Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Isabella Monteiro de Castro Silva
Matrícula UnB
1074555
Unidade acadêmica da UnB
isabella.monts@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Gincana Virtual da Fonoaudiologia UnB: atualidades em Saúde, Pesquisa e Educação
Sumário Executivo da Proposta
Trata-se de um projeto de interação virtual entre professores do curso de fonoaudiologia e alunos de todos os semestres do curso, contando com o apoio do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia e o Laboratório de Comunicação Humana e Funções Orofaciais, com intuito de manter o foco, a motivação e a interação com os alunos, além de estimular o conhecimento e permitir um melhor aproveitamento do período de isolamento social e retorno para a IES após COVID-19. Dessa forma, acredita-se que consigamos minimizar os efeitos negativos do isolamento, mantendo um objetivo de estudo periódico para os participantes da Gincana durante a pandemia.
Palavras-chave
Enfrentamento, Isolamento social, Depressão, Educação, Saúde, Fonoaudiologia, Pandemia, Prevenção
Número de Integrantes da Equipe
10
Nome dos Integrantes da UnB
Isabella Monteiro de Castro Silva, Cristina Lemos Barbosa Furia, Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola, Pedro Ivo Molina Pelicano, Aveliny Mantovan Lima, Carmem Jená Machado Caetano, Corina Elizabeth Satler, Camila de Castro Corrêa, Gabryella Nery Teles Nogueira Silva, Fernanda Souza Lobo
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Comunicação Humana e Funções Orofaciais
Público alvo
Análise do Contexto
O Projeto da Gincana Virtual, surge como uma estratégia pedagógica à distância, sem o objetivo conteudista mas sim com o intuito de manter o vínculo aluno e universidade no momento em que o Decreto n.º 40.509 de 11/03/2020 - GDF, Art. 2º, item II, exige a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino Pública e Privada no DF. A utilização de aparatos tecnológicos como, smartphones e tablets, tornam-se possibilidades auxiliadoras em determinadas atividades pedagógicas, e tanto o aluno quanto o professor têm a oportunidade de romper o paradigma de que diversão e tecnologia precisam estar separadas do contexto escolar.
Breve Fundamentação Teórica
As incertezas provocadas pela COVID-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a OMS(2020). Traçar metas pessoais, engajar-se socialmente, pode minimizar tais impactos sobre a saúde mental.
A mídia e jogos digitais oferecem diversas possibilidades de interação social e educativa. Além de permitir uma aprendizagem fundamentada em descobertas e superação de desafios, proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas de forma prazerosa e lúdica, bem como, permite que o professor reflita sobre sua prática pedagógica a fim de enriquecer seu processo de autoformação docente e qualificar suas práticas pedagógicas (Prizoto, 2016).O aplicativo Kahoot! foi lançado em 2013 como um sistema baseado em jogos, fornecendo um método novo e atraente para testar o conhecimento dos alunos e incentivar a participação acadêmica, pois é acessível por qualquer dispositivo com navegador da Web e conexão à Internet (Aktekin et al. 2018).
Objetivos e Metas
- Avaliar níveis de ansiedade, depressão e estresse mediante utilização de instrumento DASS-21, aplicado antes e após a intervenção das atividades com a gincana
- Promover atividades lúdicas e jogos competitivos entre alunos de todos os semestres do curso de fonoaudiologia durante o período de isolamento social
- Combater a ociosidade e a propensão à depressão, por meio de rotina e provas com temas fonoaudiológicos e de saúde em relação ao COVID-19 dia vezes por semana
- Minimizar os efeitos de letargia e desânimo causados pelo isolamento social, contribuindo para a saúde mental e melhor retorno às atividades após esse período
Metodologia
Um bolsista CAFONO e o técnico do LCHFO centralizarão a produção e o sigilo dos jogos elaborados pelos demais membros do CAFONO. O material será revisado pelos professores envolvidos.
Equipes serão formadas por alunos de todos os períodos, matriculados no curso de Fonoaudiologia da UNB. As atividades serão disponibilizadas periodicamente, por meio do aplicativo Kahoot!.
O questionário DASS- 21 será disponibilizado em formulário digital e aplicado antes e após a Gincana Virtual. Outro aluno bolsista ficará responsável pela digitalização do instrumento e disponibilização para todos os participantes. A análise ficará a cargos dos professores envolvidos.
Resultados Esperados
Espera-se que professores, técnico e alunos envolvidos tanto na organização da proposta quanto aqueles alunos envolvidos nas atividades propostas na Gincana Virtual se mantenham ocupados intelectualmente, minimizando os efeitos negativos do isolamento social e facilitando o processo de retorno às atividades acadêmicas após o período de quarentena.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
R$100.000,00
Cronograma da Execução
1)Divulgação - 04/2020 2) Planejamento e divisão da equipe organizadora - 04/2020 3)Inscrições e organização das equipes da Gincana - 04/2020 4)Elaboração das tarefas da Gincana:alimentação do app Kahoot! - 04 e 05/2020 5)Aplicação do DASS-21 anterior ao início da Gincana 04/2020 6)Início da Gincana e avaliação das tarefas cumpridas - 05, 06 e 07/2020 7)Divulgação da equipe vencedora - 07/2020 8)Reaplicação do DASS-21 pós Gincana - 08/2020 9)Análise dos dados - 08 e 09/2020 10) Redação Final - 09/2020
Tempo total de execução previsto
6