Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Carla Massignan
Matrícula UnB
1380052
Unidade acadêmica da UnB
carmassignan@yahoo.com.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Condições emocionais, comportamentais e psicológicas de crianças e adolescentes durante a pandemia COVID-19: uma revisão sistemática
Sumário Executivo da Proposta
A infecção pelo COVID-19, é uma síndrome respiratória aguda grave causada por um tipo de corona vírus (SARS-CoV-2) identificado no final de 2019 na China. Por ser um vírus de alta capacidade de infecção e propagação, levou ao rápido aumento do número de casos em todo o mundo. Como consequência, foram necessárias medidas de prevenção como o isolamento social que afetou mais de um terço da população mundial. As medidas de prevenção e o receio da infecção afetaram a rotina das pessoas e crianças e adolescentes podem enfrentar dificuldades com as escolas fechadas e as mudanças impostas pela nova realidade. Para compreender melhor como as criaças e adolescentes estão se sentindo diante da pandemia, há necessidade de estudos que possam reunir a melhor evidiencia disponível. Assim, o presente projeto de pesquisa propõe realizar uma revisão sistemática para identificar a prevalência e a magnitude das condições emocionais, comportamentais e psicológicas em crianças e adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Serão pesquisadas as seguintes bases de dados: PubMed, EMBASE, Scopus, Web of Science, Lilacs e PsycINFO bem como a literatura cinzenta (OpenGrey, Google Scholar). As listas de referências dos artigos incluídos serão pesquisadas. A estratégia de busca será adaptada para cada base de dados com o auxílio de uma bibliotecária e não haverá restrição de idioma ou de data de publicação. Serão incluídos estudos observacionais em crianças e adolescentes que participaram de isolamento social por pelo menos 24 horas e incluiram dados sobre a prevalência de doença mental ou bem-estar psicológico ou sobre fatores associados à doença mental ou bem-estar psicológico, e medida de comportamento e/ou ansiedade durante a fase da pandemia COVID-19. Serão excluídos artigos de revisão e resumos de conferências. A revisão será conduzida por 3 revisores independentes em 2 fases, leitura de resumos e de textos completos. Divergências serão resolvidas por consenso. A ferramenta para avaliação do risco de viés será do Instituto Joanna Briggs. A síntese dos resultados será realizada de forma narrativa considerando os desfechos: (a) prevalência de doença mental e/ou alteração pscicológica; (b) prevalência de alteração de comportamento; (c) prevalência de ansiedade e/ou medo; (d) associação de doença mental e/ou alteração psicológica, alteração de comportamento e/ou ansiedade e/ou medo; com as medidas de distanciamento social. Com este projeto epera-se contribuir com evidência científica consistente para a tomada de decisão em relação à saúde das crianças e dos adolescentes durante a pandemia da COVID-19 e durante a retomada da rotina pós-pandemia, além de agregar conhecimento que possa ajudar na implementação de estratégias para lidar com a saúde mental/emocional de crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Covid-19, coronavirus, saúde mental, criança, adolescente, revisão sistemática
Número de Integrantes da Equipe
9
Nome dos Integrantes da UnB
Júlia Meller Dias de Oliveira, Luciana Butini Oliveira, Patrícia Pauletto, Karyn Lehmkuhl , Michele Bolan, Eliete Guerra, Bruce Dick, Graziela De Luca Canto, Carla Massignan
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Com o surto da COVID-19, as pessoas ficaram sujeitas à quarentena em muitas partes do mundo. Pesquisas em epidemias anteriores, com crianças e pais em quarentena, sugerem que os escores médios de estresse pós-traumático foram quatro vezes maiores em crianças que ficaram em quarentena do que naquelas que não precisaram do afastamento social. Crianças e adolescentes podem enfrentar dificuldades como frustração e tédio, diminuição da atividade física, diminuição no rendimento escolar, aumento do tempo de telas, problemas relacionados ao sono, além dos relacionados à falta de contato pessoal com colegas, amigos e professores. As crianças com necessidades especiais também podem apresentar alterações de comportamento e estresse diante da nova realidade. Ademais, a quarentena relacionada à COVID-19 pode levar à falta de espaço pessoal em casa e à dificuldade financeira familiar o que torna a experiência relacionada à COVID-19 ainda mais problemática. Há diferenças nas experiências das famílias diante da atual pandemia, algumas podem ter perdido entes queridos enquanto outras ainda estão longe de áreas tão fortemente afetadas, e há ainda aquelas que enfrentam o distanciamento entre pais e filhos porque os primeiros trabalham na linha de frente do combate ao vírus. Os próprios adultos enfrentam incertezas, isolamento, medo de ser infectado, somado a isso há ainda a preocupação em ajudar os filhos a passarem por essa situação da melhor maneira possível.
A equipe de pesquisa contará com a participação e cooperação entre Programas de Pós-Graduação consolidados. Haverá parceria com as seguintes instituições nacionais: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Faculdade São Leopoldo Mandic, além da colaboração internacional da Universidade de Alberta (UofA).
Breve Fundamentação Teórica
Entender a influência da pandemia da COVID-19 na vida de crianças e adolescentes pode ajudar não apenas a elas e às suas famílias, como também os gestores em saúde a planejarem ações voltadas tanto ao momento atual da crise em saúde quanto na retomada da rotina após a pandemia. Há a necessidade de estudos que possam auxiliar na ampla compreensão da situação. Assim, a revisão sistemática tem o papel de reunir as melhores evidências referentes ao assunto de forma a ajudar na tomada de decisões com relação à saúde emocional, comportamental e psicológica de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19.
Objetivos e Metas
O objetivo geral é dentificar a prevalência e a magnitude das condições emocionais, comportamentais e psicológicas em crianças e adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Como objetivo específico, avaliar se existe associação entre problemas emocionais, comportamentais e/ou psicológicos em crianças e adolescentes com as medidas de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19. Temos como metas: a) Formação de recursos humanos: capacitar um aluno de graduação e um de pós-graduação em RS, com visão de ciência baseada em evidência científica, e incentivar o trabalho em equipe.
b) Avanço no estágio atual do conhecimento sobre a doença COVID-19 divulgando os resultados em congresso além da publicação de um artigo em uma revista de alto fator de impacto.
c) Implementação de ações públicas com intuito de melhorar a saúde de crianças e adolescentes por meio de evidências científicas para embasar ações no SUS.
Metodologia
O projeto trata-se de uma revisão sistemática da literatura.
Pergunta de pesquisa: Qual é a prevalência e a magnitude das condições emocionais, comportamentais e psicológicas em crianças e adolescentes durante a pandemia da COVID-19?
Estudos observacionais serão incluídos se atenderem aos critérios do PECO: crianças e adolescentes (P), pandemia COVID-19 (E), n/a (C), e prevalência e magnitude das condições emocionais, comportamentais e psicológicas (O). Para ser incluído, a amostra do estudo precisa ser composta por crianças e adolescentes que participaram de isolamento social por pelo menos 24 horas com dados sobre a prevalência de doença mental ou bem-estar psicológico.
Resultados Esperados
1. Contribuir com evidência científica consistente para a tomada de decisão em relação à saúde das crianças e dos adolescentes durante a pandemia da COVID-19 e durante a retomada da rotina pós-pandemia.
2. Permitir livre acesso aos dados para implementação de estratégias para lidar com a saúde mental/emocional de crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde.
3. Treinar equipe de pesquisa contribuindo para a formação de recursos humanos por meio de alunos de graduação e pós-graduação.
4. Divulgar os resultados da pesquisa em congressos e revistas científicas. Ajudar na divulgação dos resultados nos meios não acadêmicos.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1.Capacitação e integração da equipe - mês 1
2.Busca nas bases de dados - mês 1
3.Identificação e seleção dos estudos - mês 2
4.Extração dos dados - mês 3
5.Análise do risco de viés e da certeza da evidência - mês 3
6.Redação e Submissão do Artigo. Elaboração do Resumo Executivo e do Relatório final - mês 4
7.Apresentação do trabalho em Congressos, retorno dos resultados à comunidade científica e gestores de saúde - mês 4
Tempo total de execução previsto
4