Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Renato Alves Borges
Matrícula UnB
1048422
Unidade acadêmica da UnB
raborges@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
COVID19 Tracker - Aplicação para Rastreamento da Interação Social em Cenário de Epidemia
Sumário Executivo da Proposta
No cenário de pandemia com crescimento exponencial de novos infectados, a falta de métodos eficazes para rastrear pessoas infectadas e assim promover distanciamento social mais efetivo dificulta o processo de contenção de um vírus que se alastra rapidamente.
O principal objetivo desta aplicação é oferecer à sociedade uma maneira simples de confrontar a ameaça do COVID-19 através de uma solução que rastreia a interação entre pessoas. Tal solução permitirá que o cidadão saiba de forma rápida se entrou em contato com uma pessoa infectada, e se a conhece ou não. Também permite que autoridades do Ministério da Saúde e por consequência outros órgãos, institutos de pesquisa tenham acesso a dados cruciais de rastreabilidade e comportamento. Assim, atuando ativamente na atenuação da curva de contágio e diminuindo a ansiedade dos cidadãos criada durante o cenário de pandemia. A solução proposta é versátil permitindo a integração de diferentes funcionalidades de acordo com a demanda dos profissionais da saúde, e ainda poderá nortear de forma mais precisa as ações de testes reduzindo custos associados. Ainda, tem por princípio a simplicidade, a facilidade de disseminação e uso, e a necessidade de intervenção mínima por parte do usuário, levando em conta a escalabilidade e a minimização das informações armazenadas.
Palavras-chave
Rastreamento social, georeferenciamento, análise de interação social.
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Renato Alves Borges, Daniel Chaves Café, João José Costa Gondim, Marcelo Monte Karam, Rogério Baptista de Sousa, Marina Andrade Lucena Holanda, Flávio Amaral e Silva, Vinícius Fraga Modesto
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais/https://lodestar.aerospace.unb.br
Público alvo
Casos Confirmados | Grupos de Risco | População em Geral | Profissionais da Saúde
Análise do Contexto
Os testes de diagnóstico para COVID-19 são essenciais para rastrear o vírus, entender a epidemiologia, informar o gerenciamento de casos e suprimir a transmissão. Consequentemente, os profissionais da saúde, equipes de desenvolvimento de diagnósticos, e população como um todo precisam de plataformas para estruturar os dados e informações que estão sendo coletados, rastrear cidadãos que estão contaminados, prover serviços de análise estatística e acompanhamento da evolução do quadro geral nas diferentes regiões do país, de tal forma a prover mecanismos que auxiliem na tomada de decisão e ações estratégicas em diferentes cenários de transmissão do surto de COVID-19. É inquestionável a importância desta infraestrutura de coleta, armazenagem e análise dos dados referentes às pessoas contaminadas, dentre outras, como mecanismo para mitigar e suprimir a contaminação e disseminação da doença.
Considerando o caráter emergencial e a necessidade imperativa de ações de toda sociedade visando ao enfrentamento, no Distrito Federal e no Brasil, da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, o presente projeto propõe o desenvolvimento e implementação de uma aplicação de rastreamento social com vistas ao combate do surto do COVID-19.
Breve Fundamentação Teórica
O uso de aplicações móveis para rastreamento e monitoramento de atividades sociais tem sido bastante utilizado em vários contextos. O aumento da mobilidade trouxe desafios e soluções no estudo da segregação social, em especial no contexto de confinamento em residências e cuidados gerais com saúde, vide https://doi.org/10.1016/j.cities.2016.02.003, https://doi.org/10.1145/2509352.2509397, e https://doi.org/10.3390/informatics4010005. Dentro deste contexto, a solução proposta tem por princípio a simplicidade, a facilidade de disseminação e uso, e a necessidade de intervenção mínima por parte do usuário, para prover mapeamento da interação social no cenário de pandemia do COVID-19.
Objetivos e Metas
O principal objetivo é implementar uma aplicação oferecendo à sociedade uma maneira simples de confrontar a ameaça do COVID-19 através de uma solução que rastreia a interação entre pessoas. A solução também leva em conta a escalabilidade e a minimização das informações armazenadas visando preservar a privacidade do indivíduo.
Metodologia
Implementação de um aplicativo móvel para coleta de dados suportado por banco de dados no seu backend e aplicação web para gerenciamento e consulta.
Resultados Esperados
O resultado esperado é a aplicação implementada e totalmente operacional, mediante interação com o pessoal de saúde para ajuste às necessidades.
Especificamente, a solução permitirá:
• Utilizar os dados coletados e já existentes para agregar qualidade às informações voltadas para a população como um todo;
• Georreferenciar os indivíduos testados para o COVID-19, permitindo rastreabilidade e análise de interação social;
• Identificar e mapear zonas de risco;
• Auxiliar no planejamento e nas ações estratégicas de isolamento social.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Mês 1 - Aquisição de serviços de terceiros (e.g. nuvem) e protótipo funcional;
Mês 2 - Testes;
Mês 3 - Aproximação dos profissionais da saúde;
Mês 4 - Relatório preliminar;
Mês 5 a Mês 12 - Ampliação da capacidade do sistema, atividades de extensão, coleta de resultados e relatório final.
Tempo total de execução previsto
12