Informações
Nível de aprovação pela UnB
Submetido pela comunidade acadêmica
Nome Completo do Proponente
Graziella França Bernardelli Cipriano
Matrícula UnB
1057782
Unidade acadêmica da UnB
grafbc10@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
COVID -19: Capacitação para Fisioterapeutas e profissionais da saúde
Sumário Executivo da Proposta
O Grupo de trabalho “Fisioterapia nas ações de enfrentamento ao COVID -19”, tem colaborado com o Curso “COVID-19: Capacitação para profissionais de saúde do HUB/ EBSERH”, com objetivo de capacitar fisioterapeutas e profissionais da saúde quanto a avaliação e intervenção de pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19, no contexto da alta complexidade.
As atividades estão relacionadas em ações educativas, realizadas por meio da criação de mapeamento de processo, utilizando fluxogramas decisórios e vídeos com conteúdo prático, baseados em evidências científicas e adaptados ao cenário local. Os profissionais da saúde de todo os Hospitais filiados da rede EBESERH (41 HUs) poderão acessar o curso, com módulos direcionados a Ventilação Mecânica, Ressuscitação Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Além disso, os participantes, terão um momento de avaliação da aprendizagem, com o intuito da proporcionar uma análise reflexiva do participante em relação a compreensão e a assimilação do conteúdo.
Dessa maneira, os profissionais poderão seguir as recomendações a serem implementadas no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/EBSERH) para manejo clínico do paciente com Sars-Cov-2 visando melhorar proteção dos profissionais da saúde e qualidade da assistência e obtenção de desfechos favoráveis para auxiliar no combate ao COVID -19.
Destacamos que esta ação vem sendo construída por meio de evidências científicas e opinião de profissionais especializados em terapia intensiva, tendo como pilares fundamentais a responsabilidade social e a solidariedade com os profissionais de saúde que estão envolvidos na assistência dos pacientes com suspeita ou confirmação do COVID-19.
Palavras-chave
COVID-19; Treinamento em saúde; Formação em Saúde
Número de Integrantes da Equipe
7
Nome dos Integrantes da UnB
Profa. Dra. Graziella França Bernardelli Cipriano (FCE/UnB) (responsável), Prof. Dr. Sergio Mateus (FCE/UnB), Prof. Dr. Gerson Cipriano (FCE/UnB), Prof. Leonardo Petrus (FCE/UnB), Profa. Dra. Liana Gomide (FCE/UnB). Fisioterapeuta Esp. Magali Oliveira (HUB/UnB). Psicóloga Patrícia Antônia Santos Costa (HUB/UnB).
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Nome dos integrantes externos a UnB
isioterapeuta Esp. Magali Oliveira (HUB/UnB). Psicóloga Patrícia Antônia Santos Costa (HUB/UnB).
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Análise do Contexto
Fundamentação Teórica
A doença infecciosa Coronavírus 2019 (Covid-19) é causada pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) (LIN, 2020). Este novo vírus possui um alto potencial de contágio com grande impacto sobre os sistemas de saúde.
O COVID-19 em sua forma grave se manifesta por Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). Sem internação em Unidade de Terapia Intensiva o paciente grave com SDRA evolui para parada cardiorrespiratória e óbito. Não há tratamento medicamentoso ou vacina até o presente momento (Rodriguez-Morales et al., 2020).
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde há 78162 casos confirmados de COVID-19; e, no Distrito Federal 1275 CASOS, sendo 108 internados por SDRA e 28 óbitos (29/04/2020). Segundo Observatório PrEpidemia sugerem picos de internação nas Unidades de Terapia Intensiva no DF. É fundamental capacitar profissionais para reforçar a equipe multiprofissional envolvida no atendimento de pacientes com SDRA por COVID-19.
Objetivos:
Desenvolver mapeamento de processo para habilidades práticas no ambiente hospital para manejo do paciente grave;
Capacitação de competências e habilidades práticas para os procedimentos na tomada de decisão clínica;
Observar o grau de assimilação dos conteúdos;
Divulgação de informações a respeito habilidades técnicas dos diferentes procedimentos terapêuticos.
Metas:
Desenvolver fluxograma contínuo;
Elaborar vídeos práticos em ambiente de simulação realística;
Desenvolver questionário para detectar a assimilação do conteúdo;
Divulgar o material na comunidade da Universidade de Brasília e profissionais de saúde.
Metodologia
O projeto de pesquisa será desenvolvido em três etapas. A primeira será constituída por meio de uma revisão das principais evidências científicas relacionadas a COVID-19, com abordagem no ambiente de Terapia Intensiva. Posteriormente, serão realizados o mapeamento de processos em saúde, por meio dos fluxogramas contínuos, juntamente com a elaboração de vídeos realizados em ambiente de simulação realística. Serão elaborados 10 fluxogramas e 8 vídeos relacionados aos procedimentos técnicos indispensáveis ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pela COVID-19 e com manifestações clínicas estratificadas em moderada (dispneia aos esforços habituais) e grave (insuficiência respiratória aguda, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdico), a saber: 1) Suplementação De Oxigênio; 2) Procedimento De Intubação Orotraqueal; 3) Ajustes Iniciais Da Ventilação Mecânica; 4) Ajustes Da Ventilação Mecânica Na Síndrome Do Desconforto Respiratório Agudo;5) Manobra De Posição Prona 6) Execução Da Posição Prona;7) Desmame Da Ventilação Mecânica; 8) Extubação 9)Aspiração Traqueal E 10) Ventilação Mecânica Na Reanimação Cardiopulmonar.
Os fluxogramas serão elaborados utilizando simbologia unificada de acordo com Unified modeling Language(UML), sendo que os losangos representam decisões, as caixas abauladas indicam o início e término do processo. Enquanto as caixas com bordas pontilhadas representam os critérios clínicos e informações adicionais. Caixas de cor vermelha representam procedimentos contraindicados. Além disso, serão incluídas as referências bibliográficas com links para que o profissional da saúde possa buscar informações adicionais em bases de dados científicas. Serão destacadas ainda a importância da colocação adequada dos equipamentos de proteção individual, assim como dos procedimentos preparatórios e materiais necessários para cada procedimento.
A segunda etapa consistirá na análise de forma e de conteúdo dos fluxogramas e vídeos, realizada pela avalição crítica de especialistas (juízes) com caráter multidisciplinar, tendo como produto final a consolidação dos mesmos.
A terceira etapa será composta pela divulgação do material na plataforma de educação à distância da escola EBSERH de educação corporativa para treinamento dos profissionais de saúde (3EC), os mesmos serão apresentados de forma sistemática e contínua. Como forma de averiguar a assimilação do conteúdo, cada fluxograma apresentará cinco questões de múltipla escolha, complete e discriminação de itens em assertivas, e as questões seguirão um formato e “feedback adiado”. Ao final, será possível quantificar o número de participantes, análise individual de cada questão e do escore final das questões de acordo com fluxograma.
Área de relação do projeto
Breve Fundamentação Teórica
Fundamentação Teórica
A doença infecciosa Coronavírus 2019 (Covid-19) é causada pelo vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) (LIN,
Objetivos e Metas
Desenvolver mapeamento de processo para habilidades práticas no ambiente hospital para manejo do paciente grave
metas
Desenvolver fluxograma contínuo
Metodologia
O projeto de pesquisa será desenvolvido em três etapas. A primeira será constituída por meio de uma
Resultados Esperados
O presente projeto, têm como perspectivas futuras o desenvolvimento de material educativo e instrucional a ser disponibilizado na plataforma de educação à distância da escola EBSERH de educação corporativa para treinamento dos profissionais de saúde, ,para tomada de decisão clinica, para os que estão na assistência direta aos pacientes com COVID-19.
Destacamos que esta ação vem sendo construída por meio de evidências cientificas e opinião de profissionais especializados em terapia intensiva, tendo como pilares fundamentais a responsabilidade social e a solidariedade com os profissionais de saúde que estão envolvidos na assistência dos pacientes com suspeita ou confirmação do COVID-19.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
O projeto demanda algum laboratório da UnB? Se sim, qual?
Não.
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
não
Cronograma da Execução
Material disponível na plataforma 3EC até 20/05/2020.
Tempo total de execução previsto
30 dias
Orçamento