Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Luciana Ansaneli Naves
Matrícula UnB
149306
Unidade acadêmica da UnB
lunaves@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Implantação e Monitoramento do modelo de ambulatório virtual e teleconsulta médica em Endocrinologia durante a crise causada pela pandemia Covid-19
Sumário Executivo da Proposta
Recentemente, estabeleceu-se uma situação excepcional de restrição nas consultas ambulatoriais eletivas, com a finalidade de evitar a exposição de pacientes portadores de doenças crônicas ao risco de contaminação pelo SARSCov-19 em ambientes médico-hospitalares. No mês de abril de 2020, foi sancionada a Lei 13.989, que estabelece a estabelece a utilização da telemedicina durante a pandemia de coronavírus, o que permite o uso da tecnologia para realização de atendimento médico sem necessidade de proximidade física com o paciente. A sistematização do processo de teleatendimento e a construção de um ambiente de apoio ao diagnóstico e terapêutica permitem integrar os aspectos de teleassistência e teleducação. A incorporação do uso da telemedicina na prática clínica necessita que se desenvolva estratégias para capacitar os médicos no uso da informática e telemedicina. Para consolidação da telemedicina é importante a existência de núcleos tecnológicos multiprofissionais. A Área de Endocrinologia do HUB é considerada um Centro de Referência para o tratamento de doenças complexas a nível terciário e quaternário da assistência a saúde, como tumores neuroendócrinos, doenças metabólicas com complicações sistêmicas e carcinomas de glândulas endócrinas. Esses pacientes necessitam de contato continuo com a equipe medica e as medidas de isolamento social dificultam o acesso ao ambiente hospitalar para consultas eletivas. Esse trabalho tem por objetivo a sistematização de diversos aspectos relacionados à teleassistência endocrinológica e o desenvolvimento e implementação de um sistema de interconsulta endocrinológica a distância via Internet, durante e após a pandemia da Covid-19.
Palavras-chave
Teleconsulta, Endocrinologia, Pacientes portadores de Doenças Crônicas
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Luciana Ansaneli Naves, Luiz Claudio Gonçalves de Castro, Lidiana Bandeira Santana, Thomas Alves de Lima, Lucas Faria de Castro, Maria de Fatima Magalhães Gonzaga, Isabella Naves Rosa, Ian Carvalho Bezerra
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Centro de Pesquisas em Endocrinologia e Metabologia UnB- http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4950
Análise do Contexto
A proposta é submetida como solução viável e emergencial para o atendimento de pacientes que necessitam permanecer em isolamento social durante a pandemia da Covid-19, tornando factível a possibilidade de teleconsultas como instrumento para a manutenção do adequado tratamento medico de pacientes regularmente acompanhados na area de Endocrinologia do HUB.
Breve Fundamentação Teórica
O acompanhamento de doenças endócrinas realiza-se rotineiramente por meio de ambulatórios do serviço terciário de atendimento, garantindo-se o controle das comorbidades crônicas, avaliações periódicas do estado geral dos pacientes e resolução das presentes queixas.
Em meio a pandemia do novo coronavirus no ano de 2020, fez-se necessária a adaptação do atendimento de especialidades, com minimização dos horários destinados a atendimentos ambulatoriais e redistribuição das equipes hospitalares para atendimentos de emergência e destinados a nova doença. Com priorização para emergências, o uso de ferramentas que possibilitassem o controle remoto dos pacientes tornou-se fulcral para que se evitassem mortes e complicações de doenças pre-existentes, principalmente as orientadas para acompanhamento clinico periódico.
Dessarte, com horários reduzidos de atendimento presencial, estabeleceu-se um cronograma e planejamento para respaldo e atendimento dos pacientes usuais por meio de serviços de telemedicina. Assim, cada médico seria responsável pelos pacientes de seu ambulatório, orientando remotamente, anotando demandas especificas e viabilizando a renovação de prescrições medicas para a otimização do fluxo de atendimento do hospital e para o cumprimento das recomendações de isolamento social.
Com a realização das teleconsultas, no entanto, ao preconizar-se o atendimento de demandas, faz-se necessária a avaliação da satisfação e da resolutividade de tais medidas para com os pacientes. Assim, esse presente estudo objetiva a analise da efetividade do controle, via consultas e recomendações remotas, dos pacientes com doença neuroendócrina em protocolo de tratamento em hospital de setor terciário em tempos de pandemia.
Objetivos e Metas
1. Sistematizar uma plataforma de atendimento estruturado e monitorável para pacientes atendidos regularmente na área de Endocrinologia do HUB
2. Viabilizar a renovação de prescrições medicas
3. Otimizar o fluxo de atendimento no ambulatório do HUB
4. Monitorar o grau de satisfação do paciente com o teleatendimento
Metodologia
Metodologia
1. Seleção de pacientes
Serão incluídos nesse projeto de teleatendimento médico, os pacientes cadastrados no Serviço de Endocrinologia do HUB, que possuem agendamento previamente realizado há longa data e que necessitam de controle periódico trimestral.
Criterios de Inclusão
- Pacientes com diagnóstico de Diabetes Tipo 1, Diabetes Gestacional, Diabetes Tipo 2 e Tumores Neuro-endócrinos, em acompanhamento regular no Serviço de Endocrinologia do HUB
Critérios de Exclusão
- Pacientes acompanhados em outras unidades do SUS, ou que não tenham boa aderência ao sistema de atendimento ambulatorial proposto
2. Metodo da teleconsulta
Serão utilizadas ferramentas autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina e regulamentados pela lei sancionada a Lei 13.989, como Skype, WhatsApp e telefone, de acordo com os recursos que o paciente
disponha em seu ambiente domiciliar ou de trabalho.
Os pacientes serão contactados, o horário da teleconsulta corresponderá ao mesmo horário agendado previamente para consulta presencial. Haverá sistematização das informações clinicas relevantes, documentação das eventuais intercorrências e renovação digital das receitas. Todo o atendimento será registrado no sistema informatizado do HUB.
3. Monitoramento do grau de satisfação do paciente
Será realizado através de ligações telefônicas bimestraiss após a teleconsulta, e normatizatizado um questionário de acompanhamento com respostas objetivas do grau de satistfação
4. Equipe envolvida
Será necessária integração multiprofissional envolvendo médicos, psicólogos, assistentes administrativos e estatisticos
Resultados Esperados
Os resultados esperados são a minimização dos prejuízos causados pela dificuldade na manutenção das consultas presenciais no HUB, atingindo grande adesão dos pacientes a consulta virtual, maior aderência ao tratamento e auto-cuidado. Serão renovadas as prescrições para que não haja descontinuidade no tratamento com medicações controladas ou de alto custo.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Mes 1 – Estruturação da Equipe e Sistematização das consultas
Meses 2 a 6– Recrutamento, identificação de pacientes e realização de consultas
Meses 7 a 9 – Realização de consultas
Meses 10 a 12- Interpretação e compilação de resultados das teleconsultas
Meses 13 a 24- Avaliação da necessidade de manutenção das teleconsultas, de acordo com a evolução da pandemia. Realização das teleconsultas de monitoramento
Meses 22-24 – Redação e Publicação do artigo
Tempo total de execução previsto
24