Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
Matrícula UnB
1050109
Unidade acadêmica da UnB
malchersilva@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Expressão cotidiana e sofrimento psíquico na rotina originaria da COVID 19
Sumário Executivo da Proposta
Introdução e Justificativa. A proposta desse projeto nasce da necessidade de compreensão, em diversas dimensões, populações e diversidade regionais, do fenomeno atual que acomete o mundo e que provoca consequências a saúde física, mas também emocional da população, que é o coronavirus ou COVID 19. Reforça-se essa importância, quando se trata de regiões específicas do Brasil, com clara desigualdade social e traços culturais específicos e, consequentemente, com maior necessidade de ações que visem entender para encaminhar proposições para tais dificuldades. Objetivos. Caracterizar a expressão cotidiana e percepções e saúde emocional de mulheres e homens na rotina originaria pela COVID 19 e refletir sobre a relação com o mundo da vida. Materiais e Método. Trata-se de um estudo descritivo. A amostra será composta por homens e mulheres adultos, de diversas áreas, como alunos, profissionais de saúde, usuários do serviço, profissionais outros serviços, entre outros. O estudo será divididos em três etapas, pesquisa na literatura; aplicação de questionário on line; e analise quantitativa, de frequência numérica e qualitativa, de analise das narrativas, com base a inspiração fenomenológica hermenêutica da linguagem. Resultados e Discussão. Espera-se compreender a percepção de grupos populacionais específicos com relação ao entendimento da COVID, formas de autoproteção, orientações para desenvolvimento de açoes de trabalho, reorganização do cotidiano, e processos psíquicos associados a pandemia. Conclusoes. Indaga-se acerca da política atual de proteção individual a saúde física da população como medida protetiva ao COVID 19, entretanto questões emocionais e relacionados ao mundo da vida também estão comprometidos. A relevância social deste estudo, portanto, focaliza a necessidade em levantarmos contribuições para saúde mental em seus vértices interdisciplinar e social para oferecer subsídios a elaboração de intervenções psicossociais de escuta e mitigação do sofrimento humano antes as catástrofes naturais e sociais. Espera-se contribuir para o debate sobre políticas de saúde, solidariedade interpessoal e saúde mental.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
COVID, cotidiano, saúde mental.
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Maria deNazareth, Adelma do Socorro Pimentel, Davi Gentil de Araujo, Jullyane França Mundim, Huryel Tarcio de Oliveira
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
FOCO - Fenomenologia e cotidiano/dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8627865670271337
Público alvo
Análise do Contexto
A proposta desse projeto nasce a partir do reconhecimento da importância neste momento de estudos que favoreça a compreensão das consequências na população ao ataque da pandemia COVID 19 no cenário nacional. Este ano, a população brasileira vem sofrendo com uma serie de ações preventivas, não necessariamente promotoras de saúde, para evitar consequências catastróficas da epidemia, como o que demonstra a realidade de Países como Itália e Espanha.
O projeto está fundamentado, frente ao processo biopsicossocial ocasionado pela COVID 19, as ações emergentes para o enfrentamento da pandemia, com ações no cenário hospitalar e no cotidiano da sociedade, afetando processos psíquicos e aspectos do mundo da vida em toda a população direta ou indiretamente atingida. Neste sentido, apresenta-se esse projeto com o objetivo de caracterizar as percepções do cotidiano e da saúde emocional de mulheres e homens sobre a COVID 19 e refletir sobre a relação com o mundo da vida.
Neste sentido, este projeto se justifica em contribuições para saúde mental em seus vértices interdisciplinar e social para oferecer subsídios a elaboração de intervenções psicossociais de escuta e mitigação do sofrimento humano antes as catástrofes naturais e sociais. Espera-se contribuir para o debate sobre políticas de saúde, solidariedade interpessoal e saúde mental.
Breve Fundamentação Teórica
O projeto está fundamentado, frente ao processo biopsicossocial ocasionado pela COVID 19, as ações emergentes para o enfrentamento da pandemia, com ações no cenário hospitalar e no cotidiano da sociedade, afetando processos psíquicos e aspectos do mundo da vida em toda a população direta ou indiretamente atingida. Neste sentido, apresenta-se esse projeto com o objetivo de caracterizar as percepções e a saúde emocional de mulheres e homens sobre a COVID 19 e refletir sobre a relação com o mundo da vida. este projeto se justifica em contribuições para saúde mental em seus vértices interdisciplinar e social para oferecer subsídios a elaboração de intervenções psicossociais de escuta e mitigação do sofrimento humano antes as catástrofes naturais e sociais. Espera-se contribuir para o debate sobre políticas de saúde, solidariedade interpessoal e saúde mental.
Objetivos e Metas
Geral: caracterizar as percepções do cotidiano e da saúde emocional de mulheres e homens sobre a COVID 19 e refletir sobre a relação com o mundo da vida
Específicos: Conhecer a literatura sobre processos psicossociais na população ocasionados pela COVID 19; Caracterizar os estados emocionais na situação epidêmica da COVID 19; Delinear o perfil socioeconômico e percepções por grupos específicos; Identificar e caracterizar a expressão cotidiana das pessoas frente ao isolamento social
Metodologia
estudo descritivo, desenvolvido em três etapas, (1) estudo da literatura (2) levantamento de perfil em grupos específicos sobre aspectos socioeconômico, percepção sobre a pandemia e cotidiano, além de processo socioemocionais (3) aplicação de formulário on-line sobre aspectos do cotidiano frente a COVID 19 e aspectos psíquicos e do mundo da vida, e (4) analise quantitativa de frequência numérica e qualitativa de analise das narrativas, com base a inspiração fenomenológica hermenêutica da linguagem. O escopo hibrido das estratégias de pesquisa permitirão obter informações relevantes sobre o campo estudado, com triangulação dos dados que possibilite caracterizar o fenômeno do estudo, e assim permitir perspectivas relevantes sobre a dinâmica dos processos em saúde mental.
Resultados Esperados
Caracterizar a percepção das emoções e da expressão do cotidiano decorrentes da pandemia da COVID
Caracterizar perfil por grupos específicos
Apresentar encaminhamentos para politicas de saúde mental
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
Sem Previsão
Cronograma da Execução
Submissão no CONEP: Março e abrir 2020
Estudo da literatura: Abril, maio e junho 2020
Coleta de dados: maio, junho e julho 2020
Análise dos dados: Agosto, setembro e outubro 2020
Redação do texto final: outubro e novembro 2020
Submissão em revistas cientificas: Dezembro 2020
Divulgação em eventos científicos: 2021
Tempo total de execução previsto
12