Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Floriano Pastore Júnior
Matrícula UnB
134716
Unidade acadêmica da UnB
fpastorej@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Desenvolvimento de máscara e luvas úmidas de proteção
Sumário Executivo da Proposta
O isolamento social é seguramente a melhor postura para o enfrentamento do corno vírus. No entanto, muitos têm que ser expor seja para trabalho, seja para compras etc. E é nesses momentos que pode contrair a doença. Máscaras são uma resposta adequada e muitas propostas já foram feitas, mas nenhuma faz uso de uma técnica simples que é umedecer a máscara para que o vírus, transmitido em gotículas, fique aderido ao líquido que umedece a máscara. Se esse líquido contiver álcool e /ou detergente, a investigar, poderá ser um bom sistema de matar os vírus que forem aderidos a ele. Se a máscara for feita de duas camadas, a externa de tecido atoalhado e a mais interna de tecido normal, pode-se ter uma máscara de proteção inédita. Se, ademais, ela for feita com um sistema de boa vedação nas suas bordas, laterais ou acima e abaixo, pode-se agregar ainda mais proteção ao usuário. Pretende-se que o usuário dessa máscara tenha um pequeno frasco de spray do líquido de proteção usado para umedecer a máscara que de tempos em tempos pode ser renovada.
O mesmo conceito pode ser aplicado a uma luva que também é usada umedecida com um líquido biocida moderado, como álcool, detergente e um sal quaternário de amônia, usado em hospitais. Pretende-se que essa luva atue como um permanente sistema de desinfecção.
Tanto as luvas como a máscara serão feitas de pano atoalhado ou similar, para absorver bem o líquido e mantê-lo aderido o mais prolongado possível. Assim fabricadas, podem ser laváveis e esterilizáveis com ferro de passa roupa caseiro.
Trata-se de uma ideia simples que deve ser tentada. Estando no contexto de uma Chamada da UnB, com certeza obrigará ao proponente, executar a proposta com o rigor que o tema exige.
Palavras-chave
Máscaras de proteção, luvas de proteção
Número de Integrantes da Equipe
3
Nome dos Integrantes da UnB
Floriano Pastore Jr, Patrícia Affiune, Krysten Costa Dias
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
A crise que se abate sobre a sociedade requer ideias criativas para que se possa passar um dos piores períodos que atravessa nossa sociedade. O princípio básico em que apoia a proposta de se cconfeccionar uma máscara e luvas para uso umedecido, parte do preincípio que, ainda que o virus COVID 19, seja bastante letal e perigoso, ele é facilmente eliminado com água e sabão, álcool gel, álcool 70, água sanitária etc. Assim, pode-se ter como base a sua eliminação na própria máscara e nas luvas em uso, quando estiverem com um líquido simples que possa matar o vírus que ficar preso nas tramas do tecido umedecido. Como o líquido pode ser adicionado por spray quando o usuário pá estiver fora de casa, cria-se um sistema que pode ser realmente efetivo contra a proliferação do vírus. Deve-se levar em conta que o vírus é de dimensões relativamente grandes, cerca de 500 nm, e que é transmitido em gotículas que já são bem maiores, na escala de décimos de milímetros. Ou seja, em uma dimensão que pode ser facilmente captável por um pano úmido. Se o líquido for eficiente para matar o vírus, pode-se ter uma boa máscara de proteção. A ideia da luva umedecida com um líquido de limpeza ou virucida moderado, é também interessante pois as mãos deixam de ser vetores de transmissão para serem utensílios de matar os corona vírus.
Breve Fundamentação Teórica
O álcool é um desinfetante importante para o ambiente assistencial e um anti-séptico excepcional, por possuir características microbicidas direcionadas aos microrganismos mais freqüentes neste meio, possuir fácil aplicabilidade, baixo custo e reduzida toxicidade.
Assim, o SARS-CoV-2 pertence à categoria betaCoVs. Possui forma redonda ou elíptica e freqüentemente pleomórfica, e um diâmetro de aproximadamente 60 a 140 nm. Como outros CoVs, é sensível aos raios ultravioleta e ao calor. Além disso, esses vírus podem ser efetivamente inativados por solventes lipídicos, incluindo éter (75%), etanol, desinfetante contendo cloro, ácido peroxiacético e clorofórmio, exceto a clorexidina.
__________
Referências
Santos, A.A.M.; Verotti, M. P.; Sanmartin, J. A.; , Mesiano, E. R. B. IMPORTÂNCIA DO ÁLCOOL NO CONTROLE DE INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Disponivel em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/controle_alcool.pdf. Acessado em 30 de março de 2020.
Cascella M, Rajnik M, Cuomo A, et al. Recursos, avaliação e tratamento Coronavírus (COVID-19) [Atualizado em 20 de março de 2020]. In: StatPearls [Internet]. Ilha do Tesouro (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK554776/
Objetivos e Metas
e.1 Geral: verificar a possibilidade de se preparar dois novos artefatos de proteção individual, uma máscara e um par de luvas para uso umedecido em liquido que destrói o vírus.
e.2 Específicos: - Estudar possíveis tecidos que se possa usar na confecção desses utensílios de proteção.
- Pesquisar a formulação adequada de dois líquidos spray para umedecimento dos dois utensílios de proteção.
- Produzir protótipos para teste.
- Testar os protótipos em uso e em laboratório.
Metodologia
O projeto cumprirá as etapas:
- investigar tecidos que se possa usar na fabricação das máscaras e das luvas.
- pesquisar detergentes de sais quaternários de amônia e suas formulações para uso nos tecidos e em contato com humanos.
- Confeccionar os protótipos.
- Testar os protótipos.
- Publicar os resultados em relatório público para ampla utilização, como contribuição humanitária.
Resultados Esperados
- Definição quanto a eficácia de uso seguro contra os vírus.
- Definição quanto á facilidade e conforto de uso dos dois utensílios de segurança.
- Definição de um conjunto de tecidos passíveis de uso, tanto para a máscara como para as luvas.
- Um conjunto de fórmulas de soluções detergentes e de álcool para uso nas máscaras e luvas.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1) Desenho das máscaras e luvas e definição de tecidos.
Atividade Realizada no período de 30/3 a 13/4
2) Preparação de protótipos.
Atividade Realizada no período de 13/4 a 27/4
1) Testes preliminares dos protótipos.
Atividade Realizada no período de 20/4 a 11/5
2) Preparação de novos protótipos a partir da crítica inicial.
Atividade Realizada no período de 27/4 a 11/5
3) Segunda fase de testes.
Atividade Realizada no período de 20/5 a 26/5
4) Apresentação de relatório final.
Atividade Realizada no período de 11/6 a 25/7
Tempo total de execução previsto
3