Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
José Carneiro da Cunha Oliveira Neto
Matrícula UnB
1016768
Unidade acadêmica da UnB
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
joseccon@gmail.com
Título da Proposta
Desenvolvimento Regional, Governo e Pós-Pandemia
Sumário Executivo da Proposta
O projeto é a maior ação de pesquisa sobre os efeitos de longo prazo da Pandemia no Distrito Federal, tem como proposta a integração de múltiplos atores do DF, com geração de dados primários, análise, diagnóstico e o desenvolvimento de soluções.
A equipe é multidisciplinar, contará com representantes de diversas unidades da UnB, além de colaboradores externos. O projeto já possui financiamento aprovado para todas as suas etapas.
Economias modernas têm seu desenvolvimento intrinsicamente relacionado às melhorias da forma como governos e sociedade civil interagem, com a consequente criação de incentivos positivos e negativos. Do governo surgem instituições balizadoras de expectativas e condicionadoras das ações dos agentes econômicos que, por sua vez, originam mudanças, realimentam a própria forma de organização do governo e suas instituições em um ciclo endógeno com grandes consequências de longo prazo.
O papel da ciência social é explicar o desempenho característico das sociedades através do tempo, incluindo a diferença radical de bem estar entre países desenvolvidos e pobres, assim como as diferentes formas por meio das quais a organização política, as crenças e as estruturas sociais causam as variações nesse desempenho. (NORTH; WALLIS; WEINGAST, 2009, p.: 01)
Nesse sentido, a transformação de múltiplas ideias de organização e atuação governamental em ações específicas que otimizem as probabilidades de desenvolvimento efetivo é de vital importância para o crescimento econômico e para a melhoria dos indicadores de bem-estar social.
... as instituições cumprem um papel... ...fundamental nas sociedades: elas são o fator determinante subjacente do desempenho das economias no longo prazo.
...
O processamento das informações pelos atores, associado ao caráter custoso das transações, subjaz à formação das instituições. (NORTH, 2018, pp. 179 e 180)
A organização de planos e projetos governamentais busca modelar a interação entre as estruturas de governo e a sociedade. Ao mesmo tempo que são influenciados pelas instituições que os geram, moldam seu futuro em um processo endógeno de desenvolvimento.
Quanto mais adequados à realidade concreta e quanto melhor traduzidos em ações práticas de implantação, mais eficazes são seus impactos e mais eficiente é sua implantação.
Nesse sentido, é de grande importância a transformação de planos de desenvolvimento, recuperação e organização em planos executivos de atuação, com o termo em questão emprestado da Arquitetura e da Engenharia.
Pode-se dividir, então, o planejamento de uma ação complexa em dois seguimentos distintos: (i) projetos básicos de ação, e (ii) projetos executivos.
Os projetos básicos reúnem informações e conceitos complexos, tentam redimensionar e reorganizar a forma de se pensar a atuação governamental, incorporam inovações guias específicas de ação, assim como metas de desempenho almejadas.
Já os projetos executivos transformam os projetos básicos em ações implementáveis, incorporam restrições reais que afetem o desempenho, avaliam a viabilidade econômica e técnica de certas propostas e propõem mudanças legislativas e físicas necessárias à implantação da ação. Nesse sentido, esse tipo de projeto exige maior detalhamento do como fazer, de quanto custará para ser feito e de que maneira limitações técnicas e financeira poderão ser enfrentadas.
Em termo objetivos, eles fornecem os elementos práticos que remodelam as instituições governamentais, tanto em sua dimensão burocrática, quanto geográfica, onde se assume que:
As instituições são as regras do jogo em uma sociedade ou, em definição mais formal, as restrições concebidas pelo homem que moldam a interação humana. Por consequência, estruturam incentivos no intercâmbio humano, sejam eles políticos, sociais ou econômicos.
...
A noção de que as instituições afetam o desempenho das economias é incontroversa. A noção de que o desempenho diferencial das economias ao longo do tempo é fundamentalmente influenciado pelo modo como as instituições evoluem também não é controversa. (NORTH, 2018, p.: 13)
Planos de desenvolvimento ou de intervenção governamental são, essencialmente, mecanismos de planejamento que tentam reformar os ambientes organizacionais ou físicos de convívio e interação humana, com ajustes nos incentivos fornecidos aos indivíduos para, assim, dinamizar a realidade econômica e otimizar as relações sociais.
O sucesso desses planejamentos é incerto, com casos notórios de experiências bem-sucedidas convivendo com fracassos consideráveis. A ferramenta basilar para o sucesso tende a ser a capacidade de se transformar um bom projeto em ações práticas, que leve em consideração as restrições da realidade.
Em uma ambiente pós-pandemia, com os diversos novos limites impostos a atuação econômica efetiva do Estado e a sua capacidade de promoção do Desenvolvimento, reunir o potencial criativo da Universidade e dos múltiplos atores com experiência na promoção de intervenções produtivas na realidade econômica é de vital importância para a redução das drásticas consequências econômicas e sociais que advirão.
Deve-se, por óbvio, se considerar que desenvolvimento regional deverá ser pensado de maneira integrada e transversal, combinando múltiplas áreas de atuação governamental cujas capacidades precisam ser ampliadas e compatibilizadas de madeira harmônica, incluindo as áreas de saúde, educação, segurança, habitação e território, infraestrutura, transporte etc.
O projeto busca ampliar as atuais capacidades analíticas e projetuais da UnB, e de suas unidades, com a geração de resultados concretos e observáveis para o Distrito Federal, que serão devidamente reincorporados à formação de novos profissionais por meio das estruturas educacionais e de pesquisa da Universidade de Brasília.
Essa ação é desenvolvida em um cenário de preparação para a mitigação dos impactos econômicos e sociais gerados pela Pandemia do COVID-19, onde não só se observa a pior década em termos de crescimento do PIB per capita, como uma situação onde o nível de riqueza média do brasileiro em 2020 é inferior ao que foi observado em 2014, com nítido empobrecimento da população.
Somada a redução da atividade econômica, com os gastos adicionais gerados pela crise do COVID-19 e o empobrecimento da população, há um conjunto novo de pressões sobre os gastos públicos e a maneira de interação do governo com a sociedade que devem ser cuidadosamente considerados e estudados, com os mecanismos de planejamento que permitam a melhoria da eficácia e eficiência da ação do governo.
Nos próximos anos, será necessário enfrentar um novo e amplo conjunto de necessidades e limitações, com o aumento da dívida pública, redução da capacidade de financiamento do estado, associado ao aumento da necessidade de financiamento do setor público e o crescimento de demandas sociais.
Esse ambiente impõe a necessidade não apenas de se repensar as múltiplas maneiras de atuação do governo, como a transformação de planos teóricos em projetos executivos, que possam ser efetivamente interpretados pelos executores da atividade do governo. Por outro lado, os projetos executivos devem ser efetivos, eficazes e eficientes, assim como factíveis de serem assimilados pelos agentes econômicos, formando expectativas positivas, o que alimentará, por sua vez, um círculo virtuoso de crescimento, desenvolvimento e redução das desigualdades.
Em um primeiro momento, as ações de pesquisa serão desenvolvidas no Distrito Federal, o que permitirá o aproveitamento a inserção e capilaridade geográfica da UnB e partes interessadas. Com o amadurecimento do modelo de pesquisa e análise, associado ao efetivo aumento das capacidades da Universidade, pretende-se a ampliação da pesquisa, concretizada em novos projetos, em associação com outra IES Federais ou outras instituições de pesquisa disponíveis em cada região de interesse.
Como diretriz fundamental, há a busca por melhorias nos níveis de produtividade em todos os segmentos de atuação governamental, e a geração de incentivos para que o mesmo ocorra também na inciativa privada.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Economia Pós-Covid, Desenvolvimento Social, Crescimento, Saúde, Infraestrutura, Urbanização
Número de Integrantes da Equipe
250
Nome dos Integrantes da UnB
José Carneiro da Cunha Oliveira Neto, Antônio Nascimento Júnior, Roberto de Góes Ellery Júnior; Paulo Carlos Du Pin Calmon, Eduardo Tadeu Vieira, Luiz Guilherme de Oliveira, Victor Gomes e Silva, Priscila Miranda Alvim, Rafael Timóteo de Sousa, José Márcio Carvalho, Carlos Rossano Peña, José Humberto Matias de Paula, João da Costa Pantoja, Márcio Augusto Roma Buzar, Cristiane Guinâncio, Oscar Luís Ferreira, Carlos Henrique Magalhães de Lima, Leonardo da Silveia Pirillo Inojosa, Lenildo Santos da Silva, Evangelos Dimitrius Christakou, Alejandro, Stefano Galimi, Iberê Pinheiro de Oliveira, Pedro Praia Fiuza Dias Pinto, Francisco Afonso de Castro Júnior, Ana Luiza Alves de Oliveira, Eduardo Bicudo de Castro Azambuja, Yago Wilton Pacheco Martinatti, José Carlos de Carvalho Fontes Filho, Sara Prado Novais, Lilian Rose Nunes Guimarães, Alyria Argôlo Donega Xaxá, José Elde Fernandes de Borba Júnior, David de Souza Tavares da Silva, Adriano de Lima Silva, Alexandre Magno de Campos Dutra, Valmor Pazos, Francisco Júnior, Diego Luna, Danilo dos Santos, Eloisa Gonçalves da Silva Torlig, Emilia de Oliveira Faria, Gilmar Castelo Branco de Oliveira, Magda Lima Lúcio, José Marilson Martins Dantas, Tarcísio Marciano da Rocha Filho, Marcelo Estrela Fishe, Sérgio Granemam, Arthur Trindade, Mário Ávila, Reinaldo Miranda, Susan Elizabeth Martins Cesar, Aline Mirelle Marcon Fishe, Doriana Dariot, Wellington Almeida, Suely Mara Vaz Guimarães Araújo, Tatiane Regina P. P de Araújo, Marco Antônio de Souza, Rodrigo Antônio de Barros, Anderson de Azevedo de Jesus, Daniélle Cardim de A. Jesus, Robson Moreira de Souza, Afonso Gabriel dos Anjos Júnior, Marco Aurélio de Souza Bessa, Fábio Gondim Pereira Costa, Márcio Bastos Medeiros, Rita De Cássia Leal Fonseca Dos Santos, Rubéns Roriz Da Silva, Rossana Elizabeth Arruda Da Cunha Rego, Cristiane Nardes Farinon, Mônica Cova Gama, Sérgio Augusto De Breu E Lima Florencio Sobrinho, Marcus Vinícius Caetano Pestana Da Silva, André Luís Rocha Albuquerque, Leonardo Esteves Ramos, Marcos De Sousa Ferreira, Marcelo Aguiar Dos Santos Sá, Carlos Henrique Ferreira Araújo, Maraíza Helena Estevão Pereira, Wilson Conciani, Raul Belens Jungmann Pinto, Marcos Antônio Nunes De Oliveira, Sérgio Fernando Pedroso Aboud, Celso Moreira Ferro Júnior, Fábio Paião Correia De Sousa, David José De Matos, Maurício Canovas Segura, Diana Meirelles Da Motta, Fabiana Cristina Tavares Torquato, Cláudio Antônio Gonçalves Egler, José De Ribamar Rocha De Goes, Gianna Sagazio, Jorge Montenegro Barros Neto, Paulo Emerson De Oliveira Pereira, Henrique César De Conti, Antônio Floriano Pereira Pesaro, Lucas Batista De Carvalho Pinheiro, Fábio Diniz Cabral Costa, Wilson Brandão Júnior, Nilton Reis Batista Junior, Cristiano Rodolfho De Souza Monteiro, Natália Cristina Teixeira, José Fernando Mello Chaves, Luciano Gomes De Lima, Ricardo Layser Gonçalves, Gualter Tavares Neto, Elaine Freitas Alves Dos Santos, Paulo César Roxo Ramos, José Roberto Azambuja, Pedro De Oliveira Ramos, Natasha L .Rodrigues De Souza, Jady Espíndola Caffaro, Gabriel Morais De Souza, Paulo Fernando Ramos Serejo, Ricardo Andrade De Oliveira, Erick Bill Vidigal, Marcelo Lourenço Coelho De Lima, Denise Levoni, Adelívio Peixoto Filho, Fernanda Maria Mesquita De Carvalho, Benedito Aloísio Nunes Campos, Lívia Maria Castro Furtado De França, Vinicius Bezerra Da Silva Muniz, Marcelo Sales Guimarães, Andréa Garcia Da Silva Pinto, Felipe Garcia Da Silva Pinto, Marcelo De Oliveira Joaquim, Fábio Matera Barbosa, Luiz Marcelo Da Silva Pinto, Priscilla Alessandri, Márcio Eduardo Nascimento, Danniel Moura, Ângela Medeiros Petroceli. Equipe de apoio Técnico Especializado: Andréia Moura Zemuner, Flávia Helena Portela de Carvalho, Jader Soares da Luz, José Luciano, Ennio Ferreira Bastos, Francisco Normando Feitosa de Melo, Irene Cavalcante de Andrade Oliveira, Mônica da Silva Alvares, Cristiane Elizabeth Brasil Espindola, Francisca Cléia Souza Carvalho, Flávia Pimentel Carvalho, Alessandro de Miranda Serafim Leite, Antônio Valdeci Araújo, Delcides Avelino da Silva, Denilson Carlos Palmitesta, Elaine Freitas dos Santos, Elme Terezinha Ribeiro Tanus, Gustavo André Vercillo Pimentel, Joadson Lustosa Gama, Jorge Dieb Pimentel, Leonardo Mota Bandeira, Manoel Fonseca de Souza, Marco Aurelio Campani, NatanieL Fragoso Ribeiro, Patrícia Boquady Barros de Sousa, Silvana Seixas Fernandes, Tiago Werneck Carvalho, Tulio Hostilio Rocha Cirilo, Fabio Diniz Cabral Costa, Amauri Coelho, Yuri Figueiredo Melo, Andrea Gonçalves de Carvalho, Alexandre Antônio da Silva, José Itamar das Virgens Pereira, Ari Antonio Jesus dos Santos, Luís Carlos Magalhães Lima. Adicionalmente, serão selecionados, por meio de editais públicos, mais 150 (cento e cinquenta) bolsistas de pesquisa vinculados a UnB, entre professores, servidores e alunos.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Atualmente, o Brasil enfrenta uma das maiores, se não a maior, crise econômica e social desde a fundação da República. A Pandemia do Covid-19 impõe severas restrições à dinâmica econômica e social, assim como gera pressões adicionais de gastos públicos em um cenário de exaustão das fontes de financiamento e de frustração das perspectivas de crescimento econômico de curto prazo.
Esse ambiente impõe a necessidade de modernização de praticamente todas as áreas do governo, além de ações de estímulo econômico. Considerando a existência de uma situação fiscal já estava combalida antes da crise, a melhoria da produtividade do governo, com otimização do seu patrimônio e da maneira como se dá sua interação com a sociedade, tomam-se vitais ao desenvolvimento econômico e social e à consequente recuperação da crise.
Basilar a esse processo de criação de capacidades governamentais é a elaboração de planos e projetos de atuação voltados para o aperfeiçoamento das instituições e da interação governo-sociedade.
A Universidade de Brasília é a principal instituição de ensino, pesquisa e extensão nas áreas do Distrito Federal. Seus professores e pesquisadores têm vasta experiência acadêmica e executiva, com grande histórico de cooperação com os governos local e federal, além de atuação interinstitucional e internacional.
A ampliação da capacidade operacional da UnB, associada a sua atuação direta nas ações de planejamento das estratégias de superação da crise econômica e social impostas pela pandemia do Covid-19 são importantes contribuições para o aperfeiçoamento da estrutura federal de ensino e pesquisa voltadas para as áreas de desenvolvimento regional, com foco no Distrito Federal, e também para a superação da crise e recuperação da economia.
Breve Fundamentação Teórica
Economias modernas têm seu desenvolvimento intrinsicamente relacionado às melhorias da forma como governos e sociedade civil interagem, com a consequente criação de incentivos positivos e negativos. Do governo surgem instituições balizadoras de expectativas.
O papel da ciência social é explicar o desempenho característico das sociedades através do tempo... ...assim como as diferentes formas por meio das quais a organização política, as crenças e as estruturas sociais causam as variações nesse desempenho. (NORTH; WALLIS; WEINGAST, 2009, p.: 01)
... as instituições cumprem um papel... ...fundamental nas sociedades: elas são o fator determinante subjacente do desempenho das economias no longo prazo. (NORTH, 2018, pp. 179 e 180)
A organização de planos e projetos governamentais busca modelar a interação entre as estruturas de governo e a sociedade. Quanto mais adequados à realidade concreta e quanto melhor traduzidos em ações práticas de implantação, mais eficazes são seus impactos e mais eficiente é sua implantação.
Objetivos e Metas
O projeto prevê a entrega de relatórios de pesquisa e de Planos Executivos de ação, com os elementos necessários à criação de novas capacidades de governo, realização de reformas administrativas, contração de concessões e projeto de infraestrutura que contribuam para minimizar o tempo de recuperação do impacto da COVID-19 na região do Distrito Federal, sendo subdividido em onze frentes:
Frente 1: Fazenda, Planejamento, Orçamento, Gestão, Transparência, Relações Exteriores e Compliance
Relatório de Abertura 1.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 1.2: pesquisas que permitam a intervenção nas áreas, incluindo propostas de revisão legislativa, revisão de carreiras, adequação tributária e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 2: Saúde
Relatório de Abertura 2.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 2.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo propostas redimensionamento da rede de assistência, mapeamento de necessidades de reforma e níveis de degradação, revisão de carreiras, revisão organizacional, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 3: Educação
Relatório de Abertura 3.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 3.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo propostas de redimensionamento, necessidades de reforma; revisão das carreiras e da estrutura organizacional, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 4: Segurança Pública
Relatório de Abertura 4.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 4.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo propostas de revisão das carreiras e da estrutura organizacional, revisão legislativa, melhorias de infraestrutura e novos arranjos organizacionais.
Frente 5: Infraestrutura e Serviços Públicos
Relatório de Abertura 5.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 5.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo propostas de redimensionamento, mapeamento de necessidades de reforma e níveis de degradação de áreas críticas; revisão das carreiras e da estrutura organizacional, incluindo novos modelos de concessão e PPP, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 6: Habitação e Gestão do Território, Mobilidade Urbana e Transporte
Relatório de Abertura 6.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 6.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo revisão das carreiras e da estrutura organizacional, novos modelos de concessão e PPP, moradia popular e política habitacional, pontos críticos em licenciamento, habite-se e alvará, gestão do patrimônio, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 7: Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação
Relatório de Abertura 7.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 7.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo revisão das carreiras e da estrutura organizacional, novos modelos de parceria e incentivo à indústria, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 8: Desenvolvimento Social e do Trabalho, Criança e Adolescente, Idoso, Juventude, Mulher e Igualdade Racial
Relatório de Abertura 8.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 8.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo revisão das carreiras e da estrutura organizacional, novos modelos para prevenção e mitigação de riscos sociais, pontos críticos da rede assistencial, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 9: Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente
Relatório de Abertura 9.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 9.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo revisão das carreiras e da estrutura organizacional, novos modelos para prevenção e mitigação de riscos ambientais, de licenciamento e fiscalização, fomento à agricultura, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 10: Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
Relatório de Abertura 10.1: documento que incorpore um diagnóstico sobre a situação e modelo básico de melhoria.
Desenvolvimentos adicionais 10.2: pesquisas que permitam a intervenção na área, incluindo revisão das carreiras e da estrutura organizacional, novos modelos de parceria, fomento à produção cultural local e ao esporte, situação da infraestrutura física das principais áreas, revisão legislativa e outros pontos que sejam julgados necessários.
Frente 11: DataTank DF (UnB)
Produto 11.1: Novo ambiente de capacitação;
Produto 11.2: Aperfeiçoamento dos recursos de informática, servidores e sistemas
Produto 11.3: Derivado dos produtos 1 ao 10, sistema de monitoramento em tempo real e de geração de dados espaciais da Distrito Federal.
Metodologia
Com múltiplas ações, a pesquisa recorre a diferentes ferramentas metodológicas, específicas para cada frente de atuação. Serão realizados levantamentos de campo para obtenção de dados primários sobre as condições sociais da população do DF, que formarão um novo repositório de dados da UnB e serão objeto análise quantitativas e qualitativas. As principais infraestruturas urbanas necessárias à recuperação econômica serão mapeadas, terão seus níveis de degradação estimados e serão elaboradas propostas de intervenção. Atividades de treinamento e suporte a comunidade, em especial as mais carentes, serão desenvolvidas nas áreas mais afetadas em termos perda de emprego e renda.
Resultados Esperados
Os resultados esperados estão detalhados no item objetivos e metas. Para cada frente listada nos objetivos e metas, espera-se a geração de planos de enfrentamento e mitigação das consequências econômicas, aliadas a ações de capacitação de suporte às comunidades mais afetadas, garantindo maior agilidade da resposta pública e minoração do drama social resultante da pandemia.
Também se espera garantir um amplo diagnóstico de como a infraestrutura urbana e de serviços públicos poderá se modernizar para melhor auxiliar a população na recuperação, com especial preocupação na não degradação das condições de moradia, trabalho e emprego, e preservação dos recursos ambientais do Distrito Federal.
Deve-se observar que a crise advinda da pandemia têm potencial para piorar a relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente, o que se pretende mitigar como resultado das pesquisas realizadas.
Área de Conhecimento
Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Sociais Aplicadas | Engenharias
Subárea de Conhecimento
Administração | Agronomia | Arquitetura e Urbanismo | Economia | Engenharia Civil | Planejamento Urbano e Regional | Probabilidade e Estatística | Saúde Coletiva | Sociologia
Cronograma da Execução
1º trimestre: apresentação do Relatório de Abertura para todas as frentes, com a definição dos subgrupos de atividades que serão objeto de chamadas de propostas, assim como do perfil detalhados das atividades que não são executáveis pela UnB
2º trimestre: consolidação das frentes de trabalho, com detalhamento dos planos de ação e do conteúdo interno dos relatórios. Início dos levantamentos de campo e preparação dos sistemas de análise de dados.
3º trimestre: continuação das ações de coleta de campo, entrega dos diagnósticos sobre degradação da infraestrutura urbana e de algumas frentes. Início dos estudos de dimensionamento espacial. Diagnósticos de alterações legislativas.
4º trimestre: continuação das ações de coleta de campo, entrega dos primeiros resultados de dimensionamento espacial.
5º trimestre: relatório de situação fundiária e análise de contas públicas em razão dos gastos e frustração de receitas da pandemia. Plano integrado de estímulo ao empreendedorismo.
6º trimestre: inauguração dos laboratórios e centros que tiveram a capacidade ampliada com os recursos do projeto. Início do processamento de dados.
7º trimestre: Consolidação das pesquisas de campo em um único banco de dados integrado, com a disponibilização de ferramentas de consulta e processamento.
8º trimestre: entrega das análises de mobilidade urbana e gerenciamento dos espaços. Entrega dos diagnósticos de todas as frentes. Consolidação das informações e dos planos de ações.
9º trimestre: relatório de desempenho das atividades, relatório da situação fundiária e modelo de incorporação tecnológica.
10º trimestre: conclusão das atividades, revisão de documentos e avaliação do legado do projeto com definição de metas para contínua medida de desempenho.
Tempo total de execução previsto
30