Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rafael Rodrigues da Franca
Matrícula UnB
1098748
Unidade acadêmica da UnB
rrfranca@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Correlações entre variações climáticas e a disseminação do novo coronavírus no Brasil
Sumário Executivo da Proposta
O Sars-Cov-2, chamado novo coronavírus, tem sido responsável, em 2020, por uma pandemia veloz e sem precedentes na história recente da humanidade. Assim como os demais vírus da família coronavírus, é provável que sua proliferação seja maior em condições climáticas frias e secas, enquanto que sob temperaturas ambientes superiores a 30º C sua reprodução e vida útil diminuam. Dado que a disseminação do vírus pelo mundo ainda é recente e a maioria das pesquisas científicas encontra-se em curso, existem dúvidas e especulações sobre o tempo de permanência e sobrevivência do vírus sob diferentes condições atmosféricas e nos mais diversos tipos de superfícies. Portanto, se fazem necessárias pesquisas que investiguem correlações entre variações climáticas, especialmente temperatura, umidade relativa do ar e precipitação pluvial, e a disseminação do novo coronavírus em diferentes regiões (e climas) do Brasil.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Sars-Cov-2, clima, correlações, Brasil
Número de Integrantes da Equipe
4
Nome dos Integrantes da UnB
Rafael Rodrigues da Franca, Ananda Santa Rosa de Andrade, mais 2 bolsistas de graduação
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Climatologia Geográfica
Público alvo
Análise do Contexto
Considerando a condição de transmissão comunitária do Sars-Cov-2 em todo o país, dado divulgado pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 454 em 20 de março de 2020, e que a grande maioria dos municípios e estados do Brasil tem adotado medidas de afastamento social para retardar o avanço da curva epidêmica, a presente proposta tem como objetivo geral investigar correlações entre variações de elementos climáticos e a disseminação do vírus em diferentes climas do Brasil. Nesse sentido, a proposta apresenta como área de estudo os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.
Breve Fundamentação Teórica
A disseminação dos vírus é afetada por inúmeros fatores, incluindo condições climáticas. A relação entre a variação de elementos climáticos, como a temperatura, umidade relativa do ar e a precipitação pluvial, e a disseminação do Sars-Cov-2 tem sido investigada por cientistas de todo o mundo. Alguns trabalhos, publicados recentemente, tem buscado compreender melhor essas relações em diferentes países. Wang et al. (2020), que analisaram dados de 100 cidades chinesas, concluíram que o aumento da temperatura e da umidade relativa do ar diminuem significativamente a transmissão do vírus. Bukhari e Jameel (2020) realizaram uma pesquisa semelhante para diferentes países e encontraram resultados que indicam que 90 % dos registros das transmissões ocorreram em temperaturas entre 3ºC e 17ºC e umidade absoluta entre 4 e 9 g / m3. Contudo, ressaltam que tais resultados de forma alguma sugerem que o vírus não se espalharia em regiões úmidas e quentes.
Objetivos e Metas
Objetivo geral: Investigar correlações entre variações de elementos climáticos e a disseminação do vírus Sars-Cov-2 em três diferentes capitais do Brasil.
Objetivo Específico: Analisar correlações estatísticas entre variações da temperatura do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluvial e a evolução da curva epidêmica nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Metodologia
Levantamento, tabulação e análise de dados epidemiológicos junto ao Ministério da Saúde e às secretarias municipais de saúde.
Levantamento, tabulação e análise de dados climáticos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia.
Utilização de software estatístico para análises de correlação entre as variáveis.
Apresentação dos resultados em matrizes de correlação e gráficos, além de relatório de pesquisa e artigos científicos.
Resultados Esperados
Ampliar conhecimento acerca da dinâmica de disseminação do Sars-Cov-2 em climas tropicais.
Contribuir para compreensão do papel dos fatores ambientais na disseminação do vírus.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Duração da pesquisa: meses de abril de 2020 à março de 2021 (12 meses)
Meses de abril a dezembro de 2020: estudo do estado da arte sobre o tema; levantamento, tabulação e análise de dados climáticos e epidemiológicos.
Meses de janeiro a março de 2021: produção de relatório com resultados e submissão de artigos científicos.
Tempo total de execução previsto
6