Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Larissa Polejack Brambatti
Matrícula UnB
1035495
Unidade acadêmica da UnB
larissapolejack@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
"COMUNIDADE QUE CUIDA": PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DIANTE DA EPIDEMIA DA COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
A proposta tem a intenção de pesquisar ações de prevenção, promoção e atenção à saúde oferecidas pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU), aos estudantes, servidores técnicos e docentes e terceirizados da Universidade de Brasília no período da epidemia da COVID-19 e fortalecer as redes internas de cuidado e solidariedade. Pretende-se (a) implementar parcerias com outras unidades acadêmicas, administrativas e serviços da UnB, assim como com atores externos a essa comunidade, para absorção, encaminhamento ou compartilhamento em rede das queixas, demandas e dificuldades apresentadas pela comunidade universitária, (b) identificar principais demandas apresentadas pela comunidade universitária, que busca suporte psicológico online disponibilizado por profissionais da rede externa indicada pela DASU, considerando variáveis biopsicossociais, (c ) verificar os principais desafios e problemas apresentados pelas equipes da DASU na implementação dessas ações no período da epidemia COVID-19 e (d) avaliar o impacto da epidemia COVID-19 na saúde mental dos membros da comunidade universitária que participaram de ações de atenção, prevenção e promoção da saúde disponibilizadas pela DASU no período da epidemia.
Palavras-chave
Promoção da Saúde, atenção psicossocial, Saúde mental
Número de Integrantes da Equipe
34
Nome dos Integrantes da UnB
Profa. Dra. Larissa Polejack (Diretora da DASU), Profa. Dra. Josenaide Engracia dos Santos (Coordenadora da Co-redes), Angela Ferreira, Maisa Oliveira Gomes,Karen W. da Matta,Cinthya Vivianne de Souza Rocha Correia, Aline Azevedo Araujo, Bertiane Maria Gadelha de Freitas, Rufina Daniela Pinheiro Braga,Henriqueta Carvalho Silva, Ana Lígia Montalvão de Souza, Kenia Alves Guimaraes,Claudete Clug Olivo, Rita Aparecida Lopes Albino da Fonseca, Dra. Cristineide Leandro França,(Coordenadora da COAP),Caroline Gobatto,Jane Araújo, Laene Pedro Gama, Layreane Salviano, Soraya Waquim, Valéria Rilho, Dra Julia Chagas (Coordenadora da CoEDUCA),Fernanda Cardoso da Silva, Giovanna Nascimento Alves, Isamar Gonçalo de Sousa Ribeiro,Joana D’Arc Sampaio de Souza,Lígia Carvalho Libâneo,Madalena Maria Cavalcante Ribeiro, Mallu Stéphanie de Almeida Nunes, Márcia Denise Rodrigues Alves Saraiva, Martha Maria Borba Lins da Silva, Rafaela Eloy de Novaes, Renes Pereira Costa, Profa. Dra. Dione Oliveira Moura (FAC), Doralice Oliveira Gomes (SES-DF), Hélio da Costa Marim (SES-DF)
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Em 2019, o mundo foi surpreendido por uma nova epidemia, iniciada na China, o novo Coronavírus designado como Sars-Cov-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Covid-19 é o nome da doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, conforme Zhang (2020). A doença tomou proporções alarmantes na China e propagou-se para o mundo, a Organização Mundial de Saúde em 30 de janeiro de 2020, declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus, a COVID-19 e constitui-se uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – Pandemia, o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional (OPAS, 2020).
O Brasil confirmou 2.915 casos e 77 mortes de COVID-19 no do dia 26 de março de 2020, e os casos aumentando. Nesse cenário, o Ministério da Saúde (MS) seguiu a orientação mundial e recomendou isolamento para evitar a infecção da população. Zhang (2020) afirma que o isolamento social deve ser considerado como uma alternativa importante conter a disseminação do vírus.
Reconhecendo a magnitude do impacto da COVID-19 sobre a população, o Distrito Federal declarou o isolamento social em todo o seu território. A Universidade de Brasília (UnB), seguiu a orientações e suspendeu suas atividades para proteção de sua comunidade de 53.657 pessoas nos quatro campi, sendo 39.624 alunos de graduação, 8.048 alunos de pós-graduação, 3.198 técnico-administrativos e 2.787 docentes (Anuário Estatístico, 2017).
Nesse cenário de epidemia, a UnB criou o comitê gestor do plano de contingência da UnB (COES-UnB) visando o enfrentamento da emergência de saúde pública de decorrente da COVID-19 . Vinculado ao COES-UnB, foi criado um grupo de trabalho em saúde mental (coordenado pela DASU) agregando docentes de vários campi para construir estratégias de promoção e prevenção e cuidado em saúde mental para a comunidade da UnB. O objetivo deste projeto é proporcionar um maior aporte a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária para organização de estratégias de promoção e prevenção a agravos da saúde para lidar com os problemas decorrentes da epidemia da COVID-19 nas diferentes fases da epidemia, em especial na fases de transmissão sustentada e de recuperação (quando esperamos retorno gradual das atividades presenciais) e pensar as atividades para melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade acadêmica no cenário descrito acima.
A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) é vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC/UnB) e foi criada em maio de 2019 com a missão de coordenar políticas e estratégias de atenção à saúde e à qualidade de vida da comunidade universitária. Comprometida com esse propósito, a DASU realiza atividades direcionadas à prevenção de agravos à saúde e à promoção da saúde e à atenção biopsicossocial que traduzam em melhoria na qualidade de vida das pessoas assistidas. Esta diretoria desenvolve suas atividades em três Coordenações:
✔ Coordenação de Atenção Psicossocial (CoAP)
Realiza acolhimento psicossocial, avaliação de demandas de saúde mental, atendimento psicológico individual e em grupo e primeiros atendimentos de intervenção em crise para toda a comunidade universitária.
✔ Coordenação de articulação de Redes para Prevenção, Promoção e Atenção à Saúde (Co-Redes)
Oferece acolhimento psicossocial e iniciativas em promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar para realização de ações voltadas à saúde da comunidade universitária
✔ Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca)
Oferece acolhimento à comunidade acadêmica, atendimento ao curso e formação e consolidação de redes da comunidade educativa.
Breve Fundamentação Teórica
A COVID-19, impôs a comunidade universitária, restrições de deslocamento para suas atividades, podendo levar a problemas de saúde nas dimensões psíquicas, física e social, como ansiedade, depressão, alimentação excessiva, uso de substâncias psicoativas, medicalização excessiva, tentativa de autoextermínio, que podem interferir na qualidade de vida. Pensar em ações voltadas para promoção da saúde e prevenção de agravos a saúde em tempos de COVID19 é um desafio que será pautado nos princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (1998), considerando intervenções sobre os determinantes gerais da saúde, promovendo a saúde física, mental e social; capacitando a comunidade para uma melhor informação sobre a epidemia; ações que atinjam toda a comunidade, com a colaboração de múltiplos setores e oferta de multi estratégias. Ainda de acordo com Lange e Vio (2006), as áreas prioritárias para promoção da saúde na universidade são a alimentação, a atividade física, a diminuição do consumo de tabaco, álcool e outras drogas e os fatores psicossociais.
Em crises sanitárias é fundamental que existam ações voltadas para o cuidado da saúde mental para que haja capacidade de enfrentamento e resiliência das situações vivenciadas que podem estar relacionadas ao medo da contaminação, medo da morte, insegurança econômica e vivência de luto (Taylor, 2019). A COVID-19 traz novos desafios nunca antes vivenciados nesta magnitude global e é fundamental que possamos monitorar e avaliar seus impactos na saúde da nossa comunidade afim de poder melhor cuidar.
Objetivos e Metas
Objetivos e Metas:
✔ Desenvolver ações de educação para saúde na Universidade de Brasília em tempos de pandemia de Covid-19.
✔ Ampliar rede de apoio psicossocial com rede pública e privada.
✔ Ampliar o número de colaboradores pra atendimento em saúde mental
✔ Ofertar serviços preventivos, de cuidado e de atenção à saúde. (Acolhimento psíquico, nutricional e verificação de glicemia e pressão arterial).
✔ Disponibilizar práticas integrativas de saúde com alcance na comunidade em tempos de em tempos de COVID 19.
✔ Desenvolver ações de psicoeducação em promoção da saúde e educação para comunidade universitária em tempos de COVID 19.
✔ Articular parcerias intersetorial e interdisciplinar em tempos de COVID 19
✔ Implementar parcerias com outras unidades acadêmicas, administrativas e serviços da UnB, assim como com atores externos a essa comunidade, para absorção, encaminhamento ou compartilhamento em rede das queixas, demandas e dificuldades apresentadas pela comunidade universitária.
✔ Identificar principais demandas apresentadas pela comunidade universitária, que buscou suporte psicológico online disponibilizado por profissionais da rede externa indicada pela DASU, considerando variáveis biopsicossociais.
✔ Verificar os principais desafios e problemas apresentados pelas equipes da DASU na implementação dessas ações no período da epidemia COVID-19.
✔ Avaliar o impacto da epidemia COVID-19 na saúde mental da comunidade universitária que participou de ações de atenção, prevenção e promoção da saúde disponibilizadas pela DASU no período que durar a epidemia.
Meta 1: Realização de oficinas educativas junto com os Núcleo de atenção à saúde e servidoras de psicologia e nutrição da coordenação de articulação de rede de promoção e prevenção a saúde em tempos de COVID 19.
Meta 2: Atendimento preventivos, de cuidado a saúde mental em tempos de COVID 19.
Meta 3: Atendimentos em terapia comunitária, Terapia de Redução ao estresse (TER) e meditação em tempos de pandemia.
Meta 4: Organização de oficinas de psicoeducação em promoção da saúde e educação para comunidade universitária.
Meta 5: Articular rede intersetorial e interdisciplinar em tempos de COVID 19.
Meta 6: Oferecer atendimento presencial e online (no isolamento social, distanciamento social e período de quarentena) aos que necessitarem de orientações sobre procedimentos relacionado ao sofrimento psíquico e apoio psicológico, de qualquer natureza, sejam estudantes, docentes, servidores e gestores.
Meta 7: Participar de reuniões presenciais e online nos departamentos e unidades acadêmicas fornecendo suporte e orientações sobre como atuar no apoio psíquico, seguindo às orientações da OMS na promoção da saúde mental na nova era do COVID-19.
Meta 8: Oferecer grupos psicossociais e psicoterapêuticos à comunidade universitária tendo como foco as questões psíquicas que envolvem a pandemia COVID-19.
Meta 9: Realizar ações de monitoramento para os casos acompanhados por profissionais da DASU.
Meta 10: Articular psicólogos da rede externa para suporte à comunidade universitária no apoio psicológico durante a pandemia do COVID-19.
Meta 11: Oferecer intervisão/supervisão à rede externa indicada de profissionais voluntários que atenderão a comunidade universitária.
Meta 12: Registrar as principais mudanças provocadas no impacto da saúde mental da comunidade universitária pós pandemia.
Metodologia
As demandas por atendimento da comunidade estão sendo monitoradas pela equipe da DASU. Será criado um formulário de registro e acompanhamento das demandas de saúde mental para monitoramento e avaliação da equipe. Esses dados servirão para alimentar a pesquisa sobre impacto na saúde da comunidade. O eixo de ações para a comunidade será composto por estudantes de todos campi da UnB em parceria com servidores técnicos-administrativos da DASU/DAC como: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, servidores da Secretaria de saúde do Distrito Federal e psicólogos da rede externa que atuarão como voluntários. O trabalho de será desenvolvido nos quatros campi da UnB: Gama, Darcy, Ceilandia e Planaltina. Nestas, os extensionistas participantes serão divididos em equipes contendo dois ou três extensionistas para o trabalho nos diferentes campi. As atividades serão organizadas em dinâmicas, grupos psicossociais e psicoterapêuticos, acolhimento individual e discussões informais com a comunidade universitária, nos campis; assim como serão organizadas ações globais, como palestras, vídeos, materiais informativos (folders, cartilhas). Serão preparado boletins informativos acerca da saúde discutindo o tema do projeto sobre os seguintes temas: COVID 19, promoção e prevenção, isolamento social, sofrimento psíquico, hipertensão, diabetes e risco devido ao COVID19, ISTs, uso problemático, nutrição e articulação intersetorial para lidar com as situações pós pandemia. Os núcleos de atenção à saúde oferecerão orientações sobre prevenção e cuidado da Covid-19.
Resultados Esperados
Resultado 1: Colaborar com as ações de promoção e prevenção a saúde da Diretoria de atenção à saúde da comunidade universitária pós pandemia.
Resultado 2: Incentivar a adoção de estratégias de Promoção da Saúde pós pandemia.
Resultado 3: Ampliar a oferta de serviços à comunidade universitária afetada pós pandemia.
Resultado 4:Trabalhar de forma articulada com as coordenações da DASU, projetos de extensão e secretaria de Saúde, para propor ações, estratégias e parcerias para ampliar as condições favoráveis ao desenvolvimento da saúde, potencializando a capacidade dos indivíduos e da comunidade universitária pós pandemia.
Resultado 5: Fortalecer parcerias institucionais com rede pública e privada.
Resultado 6: Especificar as mudanças no estado de saúde mental da comunidade universitária pós pandemia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Cronograma de Execução do Projeto (durante a pandemia)
2020 2021
Atividades Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar
Meta 1 X X X X X X X X X
Meta 2 X X X X X X X X X
Meta 3 X X X X X X X X X
Meta 4 X X X X X X X X X
Meta 5 X X X X X X X X X
Meta 6 X X X X X X X X X X X X
Meta 7 X X X X X X X X X
Meta 8 X X X X X X X X X X
Meta 9 X X X X X X X X X X X X
Meta 10 X X X X X X
Meta 11 X X X X X X
Meta 12 X X X X X X X X X X X X
Tempo total de execução previsto
12