Informações
Nível de aprovação pela UnB
Submetido pela comunidade acadêmica
Nome Completo do Proponente
JULIANA DE FREITAS DIAS
Matrícula UnB
1036521
Unidade acadêmica da UnB
ju.freitas.d@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Escrita criativa curativa em tempos de pandemia
Sumário Executivo da Proposta
Propomos nesse curso desenvolver um trabalho de escrita autoral de textos a partir de estratégias de escrita criativa contextualizadas em vivências de desbloqueio e de expansão da capacidade de escrita individual. Trabalharemos com práticas de textos e diálogos teóricos em torno de identidades textuais e construção da autoria em textos escritos não acadêmicos. Os encontros baseiam-se na escrita dos participantes, produzida a partir de estímulos de vários tipos.
Palavras-chave
escrita criativa; escrita curativa; pandemia
Número de Integrantes da Equipe
1
Nome dos Integrantes da UnB
JULIANA DE FREITAS DIAS
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
GECRIA-AUTORIA CRIATIVA E EDUCAÇÃO CRÍTICA/ http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/330887
Público alvo
Análise do Contexto
No contexto de isolamento social e a convivência com incertezas de diversas ordens, vemos a necessária atenção e cuidado ao campo da saúde mental, especialmente, com foco no campo emocional das pessoas. Este curso tem como finalidade ancorar, subsidiar e permitir a livre expressão através da escrita criativa com foco em liberação de sentimentos desafiadores deste momento da humanidade, como medo, pânico, tristeza, raiva etc.
1- Proporcionar momentos, a partir de passos metodológicos orientados, de tranquilidade na escrita, a partir de uma construção gradativa de um olhar para auto-identidade do sujeito escritor que o conduza, na reescrita, para adequação discursiva do seu próprio texto; Desse modo nossos objetivos são:
2- Desenvolver noções das marcas de autoria na escrita de textos a partir de um trabalho calcado na criatividade;
3- Problematizar a forma como os textos são trabalhados nas escolas e nas universidades de modo geral, com foco nas mudanças de perspectivas e de concepções norteadoras sobre o que é texto e o que é escrever;
4- Contribuir para reconstrução de um novo paradigma sobre a escrita de textos autorais e criativos.
Área de relação do projeto
Breve Fundamentação Teórica
Letramento crítico (Street, Freire, Rojo); Análise de de Discurso Crítica (Fairclough); Estudos autoria criativa (Dias, Pereira> Brasil).
Objetivos e Metas
Contribuir para reconstrução de um novo paradigma sobre a escrita de textos autorais e criativos no contexto da pandemia.
Metodologia
Encontros virtuais em plataforma; escrita e reescrita de textos; gravação em áudios; publicação.
Resultados Esperados
O principal foco que temos como resultado é o acolhimento do campo mental e emocional em tempos de pandemia através da expressão criativa textual. Esperamos também contribuir para novas práticas pedagógicas que podem ser partilhadas com docentes a fim de subsidiar uma revisão necessária no trabalho com textos escritos na escola. A escrita criativa neste contexto torna-se escrita curativa.
Área de Conhecimento
O projeto demanda algum laboratório da UnB? Se sim, qual?
Não, do ponto de vista físico. O LABTEX, Laboratório de Produção de Textos da UnB nos provê com a experiência de anos em torno do trabalho de escrita e de reescrita, através da metodolgia ali desenvolvida.
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
não
Cronograma da Execução
Um encontro semanal em abril com todos/as os/as participantes- totalizando 4 horas de trabalho de desbloqueio;
Três encontros quinzenais em pequenos grupos nos meses de maio, junho e julho, totalizando 20 horas.
Tempo da escrita e reescrita no total: 26 horas.
Total: 50 horas
Tempo total de execução previsto
50 horas de trabalho, incluindo o tempo das produções textuais e reescritas.
Orçamento