Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
JONAS LOTUFO BRANT DE CARVALHO
Matrícula UnB
1096567
Unidade acadêmica da UnB
jonasbrant@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
FORTALECIMENTO DAS SALAS DE SITUAÇÕES
Sumário Executivo da Proposta
Sala de situação é um espaço físico e/ou virtual onde as informações em saúde são analisadas por uma equipe técnica. A Sala de Situação de Saúde da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília é um espaço de desenvolvimento de uma visão integral e intersetorial, que através da análise e avaliação da situação de saúde de uma determinada população, contribui para as ações de vigilância em saúde pública e para o processo de tomada de decisões e concretização das decisões tomadas. Nesse sentido, a Sala de Situação poderia prover apoio para construção e revisão dos planos de contingência municipais para o enfrentamento do COVID-19, assim como oferecer apoio a análises de dados produção de boletins, relatório e para para construção de possíveis cenários da epidemia nesses municípios.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
sala de situação, vigilância em saúde, COVID-19
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Rogerio Luiz Araujo Carmine, Marcela Lopes Santos,Vanessa Torales Porto,
Sara Solange Alves Ferraz, Jonas Lotufo Brant de Carvalho
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório Centeias - Faculdde de Ciências da Saúde - http://fs.unb.br/sobre-centeias
Público alvo
Análise do Contexto
O termo “sala de situação” foi inicialmente abordado em ambiente de guerra, local de análise da situação e planejamento. Sendo adaptado para a saúde por Calor Matus para o planejamento e acompanhamento de ações de cunho governamental. Nelas se tem uma visão integral e intersetorial, que através da análise e avaliação da situação de saúde de uma determinada população, contribuem para as ações de vigilância em saúde pública e para o processo de tomada de decisões e concretização das decisões tomadas.
A sala de situação da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília tem o papel apoiar tecnicamente na construção e revisão dos planos de contingências junto aos municípios baseando-se nas fases e evidências atuais. Para isso, temos a necessidade de uma grande demanda de estagiários, tanto bolsistas como voluntários e de infraestrutura computacional. A sala poderia abarcar uma quantidade de cerca de 10 a 15 bolsistas e outros 20 a 30 voluntários que poderiam trabalhar em turnos alternados para dar suporte individual as necessidades dos municípios.
A sala de situação da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília, tem um servidor que pode ter sua capacidade ampliada para trabalhar modelos matemáticos para previsão de casos em diferentes municípios, dando apoio a geração de possíveis cenário que podemos enfrentar.
Propõe-se assim a ampliação do servidor instalado e o apoio técnico para revisão e construção de planos de contingência.
Breve Fundamentação Teórica
A Sala de Situação tem como objetivo planejar e monitorar condições de saúde local e/ou global. Importante estratégia de análises e sistematização dos dados de saúde, nos diversos níveis de gestão. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e o Ministério da Saúde (MS) são espaços físicos e/ou virtuais onde as informações são analisadas por uma equipe técnica. Atuam como espaços interdisciplinares de monitoramento e coordenação de respostas em saúde e com aplicação de diversos métodos para lidar com emergências de saúde pública, como epidemias de dengue, emergência do coronavírus e desastres ambientais que impactam na saúde.
Objetivos e Metas
Objetivo Geral
Apoiar as Secretarias Estaduais e Municipais da RIDE na estruturação e organização das salas de situação.
Objetivos Específicos
Compreender a função de uma sala de situação de saúde;
Entender as atividades envolvidas em uma sala de situação de saúde;
Aplicar o conhecimento técnico para apoiar os municípios na revisão e construção do seu plano de contingência baseados nas evidências atuais.
Apoiar as salas de situação e estaduais com vídeo aulas sobre sala de comando e controle e como estruturar a sala de situação.
Metas:
Apoiar as regiões de saúde o Distrito Federal e os 33 municípios do entorno na estruturação de salas de situação.;
Apoiar os municípios para resolução de dúvidas através da construção de FAQ com foco nos problemas concretos enfrentados pelas secretarias de saúde;
Apoio individual a cada município e região na elaboração de seu plano de enfrentamento da COVID-19 e outras atividades envolvidas;
Oferecer tutoria individual a técnicos das secretarias de saúde para incorporação das técnicas e ferramentas para gestão de crise;
Hotsite com dados e ferramentas adaptáveis a gestão local.
Metodologia
A permanente disponibilidade de informações auxilia os gestores na concepção e operacionalização das atividades de planejamento, no subsídio à tomada de decisões e deve explicitar a intencionalidade das políticas, programas e projetos.
A proposta é orientar os municípios por meio de vídeo-aula sobre sistema de comando e operação e apoiar os municípios e estados na construção dos planos de contingência para o enfrentamento do COVID-19 com a descrição dos cenários de risco, as fases da epidemia, as estruturas envolvidas e as atividades que serão desenvolvidas por cada membro participante do plano de contingência
Resultados Esperados
RP.1 Apoio às regiões de saúde de Brasília e aos 33 municípios da RIDE para estruturação de suas salas de situação, definição de rotinas de trabalho, e confecção de seus Planos de enfrentamento da COVID-19.
RP.2 Que ao menos parte dos municípios tenha criado sua sala de situação em saúde, com produção de boletins epidemiológicos e plano de enfrentamento estruturados.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Contratação de RH.- 1ºbimestre
Reuniões mensais com os stakeholders.- 1º ao 6º bimestre
Definição de padrões mínimos para planos de enfrentamento - 1º e 2º bimestres
Construção de FAQ - 3ºe 4º bimestres
Construção de Hotsite -2º, 3º e 4º bimestres
Padronização de processo de análise e produção de boletins-2º, 3º e 4º bimestres
Suporte as Salas de Situação-3º,4º,5º e 6º bimestres
Suporte individual-3º,4º,5º e 6º bimestres
Tempo total de execução previsto
12