Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Leonardo de Almeida Sodré
Matrícula UnB
1117459
Unidade acadêmica da UnB
leo.sodre@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Impacto da Pandemia da COVID-19 e Suas Medidas de Controle na Saúde Mental dos Estudantes Universitários
Sumário Executivo da Proposta
O projeto trata de um estudo longitudinal prospectivo, sendo avaliada o impacto das medidas relacionadas à pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental dos estudantes universitários. Serão aplicadas, por meio de questionários online seriados, ferramentas validadas pela psiquiatria para avaliação do estado mental e alterações relacionadas. Os dados serão posteriormente tabulados em ferramentas de análise estatística.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
coronavirus, saúde mental, estudantes universitários
Número de Integrantes da Equipe
4
Nome dos Integrantes da UnB
Stéfanny Santos de Sousa, Davi Amaral Cesário Rosa, Lauanda Raíssa Reis Gamboge, Murillo Nasser Rayol da Silva.
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Psiquiatria da Faculdade de Medicina
Público alvo
Análise do Contexto
O presente projeto busca compreender os impactos da pandemia da COVID-19 e medidas de isolamento social adotadas sobre a saúde mental dos estudantes universitários. É de suma importância compreender de que forma e em que grau este evento sem precedentes afeta o bem estar emocional desta população, possibilitando o desenvolvimento de estratégias não apenas para prevenção de doenças mentais mas também para o desenvolvimento de ferramentas de formação profissional destes indivíduos.
Breve Fundamentação Teórica
No final de março de 2020, a COVID-19 já afetava mais de meio milhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo responsável por quase quatro mil casos no Brasil. Como estratégia de prevenção para frear o avanço da pandemia, o isolamento social foi uma medida fomentada por diversas instituições governamentais ao redor do mundo. Desta forma, várias faculdades e universidades brasileiras suspenderam as atividades presenciais no mês de março de 2020, e, diante da alteração do status quo e isolamento, é perceptível aumento da ansiedade, estresse e medo. Ao mesmo tempo, tem sido descrito na última década um aumento de prevalência de manifestações psicopatológicas nesta mesma população, o que tem preocupado as instituições nacionais e internacionais de ensino superior. Assim, é de extrema importância compreender o impacto da pandemia no cotidiano e na saúde mental da comunidade estudantil universitária.
Objetivos e Metas
Objetivos: verificar a prevalência de sintomas psiquiátricos e de comportamentos de risco na população universitária, assim como avaliar sua qualidade de vida e estratégias de coping desenvolvidas; verificar também mudanças destes dados ao longo do tempo, conforme perdurar a pandemia até sua resolução.
Metodologia
Realização de questionários auto-aplicados via online para verificação de sintomas de ansiedade, depressão, mania, sintomas psicóticos, abuso de substâncias psicoativas, qualidade de vida e coping, histórico médico e psicológico, assim como dados demográficos. Os dados serão coletados em diferentes tempos para avaliação longitudinal e então analisados através de plataforma estatística compatível.
Resultados Esperados
A HIPÓTESE NULA é de que a população universitária não é impactada pela ocorrência da pandemia do COVID-19 e nem por medidas governamentais de contenção de seu avanço, não sendo necessárias intervenções das instituições de ensino para a proteção desta população em relação à saude mental.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Revisão bibliográfica e elaboração do questionário online: abril/2020
Recrutamento de voluntários e coleta seriada de dados: abril/2020 a janeiro/2021
Análise de dados: janeiro/2021
Redação de artigo científico: fevereiro-março/2021
Tempo total de execução previsto
12