirizados, atividades estas que impactam diretamente na promoção do cuidado dentro da Universidade de Brasília. A liga é coordenada por professora com formação em psicologia e Terapia Ocupacional, possui a colaboração de profissionais de saúde(Fisioterapeuta, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, nutricionista, fisioterapeuta) e seus membros são alunos do Campus Ceilândia, dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Farmácia, Enfermagem e Terapia Ocupacional, devido a essas características a LASFAC apresenta uma experiência significativa de práticas interdisciplinares e multidisciplinares na área da saúde dentro da UnB e na comunidade do Sol Nascente. Diante da pandemia do COVID 19, diante do cenário que a UnB está enfrentando com a Pandemia. Diante da declaração de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e previsão de aumento de casos na região do Distrito Federal, a LASFAC não pode se manter indiferente e se propôs a sistematizar as ações de promoção e prevenção a saúde para enfrentar a pandemia antes, durante e pós COVID-19.
Breve Fundamentação Teórica
A doença de coronavírus 2019 (COVID-19), impôs a comunidade universitária, restrições para suas atividade, podendo levar a problemas de saúde nas dimensões psíquicas, física e social, como ansiedade, depressão, uso de substâncias psicoativas, o que pode interferir na qualidade de vida. Pensar em ações voltadas para promoção e prevenção a saúde em tempos de COVID19, é um desafio, que será pautado nos princípios da Organização Mundial de Saúde (1998): Considerando intervenções sobre os determinantes gerais da saúde, promovendo a saúde física, mental e social; Capacitando a comunidade, informando sobre a epidemia e realizando ações que atinjam a toda a comunidade
Em tempos de epidemia, algumas ações serão prioritariamente abordadas, como: práticas integrativas, atividades psicoeducativas, orientações, oficinas voltadas para o desenvolvimento da autonomia, e do autocontrole, resolução de conflitos, doenças crônicas e identificação de fatores e situações de risco relacionada a saúde no geral decorrente da epidemia que assolou a Universidade
Objetivos e Metas
Desenvolver ações de educação para saúde e comunicação em saúde na Universidade de Brasília em tempos de pandemia de Covid-19.
Ofertar serviços preventivos, de cuidado e de atenção à saúde. (Acolhimento psíquico, verificação de glicemia e pressão arterial.
Disponibilizar práticas integrativas de saúde com alcance na comunidade em tempos de em tempos de COVID 19.
Desenvolver ações de psicoeducação em promoção da saúde e educação para comunidade universitária em tempos de COVID 19
Articular parcerias com intersetorial e interdisciplinar em tempos de COVID 19
Meta 1: Realização de oficinas educativas junto com os Núcleo de atenção à saúde e servidoras de psicologia e nutrição da coordenação de articulação de rede de promoção e prevenção a saúde em tempos de COVID 19
Meta 2: Atendimento preventivos, de cuidado a saúde geral e mental em tempos de COVID 19
Meta 3: Atendimentos em terapia comunitária, auriculoterapia, Reiki e Terapia de Redução ao estresse(TER) e meditação em tempos de pandemia.
Meta 4: Organização de oficinas de psicoeducação em promoção da saúde e educação para comunidade universitária.
Meta 5: Articular rede intersetorial e interdisciplinar em tempos de COVID 19
.
Metodologia
O trabalho será desenvolvido nos quatros campus da UnB: Gama, Darcy, Ceilandia e Planaltina. Nestas, os extensionistas participantes serão divididos em equipes contendo dois ou três extensionistas para o trabalho nos diferentes campus. As atividades serão organizadas em, dinâmicas e discussões informais com a comunidade universitária, nos campis; assim como serão organizadas ações globais, como palestras, materiais informativos. Será preparado boletins informativos acercada saúde discutindo o tema do projeto acerca dos seguintes temas: COVID 19, promoção e prevenção, isolamento social, sofrimento psíquico, hipertensão, diabetes e risco devido ao COVID19, com articulação intersetorial para lidar com as situações pós pandemia.
Resultados Esperados
Resultado 1: Colaborar com as ações de promoção e prevenção na UnB pós pandemia.
Resultado 2: Incentivar a adoção de estratégias de Promoção da Saúde pós pandemia.
Resultado 3: Ampliar a oferta de serviços à comunidade universitária afetada pós pandemia.
Resultado 4:Trabalhar de forma articulada com as coordenações de projetos de extensão e secretaria de Saúde, para propor ações, estratégias e parcerias para ampliar as condições favoráveis ao desenvolvimento da saúde, potencializando a capacidade dos indivíduos e da comunidade universitária pós pandemia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Valor da previsão de financiamento da unidade
Cronograma da Execução
Cronograma de execução
Cronograma de Execução do Projeto
2020 2021
Atividades Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar
Revisão de literatura X X X X X
Meta 1 X
Meta 2 X
Meta 3 X
Meta 4 X
Meta 5 X X
Análise dos Resultados X
Tempo total de execução previsto
12