Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA
Matrícula UnB
107928-0
Unidade acadêmica da UnB
geust2007@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em função da Covid-19: Apoios educacionais, sociais e tecnológicos para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal
Sumário Executivo da Proposta
Este Projeto tem como objetivo geral investigar quais são as tecnologias sociais e educacionais empregadas na formação de professores, contribuindo com a formação continuada, com a prática docente, com as didáticas específicas e o desenvolvimento de produtos educacionais e sociais que possam melhorar as atividades de ensino remoto e a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação e alicerça-se em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços (plataformas educacionais; ambientes virtuais de aprendizagem; oficinas pedagógicas; tecnologias assistivas e o lançamento de ferramentas para o planejamento e gestão escolar), tendo como cerne a pesquisa colaborativa devido à sua relevância para a transformação da realidade das comunidades envolvidas, com vistas ao enfrentamento das barreiras imposta pelo ensino remoto. Será desenvolvido com a integração da Universidade de Brasília – UnB, escolas públicas do Distrito Federal e regiões circunvizinhas e outros parceiros. Terá nove etapas e serão utilizados distintos instrumentos de recolha dos dados, devido à complexidade e extensão do Projeto, tais como roteiros de entrevista semiestruturada; roteiros de observação; questionários; diários de bordo; planilhas; cadernos de anotações; gravações; observações; disparadores temáticos; experimentação, entre outros.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Ensino remoto; Covid-19; Tecnologias sociais e educacionais; Formação de professores; Experimentação.
Número de Integrantes da Equipe
7
Nome dos Integrantes da UnB
Geraldo Eustáquio Moreira (Coordenador); Ana Carolina de Souza Dias; Lygianne Batista Vieira; Helma Salla; Joana Pereira Sandes; Cátia Costa Pereira; Joeanne Fraz e Jane Aparecida Matos Ferreira.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Comunidade Acadêmica | Estudantes | Infantil | População em Geral | Profissionais da Educação
Análise do Contexto
Sabemos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus determinou uma emergência de saúde pública, quando em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia (distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade) que vem trazendo imensos desafios para todos os setores da sociedade, tanto no Brasil quanto no mundo. No dia 20 de março de 2020 foi decretado o estado de calamidade pública no Brasil (decreto nº 06 de 2020), cujas restrições de contato interpessoal e convívio social trouxeram inúmeros desafios a serem superados. A imprensa tem noticiado, com grande repetição, o aumento do número exponencial de casos no mundo, com forte impacto no Brasil, e tem intensificado os meios de orientações à população em geral, respaldados pelos profissionais da área de saúde e controle sanitário: lavar as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel; realizar autoisolamento; utilizar máscaras; cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar; só sair de casa se necessário; evitar contato, entre outras inúmeras medidas. No distrito Federal há uma série de medidas que visam o combate à proliferação da Covid-19, importando para este Projeto a suspensão das aulas presenciais. Diante de todo o caos ora instalado, encontram-se professores, alunos, gestores educacionais e familiares vivendo um verdadeiro dilema: o retorno às aulas de maneira não presencial, ou seja, o chamado ensino remoto, que intensificou o debate sobre novos modelos, processos de comunicação educacional e ensino e aprendizagem e, ainda, novos desafios aos docentes e demais profissionais da educação. Os dados são alarmantes e, segundo a Unesco, 91% do total de alunos do mundo e mais de 95% de estudantes da América Latina estão fora da escola devido à Covid-19. Com a suspensão das atividades letivas presenciais os professores e os estudantes tiveram de migrar, de uma hora para outra, para o ensino virtual, “transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto de emergência”. Os docentes experimentam, no momento, distintas formas de levar os conteúdos aos estudantes: videoaulas; videoconferências; atendimentos por meio de diversas plataformas virtuais (Moodle, Microsoft Teams, Google Classroom) e, em certa medida, isso tem causado enormes problemas sociais, trabalhistas, tecnológicos, emocionais, de saúde e, até mesmo, existenciais aos professores. Ora, se sabemos que o interrompimento prolongado de aulas em períodos de crises e epidemias mostram o cruel aumento das desigualdades sociais questionamos: sob o argumento de que não é possível ter aulas presenciais no momento, como o poder público tem ajudado os professores? Que ferramentas de formação estão à sua disposição para enfrentarem o caos pandemônico e ensino remoto? Quem vai ajudar e olhar para os professores? Como a Universidade pode ajudá-los?
Breve Fundamentação Teórica
A construção da minha identidade profissional surge a partir de marcas e trajetórias presentes na minha vida, gerando um continuum/crescenduum de fatos que me impulsionaram a pesquisar e pontuar os motivos que me levaram a submeter o presente Projeto, tendo como orientador temático o olhar para o processo de ensino e aprendizagem, maiormente pelo que os docentes têm enfrentado para realizarem suas atividades pedagógicas por meio do ensino remoto devido à Covid-19. Alinhado às diretrizes da formação de professores, mais restritamente, vinculado aos eixos que abordam a prática docente e o acompanhamento da aprendizagem do aluno, miramos na construção do conhecimento que objetiva melhorar a qualidade de vida dos envolvidos, por meio do desenvolvimento de tecnologias que atendam às demandas sociais e educacionais, através do desenvolvimento de plataformas educacionais; ambientes virtuais de aprendizagem; aprendizagem em contextos diversos; tecnologias assistivas; ferramentas para planejamento e gestão escolar e, ainda, produtos educacionais.
Objetivos e Metas
Objetivo geral: investigar quais são as tecnologias sociais e educacionais empregadas na formação de professores, contribuindo com a formação continuada, com a prática docente, com as didáticas específicas e o desenvolvimento de produtos educacionais e sociais que possam melhorar as atividades de ensino remoto e a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Específicos: 1) Proporcionar aos participantes do Projeto meios de experimentar e desenvolver metodologias adequadas ao processo de ensino e aprendizagem por meio remoto; 2) investigar os diferentes conhecimentos adquiridos durante as reuniões do grupo de formação, suas articulações e aprendizagens e a influência desses conhecimentos sobre sua atuação, em especial no que se refere ao desenvolvimento de produtos educacionais para o ensino remoto; 3) fomentar e desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão voltados às populações moradoras nas cidades satélites do Distrito Federal e nos municípios da circunscrição RIDE, interessadas nas questões relativas à educação e ao desenvolvimento social por meio do ensino remoto; 4) promover ações coligadas de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em envolver-se nas questões sociais da educação frente ao momento atual; 5) ofertar formação continuada aos professores da Educação Básica, participantes do Projeto, procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio do desenvolvimento de tecnologias que atendam demandas sociais e educacionais, mediante a oferta de oficinas pedagógicas; plataformas educacionais; ambientes virtuais de aprendizagem; tecnologias assistivas e ferramentas para o planejamento escolar ante o cenário traçado pela Covid-19. Metas: 1) apresentar integralmente o Projeto aos participantes; explicitar os objetivos e as metodologias necessárias para sua realização e empreender reuniões periódicas com esses participantes, a fim de dialogar e apresentar os conceitos de metodologias adequadas ao processo de ensino e aprendizagem na modalidade de ensino remoto; 2: realizar dinâmicas de formação com os participantes para instruí-los sobre como são e como funcionam as oficinas a serem aplicadas nas aos professores participantes; realizar oficinas experimentais e, ainda, propor a criação de algum produto social e/ou educacional que caiba na respectiva oficina, devendo ser por meio de videoconferência; 3: articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo que todos os participantes do Projeto possam ter acesso às metodologias educacionais previstas, sobretudo aquelas responsáveis pelo processo de desenvolvimento social e educacional, culminadas com produtos e serviços para o enfrentamento à Covid-19 e isolamento social; 4: realizar encontros de formação continuada permanente aos professores de educação básica, participantes do Projeto e destacar as tecnologias sociais e educacionais envolvidas em cada bloco de oficinas, de forma remota; 5: propor a criação de tecnologias e/ou materiais que atendam às demandas sociais e educacionais do ensino remoto (plataformas educacionais; ambientes virtuais de aprendizagem; tecnologias assistivas; proposição para criação de instrumentos de avaliação; ferramentas para o planejamento e a gestão pedagógica, entre outros) e, 6: acolher e auxiliar os professores participantes do Projeto quanto à realização de atividades, planejamento de aulas, atividades e materiais para o ensino remoto.
Metodologia
O Projeto será estruturado em nove etapas e a metodologia baseia-se na troca de experiências e na construção coletiva de conhecimentos sobre temática e no desenvolvimento de produtos educacionais e sociais que possam melhorar os índices de educação e qualidade de vida das pessoas envolvidas no ensino remoto por ocasião da Covid-19. Utilizaremos a pesquisa colaborativa devido à sua relevância para a transformação da realidade dos atores, buscando, entre outras possibilidades, espaço para o autoconhecimento e enfrentamento às barreiras tecnológicas. Considerando o enorme arcabouço teórico-metodológico envolvido, com intenções significativamente alvissareiras, será preciso delinear as etapas da investigação.
Resultados Esperados
As atividades de ensino, pesquisa e extensão, neste Projeto, buscam a interação entre os participantes e a realidade que eles vivenciam em seu cotidiano, promovendo constante troca de conhecimentos oriundos de seu ambiente de vida, do trabalho e da escola no momento em que o ensino remoto se faz necessário. Deste modo, as atividades propostas estão relacionadas ao cotidiano pedagógico de professores das escolas, cujo público está inserido em áreas mais necessitadas. Realizaremos oficinas pedagógicas que possibilitam a construção coletiva do conhecimento e o compartilhamento de experiências de professores da rede pública de ensino do DF e arredores para a troca de experiências e enfrentamento às barreiras impostas pelo ensino remoto. De forma consentânea, acreditamos que a junção dos conhecimentos dos oficineiros e dos professores, seja capaz de dar voz às minorias que, em diversos casos, além de estarem marginalizadas, não têm a escola como elemento de emancipação social, uma vez que os saberes produzidos pelas (e nas) camadas populares, pois “[...] exige que se parta do contexto concreto/vivido para se chegar ao contexto teórico, o que requer a curiosidade epistemológica, a problematização, a rigorosidade, a criatividade, o diálogo, a vivência da práxis e o protagonismo dos sujeitos” (FREIRE, 1995, p. 29). Ora, se o processo de ensino e aprendizagem em geral foca na inovação, principalmente em tempos de pandemia e isolamento social, acredito que os produtos e serviços elaborados no seio da Universidade, mesclando teoria e prática, como é o nosso caso, pode ser um rico instrumento de inovação, tanto no processo de formação continuada dos professores participantes deste Projeto, quanto na necessidade de reinvenção e drible das condições atuais de ensino e aprendizagem, reverberando em uma condição fundamental para a competitividade socioeducacional, tanto ao nível brasileiro quanto global. Neste sentido, enxergo que este Projeto de Pesquisa apresenta grande aporte social, sobretudo no seu empreendedorismo inovador com relação ao processo de ensino e aprendizagem, haja vista que pode melhorar a qualidade da educação, por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais, aprimorando o processo de formação continuada, com desdobramento para as plataformas educacionais; para os ambientes virtuais de aprendizagem; para as tecnologias assistivas e, também, lançamento de ferramentas para o planejamento e gestão escolar no momento em que os professores necessitam tanto de formação e apoio!
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Submissão da Proposta: 07 / 20
Implementação do Projeto: 07 / 20
Início do Projeto: 07 / 20
1a etapa: Preparação do grupo de formação: 07 / 20
2a etapa: Encontros de Formação: 07 / 20 a 12 / 20
3a etapa: Realização de oficinas: 07 / 20 a 12 / 20
4a etapa: Realização de oficinas para os professores: 07 / 20 a 12 / 20
5ª etapa: Acompanhamento das atividades: 07 / 20 a 12 / 20
6ª etapa: Avaliação da aplicação das atividades: 07 / 20 a 12 / 20
7ª etapa: Apresentação e análise dos resultados: 08 / 20 a 12 / 20
8ª etapa: Elaboração de trabalhos: 08 / 20 a 12 / 20
9ª etapa: Socialização dos resultados: 01 / 21 a 03 / 21
Avaliação final do Projeto: 12 / 20
Prestação de Contas: 01 / 21 a 03 / 21
Tempo total de execução previsto
9
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação | Itens Novos