Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Jaciara Oliveira Leite
Matrícula UnB
1117467
Unidade acadêmica da UnB
jaciara.leite@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
FEF Acolhe On Line
Sumário Executivo da Proposta
Articulação com as ações da UnB para contingência da Pandemia de COVID-19
Diante do cenário de pandemia, buscamos somar às várias ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão da UnB durante o período de suspensão das aulas. O projeto "FEF Acolhe On line" visa promover a saúde por meio do acolhimento, da oferta de práticas corporais e da difusão de informações científicas no ambiente virtual. Atualmente o projeto FEF Acolhe mantém parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU/DAC) por meio do Sub-Comitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial vinculado ao Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (COES).
O Projeto FEF Acolhe On Line
O "FEF Acolhe On Line" é fruto do projeto "FEF Promotora da Saúde e do Desenvolvimento Sustentável", contemplado pelo Edital Vida Estudantil da UnB DEG/DEX/DAC N.20/2018, e que tem por objetivo promover o acolhimento, pertencimento e a permanência na universidade como um indicador de saúde na vida estudantil. Tal projeto ocorre desde o início do 2º semestre de 2019 com a atuação de 12 bolsistas.
A versão on line da proposta possibilitou a ampliação do público atendido, antes focado na comunidade discente da FEF, para todos os interessados dentro e fora da universidade. O relatório do "FEF Acolhe On Line" referente aos 2 primeiros meses dessa proposta demonstra boa adesão da comunidade. Esse documento indica um crescimento semanal de em torno de 40 seguidores. Em 24 de abril o projeto possuía 443 seguidores e já havia realizado 75 publicações. As postagens tinham, em média, 300 visualizações; 30 curtidas e 4 comentários cada. São números relativamente grandes em proporção ao número de seguidores naquele período, hoje, chegamos a 613 seguidores e 159 publicações. O relatório completo encontra-se disponível na página da FEF:http://www.fef.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=764
Destacamos a importância dessas interações, também, porque possibilitam a expressão e escuta do público envolvido, assim como a identificação de possíveis questões que possam ser encaminhadas aos órgão competentes da universidade. Como é o caso de estudantes que têm nos procurado relatando algum sofrimento psíquico e para os quais temos buscado fazer uma ponte entre ele/ela e o atendimento psicológico, entre outras atividades, que vem sendo disponibilizadas pela DASU e pelo Sub-Comitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial vinculado ao Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (COES).
Percebemos ao longo desse tempo que, tanto a comunidade que é atendida pelas ações como os estudantes e professores que conduzem o projeto, são diretamente beneficiados pela manutenção das atividades no formato virtual, em especial nos aspectos formativo e afetivo. As bolsas para os estudantes que compõe a equipe, principalmente neste momento de pandemia e no pós, configuram-se como essenciais para a qualidade de vida pessoal e familiar, para alguns impactando mesmo na subsistência, conforme os próprios estudantes têm nos relatado. A finalização das bolsas do edital anteriormente mencionado, ocorre agora em junho, por isso recorremos ao presente edital, pois consideramos de fundamental importância, pelos motivos expostos, continuar contando com o suporte financeiro da universidade para os estudantes e para dar continuidade às ações do projeto que, neste momento, encontra-se em fase de aprovação como projeto de extensão.
Estratégias de Ação
O propósito é dar continuidade às atividades que já vem ocorrendo, qualificando-as e ampliando as possibilidades de alcance e interação. As atividades são diárias e concentram-se, atualmente, na página do Instagram @fefacolhe, tratando dos seguintes temas: Orientação e Acolhimento; Saúde Mental; Defesa Pessoal; Meditação Ativa; Treinos Físicos; Estudos e Iniciativas em Saúde Coletiva e Equidade; Cinema. Os formatos são: vídeo-aulas, lives, textos e imagens.
Além da referida página, o projeto está começando um canal no YouTube (FEF Acolhe), visando dar mais visibilidade às atividades nessa plataforma já que permite que os vídeos fiquem disponíveis por tempo indeterminado. As informações sobre o projeto encontram-se disponíveis, também, no site da FEF/UnB. Por fim, destacamos a live organizada pelo projeto intitulada "A formação e a atuação profissional em Educação Física: que desafios nos esperam em tempos de pandemia?", ocorrida no dia 19/05 na plataforma RNP. Tratou-se uma roda de conversa on line que contou com a exposição de professores da FEF e com uma média de 110 participantes de várias partes do Brasil.
Equipe
Professores/as envolvidos - 6, todos vinculados à FEF/UnB.
Estudantes envolvidos - 12, sendo 9 vinculados à FEF, 2 vinculados a outras unidades acadêmicas (Letras e Psicologia), 1 a ser selecionado.
Os estudantes protagonizam as ações, do planejamento e execução, à avaliação, e contam com a orientação dos professores que compõe o projeto e com as opiniões de todo o coletivo, via aplicativo whatsapp e nas reuniões virtuais que reúnem toda a equipe para estudos e debates. Além das atividades oferecidas já mencionadas, contamos com uma sub-equipe de comunicação no interior do projeto que trabalha na criação, produção e divulgação dos materiais para as redes sociais.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Acolhimento; Promoção da Saúde; Saúde Coletiva; Práticas Corporais; Saúde Mental.
Número de Integrantes da Equipe
17
Nome dos Integrantes da UnB
JACIARA OLIVEIRA LEITE - DOCENTE;
JULIA APARECIDA DEVIDE NOGUEIRA - DOCENTE;
GLAUCO FALCAO DE ARAUJO FILHO - DOCENTE;
DANIEL RODRIGUES FERREIRA SAINT MARTIN - DOCENTE;
MARCELO DE BRITO - DOCENTE;
PEDRO OSMAR FLORES FIGUEIREDO - DOCENTE COLABORADOR;
João Paulo Valente Medeiros - DISCENTE;
Geyse Denise Barbosa - DISCENTE;
Marta Ziller e Silva - DISCENTE;
Caroline Azevedo de Souza - DISCENTE;
Caio Augusto Rodrigues Barbosa - DISCENTE;
Alice Colina Avila Pinto Sales - DISCENTE;
Amanda Pinho Lopes - DISCENTE;
Tayron Gabriel Pereira da Silva - DISCENTE;
Thaynara dos Santos Ferreira - DISCENTE;
Gabriel de Oliveira Gomes - DISCENTE;
A ser selecionado - DISCENTE
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Saúde Coletiva - Rede Cedes
Público alvo
Análise do Contexto
O contexto da pandemia de COVID-19 trouxe para toda a sociedade muitos desafios de ordem econômica, social, cultural e política. Destacamos o distanciamento social, aspecto fundamental para o combate à pandemia conforme apontam vários estudos científicos e que, ao mesmo tempo, nos desafia a todos cotidianamente.
O momento de crise fez com que ficássemos reclusos em casa, colocando em evidência as questões pessoais e de relacionamento, além das incertezas em relação à conjuntura atual e ao futuro, que podem agravar sentimentos de medo e ansiedade, por exemplo. Compreendemos que parte significativa da população não tem acesso à orientação psicológica e/ou práticas corporais sistematizadas, elementos fundamentais para a promoção da saúde coletiva. Diante da quantidade de informações veiculadas sobre o tema, muitas das quais são fake news, é fundamental disseminar informações científicas de qualidade e em formato acessível.
Para a juventude universitária, o distanciamento social é fortemente evidenciado pela suspensão das aulas da universidade, o não encontro com seus pares, docentes e com a vida pulsante da UnB. Diante desse cenário, temos desenvolvido, desde o início da suspensão das aulas, o projeto "FEF Acolhe On line" que visa promover o acolhimento, a oferta de práticas corporais e a difusão de informações científicas no ambiente virtual.
Breve Fundamentação Teórica
A proposta se fundamenta em três concepções interligadas: saúde coletiva; movimento universidades promotoras da saúde (UPS); perspectiva de Educação Física crítica.
A saúde coletiva é: "[...] um campo de saberes e práticas que toma como objeto as necessidades sociais de saúde, com o intuito de construir possibilidades interpretativas e explicativas dos fenômenos relativos ao processo saúde-doença, visando a ampliar significados e formas de intervenção" (CARVALHO, 2007, p. 20).
A Educação Física, como um curso da grande área da saúde tem o imperativo de promover a saúde por meio da formação profissional, da produção de conhecimentos e da construção de ambientes (físicos, naturais e sociais) e comunidades saudáveis e sustentáveis.
A UnB é certificada e componente da Rede Brasileira de UPS que defende a valorização da promoção da saúde nas políticas, práticas e componentes curriculares da universidade, e o desenvolvimento de alianças e parcerias comunitárias para a concretização sustentável desse projeto (TSOUROS et al., 1998).
Objetivos e Metas
- Promover o acolhimento, pertencimento e a permanência na universidade como um indicador de saúde na vida estudantil;
- Fortalecer as relações afetivas e solidárias neste momento de pandemia;
- Contribuir com a formação humana e profissional da equipe do projeto;
- Ampliar a oferta de práticas corporais e de lazer para a comunidade universitária e externa no formato online;
- Desenvolver estudos e pesquisas a partir dos dados do próprio projeto;
- Difundir estudos e informações científicas advindas do próprio projeto e de outras iniciativas no âmbito da promoção da saúde;
- Contribuir para o movimento "Universidades Promotoras da Saúde".
Metodologia
1. Equipe
Discentes: ação entre pares - metodologia participativa para construção coletiva dos conhecimentos.
Docentes: orientação - planejamento, acompanhamento das atividades, estudos, pesquisa, reflexão, avaliação.
Reuniões quinzenais.
2. Atividades:
Gratuitas, on line, periodicidade semanal e sem inscrição prévia, possibilitando a livre experimentação.
- Orientação e Acolhimento em Saúde Mental;
- Defesa Pessoal;
- Meditação Ativa;
- Dança;
- Treinos Físicos;
- Estudos e Iniciativas em Saúde Coletiva e Equidade;
- Cinema.
3. Formato
Vídeo-aulas, lives, textos e imagens disponibilizados na página @fefacolhe no Instagram. Vídeos no canal no YouTube (FEF Acolhe).
4. Parcerias: DASU e Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial/Coes/DASU/DAC.
Resultados Esperados
- Continuar contribuindo com a rede de apoio e acolhimento, especialmente aos estudantes da UnB, neste momento de pandemia.
- Ampliar as relações afetivas, de solidariedade e de promoção da saúde;
- Produzir evidências científicas a partir da sistematização dos dados advindos do própria proposta.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
MÊS AÇÃO
JULHO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
AGOSTO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
SETEMBRO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
RELATÓRIO PARCIAL
OUTUBRO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
NOVEMBRO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
DEZEMBRO DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES
REUNIÕES DA EQUIPE
RELATÓRIO FINAL
Tempo total de execução previsto
6