Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Pedro Henrique de Oliveira Neto
Matrícula UnB
1034405
Unidade acadêmica da UnB
pedrohenrique.fis@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Descontaminação e Processo de Reutilização de Respiradores de Máscara Facial com Filtro N95
Sumário Executivo da Proposta
A proposta tem como finalidade a elaboração de um procedimento operacional padrão (POP) destinado a descontaminação e reutilização de máscaras faciais com filtro N95. Geraremos dois produtos principais: o Dispositivo de Irradiação Germicida Ultravioleta (IGUV) e o protocolo para descontaminação e reutilização das máscaras. O sistema irá ser implementado imediatamente no Hospital de Base do Distrito Fedral - HBDF e eventualmente em quaisquer hospitais do DF. Este projeto foi dimensionado para atender 4000 funcionários do HBDF, com expectativa de descontaminação e reutilização de aproximadamente 40.000 máscaras. O impacto da proposta está na manutenção do atendimento hospitalar de qualidade, mantendo a segurança do agente de saúde e pacientes; e na redução de custos envolvendo a aquisição de equipamentos de proteção individual.
Palavras-chave
Coronavírus, Equipamento de Proteção Individual, Irradiação Germicida Ultravioleta
Número de Integrantes da Equipe
10
Nome dos Integrantes da UnB
Pedro Henrique de Oliveira Neto, Paulo Eduardo Narcizo de Souza, Taygora Felamingo de Oliveira, José Camargo da Costa, Izabel Cristina Rodrigues da Silva, Daniel Oliveira Freire, Rosana Rodrigues Galletti, Julival Ribeiro, Rodrigo Barbosa Nunes, Pedro Gomes Alencar
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Dispositivos e Circuitos Integrados, Lab. Instrumentação em Física e Desen. de Softwares, Plataforma Integrada de Computação Aplicada, Grupo de pesquisa em Patologia Molecular.
Público alvo
Análise do Contexto
A recente pandemia do vírus SARS-CoV-2 que gerou a COVID-19 vem impactando severamente o sistema de saúde do Brasil e do mundo. Uma grande preocupação neste sentido é a escassez de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo aqui respiradores de máscara facial com filtro N95 (MF-N95). Este projeto trata da adaptação e aplicação de um protocolo destinado a desinfecção e reutilização de máscaras MF-N95. Especificamente, propomos a adaptação de um procedimento de descontaminação de superfície envolvendo a liberação de Irradiação Germicida Ultravioleta (IGUV) aplicado ao contexto dos hospitais da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal com a finalidade de reduzir os riscos associados à reutilização das máscaras MF-N95 não tratadas e contaminadas.
O procedimento baseia-se em três evidências a saber:
- IGUV demonstrou inativar efetivamente uma ampla gama de patógenos humanos, incluindo coronavírus e outros vírus respiratórios humanos em vários modelos de máscaras MF-N95;
- os níveis de IGUV necessários para inativar os vírus respiratórios humanos estão bem abaixo do nível de irradiação que afeta as características de filtração das máscaras MF-N95;
-IGUV pode ser administrada com segurança, respeitando as salvaguardas necessárias.
O protocolo que servirá de base para o projeto em tela foi desenvolvido e disponibilizado em conjunto pelas instituições Nebraska Medicine e University of Nebraska Medical Center, Nebraska, Estados Unidos da América.
Breve Fundamentação Teórica
Estudos demostram que a exposição de IGUV de 1J/cm2 são capazes de descontaminar superfícies contendo o vírus influenza. De forma análoga, a irradiação de IGUV de doses tão baixas quanto 2-5mJ/cm2 já se mostraram eficazes na inativação de coronavírus em máscaras MF-N95. Dado esses intervalos, o protocolo proposto em Nebraska validou a exposição de IGUV em duas doses distintas, de 60 mJ/cm2 e 300mJ/cm2. Neste teste utilizaram-se vírus e bactérias com propriedades similares ao coronavírus. O teste demonstrou uma redução de seis ordens de grandeza na quantidade de organismos ativos. O protocolo apresentado possibilita a irradiação de potencialmente dezenas de máscaras MF-N95 simultaneamente. Também, é ressaltado que existem incertezas quanto ao tempo em que cada máscara MF-N95 mantém as propriedades de interesse. Sendo assim, se faz necessária a validação dos procedimentos quando da elaboração de um protocolo próprio, incluindo nesta, a avaliação da redução microbiana desejada e a manutenção da eficiência de filtração da máscara.
Objetivos e Metas
O presente projeto tem como objetivo principal a construção de um dispositivo de irradiação germicida ultravioleta, e o estabelecimento e a implementação de um POP (Procedimento Operacional Padrão) para a descontaminação e reutilização de máscaras faciais com filtro N95. O objetivo básico do POP é garantir, mediante padronização, o resultados esperado que é a redução das bactérias e organismos virais das máscaras.
Os objetivos específicos (O.E.) desta proposta estão sistematizados na lista a seguir:
(O.E.1) Construir um sistema de Irradiação Germicida Ultravioleta para expor máscaras faciais com filtro N95;
(O.E.2) Avaliar a redução microbiana e a eventual perda de eficiência de filtração das máscaras;
(O.E.3) Adequar o procedimento de descontaminação e reutilização das máscaras, delimitando o tempo de exposição à IGUV e o número máximo de vezes de reutilização;
(O.E.4) Preparar o material para divulgação do POP destinado aos profissionais de saúde que efetivamente farão uso do mesmo;
(O.E.5) Implementar o protocolo imediatamente no Hospital de Base do Distrito Federal.
Metodologia
Na primeira etapa dar-se-á a construção do sistema de IGUV. Baseados num sistema em escala, iremos determinar a configuração que melhor se adéque ao contexto do HBDF. A segunda etapa do projeto destina-se a avaliar a redução microbiana em máscaras teste contendo micro-organismos similares ao SARS-CoV-2. Paralelamente, iremos preparar o material de divulgação que será utilizado para treinar, tanto o pessoal responsável pela realização do procedimento de descontaminação, quanto para os usuários das máscaras, que também terão papel ativo nos procedimentos. Por fim, em uma última etapa, iremos disponibilizar o sistema no HBDF.
Resultados Esperados
De maneira geral, o projeto aqui proposto espera contribuir como uma ação no esforço de mitigar a escassez de equipamentos de proteção individual destinados aos profissionais de saúde. Especificamente, pretendemos estabelecer um procedimento operacional padrão para a descontaminação e reutilização de máscaras faciais com filtro N95. Esperamos contribuir de forma efetiva e rápida no combate à COVID-19 no contexto do Hospital de Base do Distrito Federal. Por fim, o POP que será elaborado neste projeto tem potencial de replicação em vários hospitais da rede pública e privada do Distrito Federal, como em outros locais na federação.
Área de Conhecimento
Ciências da Saúde | Ciências Exatas e da Terra | Engenharias
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
A Faculdade de Ceilândia indicou no SEI 23106030453/2020/FCE/CONT, no dia 25 de março de 2020, que disponibilizará aos servidores públicos da unidade (docentes e técnicos), recursos financeiros de até R$100.000,00 para as ações de combate ao COVID19. A Faculdade de Tecnologia já decidiu apoiar, porém ainda sem valores definidos.
Cronograma da Execução
O cronograma de execução do projeto seguirá através do desenvolvimento de atividades de sorte a cumprir cada um dos objetivos específicos supracitados. Abaixo segue uma divisão em semanas: semana 1) O.E. 1 e O.E. 4; semana 2) O.E. 1, O.E. 2, O.E. 3, O.E. 3; semana 3) O.E. 2, O.E. 3 e O.E. 4; semana 4) O.E. 4 e O.E. 5
Tempo total de execução previsto
12