Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
PEDRO DE ANDRADE CALIL JABUR
Matrícula UnB
1035100
Unidade acadêmica da UnB
pedrojabur@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Comunicação na rua: Disseminação de informação e cuidado para população em situação de rua
Sumário Executivo da Proposta
Com a chegada do vírus COVID-19 no DF, uma das populações de maior vulnerabilidade é aquela que está em situação de rua ou que se encontra, devido ao novo contexto, sem ter condições físicas e econômicas de estar abrigada. Uma das prioridades de combate aos efeitos do COVID-19 passa pelo processo de comunicação e informação sobre formas de cuidados e prevenção, bem como de novas ações governamentais ou não de auxílio a determinadas populações.
Apesar da profusão de informações produzidas no meio digital, grande parte desse grupo que está em situação de rua fica sem acesso a esses meios. Com o provável aumento do contingente de pessoas que estão desabrigadas (população tradicionalmente em situação de rua, mais profissionais autônomos, profissionais do sexo, vendedores ambulantes), um canal de comunicação mais direto e eficaz (a partir de mídia impressa) se faz necessário para que se possa construir uma rede confiável de informações sobre procedimentos de cuidado e redução de danos, locais de ajuda e abrigo e estruturas de auxílios. O objetivo dessa proposta é construir uma rede de informações de comunicação em saúde a nível da rua a partir de folhetos impressos que serão distribuídos e afixados em locais de circulação da população em geral visando auxiliar a população em situação de rua do Distrito Federal, com ênfase nas regiões das cidades satélites, bem como informar a população formas de ajudar quem se encontra em situação de rua.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
comunicação em saúde, população em situação de rua, extensão, educação em saúde
Número de Integrantes da Equipe
8
Nome dos Integrantes da UnB
Tâmara Rios de Souza, Cássio Henrique de Oliveira, Sérgio Ricardo Scheirholt, Marcelo Pedra Martins, Maria Fabiana Damásio Passos, Andrea Donatti Gallassi, Karolayne Gonçalves Ferreira, Ludmila Rodrigues.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Nucleo de Estudos em Saúde Púbica (Nesp/Ceam)
Público alvo
Análise do Contexto
Na região do DF, assim como em todo o Brasil, não há dados censitários recentes sobre essa população. Contagens feitas pelo próprio GDF no ano passado, aproximam esse número em cerca de 4 mil pessoas, concentrada nas regiões do Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras e Samambaia.
Segundo as últimas informações, o Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), desde o dia 24 de março, disponibilizou cerca de 850 vagas de acolhimento com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kit de higiene, acompanhamento social e segurança. Todos os espaços estão localizados na região do Plano Piloto.
A informação da secretaria, passados alguns dias da implantação desses espaços, é que há uma subutilização dos mesmos. Como essas informações circulam, principalmente, por meio digital ou impresso pago somados ao caráter nômade e fragmentário dos espaços que ocupam na região, se faz necessário a circulação de material de cuidado em saúde e de caráter assistencial a essa população de uma maneira efetiva e próxima à realidade dos que estão pelas ruas. A distâncias entre as regiões administrativas também contribui para esses entraves de comunicação.
Nesse novo contexto, essas e outras informações, como as descritas no sumário, são de suma importância no sentido de auxiliar as diversas situações de rua que agora se configuram e para o não agravamento das vulnerabilidades historicamente existentes para esses grupos populacionais.
Breve Fundamentação Teórica
O processo comunicativo é definido como um ato caracterizado não por relações de poder, mas por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre os sujeitos, em um universo de significações. A busca de produção de sentidos passa pela construção de sentidos comuns. Para essa construção do comum, ainda mais em tempos de emergência sanitária, é preciso construir meios de comunicação adequados à realidade daqueles que estão pelas ruas. A comunicação em tempos de urgência além de propiciar uma relação terapêutica, vira um meio eficiente para para práticas de promoção da saúde.
Objetivos e Metas
Objetivo Geral: Produção de material informativo impresso sobre as condições de vida da população em situação de rua com dados sobre locais e formas de auxilio, privilegiando às regiões fora do Plano Piloto.
Metas: Distribuição e afixação de material impresso nas regiões de circulação de pessoas e de espaços onde se localizam pessoas em situação de rua
Indices: Produção de pelo menos 10 com conteúdo diferente;
Distribuição de 500 unidades desses material ao longo do projeto.
Metodologia
Produção de material impresso de comunicação em saúde para e sobre a população que se encontra em situação de rua
Distribuição do material para os parceiros do projeto
Distribuição e fixação do material nas ruas e em pontos de passagem, principalmente pelas cidades satélites do Distrito Federal
Para conquistar confiança, as intervenções sobre a comunicação dos riscos devem estar ligadas a serviços funcionais e acessíveis, ser transparentes, oportunas, de fácil compreensão (WHO, 2018).
Resultados Esperados
Circulação e disseminação de informações a uma parcela da população que se encontra em situação de rua e sem acesso a informações por meio digitais
Aumento no uso dos serviços e instalações do GDF destinados à população em situação de rua
Indices: Produção de pelo menos 10 com conteúdo diferente;
Distribuição de 500 unidades desses material ao longo do projeto.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
R$ 100.000,00
Cronograma da Execução
O cronograma do projeto está organizado para resposta de início imediato a contar de abril, e possui expectativa de vida útil para 4 a 5 meses, a depender da data de início.
Atividades/Tempo
Maio
Junho
Julho
Agosto
setembro
Eleição de Parceiros
Maio
Junho
Produção e impressão do Material Informativo
Maio
Junho
Julho
Agosto
setembro
Definição dos locais a ocorrer distribuição do material
Maio
Junho
Distribuição e afixação dos folhetos informativos
Maio
Junho
Julho
Agosto
setembro
Tempo total de execução previsto
5