Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Herbert Kimura
Matrícula UnB
1063588
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
herbertkimura@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Difusão de métodos quantitativos para análise de dados e tomada de decisão em administração e gestão
Sumário Executivo da Proposta
A Covid-19 tem gerado notícias e discussões de termos quantitativos como “crescimento exponencial”, “escala logarítmica”, “modelos epidemiológicos”, “estimação de parâmetros”, “simulação”, “testes”, “hipóteses”, etc. Todavia tais terminologias causam confusões e seus conceitos não são adequadamente compreendidos pela população em geral. O avanço da ciência e da tecnologia depende de um aumento do nível de conhecimento sobre métodos quantitativos ligados à matemática, computação, estatística, etc. Neste contexto, esse projeto visa desenvolver atividades que possibilitem a difusão de conhecimento bem como a implementação de técnicas e ferramentas quantitativas com foco em análise de dados e tomada de decisão em administração e gestão. As atividades envolvem (i) preparação de material online ou físico que apresente didaticamente os conceitos quantitativos, (ii) apoio a competições e olimpiadas de conhecimento, (iii) realização de workshops e capacitações usando modelos quantitativos para aplicações no combate à Covid-19, bem como para diversas outras situações de tomada de decisão. O público envolve alunos de ensino básico, estudantes de ensino superior e até mesmo profissionais de áreas em que expertise quantitativa são essenciais.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
métodos quantitativos, modelagem matemática, simulação computacional, projeção de variáveis da Covid-19, tomada de decisão quantitativa
Número de Integrantes da Equipe
7
Nome dos Integrantes da UnB
Herbert Kimura, Daniel Oliveira Cajueiro, João Gabriel de Moraes Souza, Peng Yaohao, Cesar Augusto Vilela Borges, Cristiano Cardoso, Matteo Herbert Kimura
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Nome dos integrantes externos a UnB
Peng Yaohao, Matteo Herbert Kimura
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Análise do Contexto
Notícias sobre a Covid-19 estão sendo acompanhadas por termos técnicos como, por exemplo, "achatamento da curva", “crescimento exponencial”, “simulação computacional”, “testes de hipótese”, etc... Muitas vezes, a linguagem mais técnica, comum na rotina dos cientistas, distancia-se do conhecimento da população em geral. Assim, uma maior aproximação entre a ciência e a população, notadamente nos aspectos e conceitos quantitativos, podem contribuir para um maior entendimento dos resultados e limitações das pesquisas científicas e suas implicações na tomada de decisão. Neste contexto, este projeto busca desenvolve atividades e materiais que promovam a difusão de conhecimento e o domínio de técnicas e ferramentas quantitativas, principalmente para problemas em gestão, O público-alvo é amplo, envolvendo desde alunos do ensino básico que, desde jovens devem ser expostos a um treino mais técnico sobre métodos quantitativos, até estudantes de ensino superior e profissionais formados que necessitem maior desenvoltura no entendimento de técnicas de análise de dados e tomada de decisão. A pandemia da Covid-19 tem mostrado que os aspectos quantitativos apresentados e discutidos na mídia são muitas vezes pouco compreendidos por parcela relevante da população.
Área de relação do projeto
Comunicação de risco e mobilização social | Economia | Modelagem | Recursos Humanos
Breve Fundamentação Teórica
Murtonen e Lehtinen (2003) analisam a dificuldade de alunos de ensino superior em disciplinas que exploram métodos quantitativos.
Objetivos e Metas
Aumento da compreensão sobre métodos quantitativos, buscando impactar desde estudantes de ensino básico até profissionais experientes.
Metodologia
Elaboração de material de divulgação e capacitação em métodos quantitativos para tomada de decisão.
Resultados Esperados
- Tutoriais e materiais didáticos sobre métodos quantitativos, com exemplos práticos como os que subsidiam análises das Covid-19.
- Capacitação e orientação sobre métodos quantitativos para análise de dados e tomada de decisão.
- Plataforma online para apoio à análise de dados e tomada de decisão.
- Divulgação de conceitos, técnicas, ferramentas de métodos quantitativos para um público alvo diverso, desde alunos do ensino básico com apoio a olimpiadas de conhecimento, para instigar habilidades antes da entrada na universidade, até estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais experientes que necessitam de maior treino e até mesmo mais desenvoltura na aplicação de técnicas quantitativas para suas decisões pessoais e profissionais.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Administração | Ciência da Computação | Ciência da Informação | Economia | Educação | Matemática | Probabilidade e Estatística
O projeto demanda algum laboratório da UnB? Se sim, qual?
Sim. Laboratório de Aprendizagem de Máquina em Finanças e Organizações (LAMFO/FACE/UnB)
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
não
Cronograma da Execução
Meses 1 - 6: Levantamento das principais técnicas quantitativas para tomada de decisão.
Meses 3 - 15: Desenvolvimento de material que seja didático, adaptado a públicos-alvo diferentes.
Meses 6 - 24: Difusão de conhecimento sobre técnicas quantitativas aplicadas à análise de dados e tomada de decisão.
Meses 9 - 24: Desenvolvimento plataforma tecnológica que auxilie na difusão de conhecimento sobre métodos quantitativos
Tempo total de execução previsto
24
Orçamento
O projeto não necessita de financiamento inicial, pois está sendo desenvolvido de forma voluntária pelos integrantes do LAMFO (Laboratório de Aprendizagem de Máquina em Finanças e Organizações) da FACE/UnB. A viabilidade financeira ao longo do projeto para suportar as necessidades de software e hardware e as atividades como, por exemplo, elaboração de material, desenvolvimento da plataforma, etc... o projeto buscará financiamento externo de parceiros, seja da iniciativa pública quanto privada, que compreendam a importância de conhecimento, capacitação e difusão de técnicas quantitativas para a análise de dados e tomada de decisão mais robustas para diversas faixas da população.