Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Maria Lidia Bueno Fernandes
Matrícula UnB
1042459
Unidade acadêmica da UnB
lidia_f@uol.com.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Geografia do Confinamento: como vivem as crianças e jovens em tempos de isolamento e distanciamento social por ocasião da pandemia de COVID-19?
Sumário Executivo da Proposta
Geografia do Confinamento: como vivem as crianças e jovens em tempos de isolamento e distanciamento social por ocasião da pandemia de COVID-19?
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Geografia das Infâncias e Juventudes, Confinamento, Distanciamento Social
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Maria Lidia Bueno Fernandes, Cristina Massot Madeira Coelho, Luciana Hartmann, Luna Letícia de Mattos Lambert, Maria Andreza Costa Barbosa, Helma Costa dos Santos.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do Conhecimento/dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4445254291448752
Público alvo
Análise do Contexto
Este projeto de pesquisa científica nasce a partir da situação emergencial vivida no ano de 2020 em decorrência da pandemia de COVID-19 de isolamento social. Associa-se à experiência e pesquisa desenvolvida inicialmente na Espanha e em seguida em outros países, pela Associação Enclave de Evaluación y Derechos Humanos , que iniciou o projeto intitulado Infância Confinada, com a intenção de entender o que pensam e sentem meninas, meninos e adolescentes sobre a questão do COVID-19. Quais impactos estão tendo em suas vidas e como, individual e coletivamente, estão construindo o significado dessa situação, conforme destacado no sítio eletrônico do projeto infância confinada.
Breve Fundamentação Teórica
A infância é uma categoria social estrutural que vem passando por transformações ao longo dos tempos, principalmente após os séculos XVII e XVIII, como bem pontuaram Pinto e Sarmento (1997). E como categoria, a infância precisa ser compreendida não como uma etapa da vida, mas, sim como um “componente da cultura e da sociedade” (REGO, 2018, p. 15) que carrega em si fatores intergeracionais, e que, portanto, pode ser objeto de análise sociológica “articulando-a a variáveis sociológicas clássicas, como a classe social, o gênero, ou o pertencimento étnico” (REGO, 2018, p. 15). Com isso, temos visto movimentos que vêm valorizando a infância reconhecendo a criança como sujeito ativo que interpreta e reelabora os espaçotempos que vivencia não apenas como uma fase transitória na qual se deveria inculcar saberes do mundo dos adultos, como antes era concebida.
Objetivos e Metas
o objetivo da presente pesquisa é contribuir com os trabalhos que já vem sendo feitos em outros países do mundo acerca das infâncias em situação de confinamento. Objetivos específicos: levantar e sistematizar dados que possibilitem compreender situações que envolvem os direitos das crianças e adolescentes no território do Distrito Federal brasileiro; conhecer os significados e sentimentos que as crianças e jovens crianças entre 10 e 14 anos atribuem ao atual momento de pandemia e confinamento; desvelar as diferentes situações e contextos nos quais as crianças e jovens estão inseridas no âmbito do confinamento
Metodologia
Pesquisa com abordagem qualitativa, busca levantar além de estatísticas de crianças que vivem nas distintas condições estruturais, também emoções, pensamentos e construções de significados.
Será enviado um formulário online para que crianças entre 10 e 14 anos respondam às questões abordando a temática. Há a intenção em se mapear as desigualdades existentes entre as diferentes infâncias do Distrito Federal, com a finalidade de se relacionar as desigualdades estruturais com questões relacionais e emocionais das crianças, assim como suas perspectivas de futuro.
Resultados Esperados
Abertura de canais de interlocução com crianças e jovens que deem ouvidos às vozes dessas crianças e ofereçam espaço para a expressão em um momento em que estão encerrados com suas famílias em casa. Intenta-se compreender este cenário a partir das percepções destas crianças, identificando vulnerabilidades e oportunidades de qualificação das medidas de proteção aos direitos das crianças e adolescentes de Brasília, Distrito Federal.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Maio: submissão do projeto ao Comitê de ética da Universidade de Brasília.
Junho: Contato com os parceiros das escolas
Julho: aplicação do questionário
Agosto/setembro/outubro – análise dos dados
Novembro/Dezembro – elaboração de artigos e publicações visando divulgar os resultados.
Janeiro: devolutiva para a comunidade
Tempo total de execução previsto
8