Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
Matrícula UnB
1060872
Unidade acadêmica da UnB
liviabarretofarm@hotmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
COVID – Colaboração para a vida
Sumário Executivo da Proposta
A proposta visa a elaboração de produtos para higiene e limpeza, pessoal e domissanitária, como ferramenta de combate ao COVID19 pela população carente do DF, especialmente para o Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), moradores de rua, idosos que residem em asilos e crianças que residem em orfanatos no DF, assim como a comunidade universitária de baixa renda. Os produtos serão elaborados através da cooperação dos laboratórios Multidisciplinares de Tecnologias e Controle Microbiológico da Faculdade de Ceilândia (LABTEC/FCE/UnB), Laboratório de Tecnologias de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos (LTMAC/FS) e Farmácia Escola da Universidade de Brasília.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Higiene Saúde COVID19
Número de Integrantes da Equipe
26
Nome dos Integrantes da UnB
Adriana Vieira Soares, Amanda da Conceição de Almeida, Antônio Leonardo De Freitas Garcia, Camila Alves Areda, César Roberto dos Santos, Daniela Castilho Orsi, Eduardo Antônio Ferreira, Eliana Fortes Gris, Elton Clementino da Silva, Evalina Costa de Sousa, Guilherme Martins Gelfuso, Izabel Cristina Rodrigues da Silva, Jéssica Thalita Fernandes Alves da Silva, Jessika Layane da Cruz Rocha, Joyce Silva dos Santos, Letícia Rezende Brito, Lívia Cristina Lira de Sá Barreto, Marcilio Sergio Soares da Cunha Filho, Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners, Modoaldo Teles do Espírito Santo, Natane Castelo Branco Duarte, Noemia Urruth Leão Tavares, Tais Gratieri, Vivian da Silva Santos, Yasmin Geovana Pinheiro Yoshida, Zenia Maria Maciel Lavra
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Análise do Contexto
A proposta consiste em uma estratégia de combate e contenção à doença causada pelo coronavírus (COVID19), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020 como uma epidemia de abrangência global. Apesar dos esforços de diversos pesquisadores em diferentes países para busca dos tratamentos e prevenção da COVID19, o isolamento social e a higienização consistem nas únicas armas disponíveis para combate imediato. Entretanto, moradores de rua, idosos que residem em asilos e crianças que residem em orfanatos no DF, assim como a comunidade universitária de baixa renda carecem de recursos financeiros para a obtenção dos produtos para higiene e limpeza.
Breve Fundamentação Teórica
O novo coronavirus, COVID19 , é o agente causador da pandemia de síndrome respiratória aguda em humanos. Como todos os outros vírus da família Coronaviridae, o COVID19, em sua camada externa, é protegido por um “envelope viral”, que possui em sua composição lipídeos. Dessa forma, produtos que desestabilizem essa camada protetora são utilizados para inativar esses agentes infecciosos, e são ferramentas essenciais de combate a pandemia, e devem ser utilizados pela população e pelos profissionais de saúde. Agentes de higiene e limpeza, pessoal e domissanitária (sabões, sabonetes, álcool à 70%) são uma forma eficiente de diminuir a disseminação desse vírus, e de proteger a população. Não obstante, as matérias primas para elaboração desses produtos são de baixo custo, biodegradáveis e alguns podem ser elaborados a partir de resíduos domésticos (sabões).
Objetivos e Metas
Elaborar 4 tipos de produtos para higiene e limpeza, pessoal e domissanitária, listados à continuação, preferencialmente em embalagens de 100mL ou 100g, com intuito de atender ao máximo número da população carente do DF, bem como o Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB).
Objetivos específicos
-Elaborar, envasar e distribuir solução ou gel hidroalcoólico 60-70% para higienização das mãos;
- Elaborar, envasar e distribuir sabonete em barra para higiene pessoal;
- Elaborar, envasar e distribuir sabonete líquido para higiene pessoal e/ou
- Elaborar, envasar e distribuir sabão líquido domissanitário.
Metodologia
As soluções, serão elaboradas por mistura dos insumos e envasados.
O gel será elaborado por mistura dos insumos primários ou adaptação de fórmulas existentes no mercado e envasados.
Sabonete será elaborado por fusão da base, mistura com excipientes e envasados.
Sabão será elaborado através da reação de saponificação, seguido da adição de insumos otimizadores do poder de limpeza e neutralizadores. O produto obtido será envasado.
Amostras serão submetidos aos ensaios de controle qualidade antes de sua distribuição à população carente.
Em adição, professores do curso de Farmácia/FCE realizarão a orientação sanitária dos produtos.
Resultados Esperados
Através da cooperação de trabalho entre os diferentes laboratórios envolvidos, Multidisciplinares de Tecnologias e Multidisciplinares de Controle de Qualidade Microbiológico da Faculdade de Ceilândia e Laboratório de Tecnologias de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos (LTMAC/FS), deseja-se elaborar semanalmente, no mínimo, 600 unidades, preferencialmente de 100g ou 100mL, dos produtos de higiene propostos, a serem distribuídos durante a execução do projeto para à população carente do DF e ao Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB).
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
A Faculdade de Ceilândia indicou no SEI 23106030453/2020/FCE/CONT, no dia 25 de março de 2020, que disponibilizará aos servidores públicos da unidade (docentes e técnicos), recursos financeiros de até R$100.000,00 para as ações de combate ao COVID19.
A Faculdade de Saúde reforçou a importância das ações para o combate ao COVID19, mas não indicou valores de recurso financeiro que será disponibilizado às ações de combate ao COVID19 em sua unidade.
Cronograma da Execução
Abril a setembro de 2020: produção de produtos de higiene e limpeza; distribuição à comunidade universitária de baixa renda, Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), moradores de rua, idosos que residem em asilos e crianças que residem em orfanatos no DF e elaboração de relatório produtivo/trabalho acadêmico.
Tempo total de execução previsto
6