Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rodolfo Pais Nunes Lopes
Matrícula UnB
1081560
Unidade acadêmica da UnB
rodolfo.nunes.lopes@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Cidadania digital para as consequências de uma pandemia
Sumário Executivo da Proposta
A proposta assenta na criação de um curso online (gratuito e acessível) sobre cidadania digital, tendo em conta a centralidade da Internet em contexto de pandemia global. A equipe terá por objectivo primordial a discussão de problemas éticos decorrentes do privilégio de ter Internet.
Usando o mínimo de recursos (apenas o Aprender), o projecto pretende chegar a todas as pessoas que tenham uma ligação à Internet, tendo em vista consciencialização que de este recurso pode ser uma arma no combate ao covid-19.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
internet,filosofia da computação,ética digital,cidadania digital
Número de Integrantes da Equipe
21
Nome dos Integrantes da UnB
André Luiz da Paz e Silva,Danilo Camelo Cesar,Denysberg Carvalho Alves de Resende,Evaldo Sampaio da Silva,Fernanda Israel Pio,Gabriele Cornelli,Gerson Brea,Lethicia Pinheiro Angelim,Miroslav Milovic,Pedro Ivo Sousa Alcantara,Silvio Marino,Wanderson Flor Nascimento,Ana Isabel Martins,Anúzia Gabrielle Cavalcante Brígido,Gabriel Geller Xavier,Gislene Vale dos Santos,Juliano Juliani,Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, Paulo Eduardo Bodziak Junior, Rodrigo Pinto de Brito,Talita Janine Juliani
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Dadas as cirunstâncias presentes, consideramos que a Internet é um bem que pode vir a ser essencial num futuro próximo, tendo em conta as consequências de um isolamento massivo. Esta proposta não resolverá nenhum problema imediato, mas pode contribuir consideravelmente para as consequências desta crise. O nosso principal objectivo é sensibilizar os cidadãos para um uso racional da Internet.
No que respeita ao sistema educativo, pelos próximos meses, a Internet pode ser a única forma de mantermos contacto com os nossos alunos. Enquanto professor, considero primordial ensinar sobre o que permite manter o próprio ensino: a Internet. Enquanto professor de filosofia, considero necessário ensinar sobre ética num mundo cada vez mais digital.
Breve Fundamentação Teórica
Nos últimos tempos, as questões mais fundamentais da ética digital mudaram de sentido. Até há poucos dias, as preocupações centravam-se, por exemplo, no problema dos direitos autoriais (o famoso Copyright) ou no perigo de os governos disporem de todas as nossas informações pessoais (por exemplo, a 'escola' de Evgeny Morozov). Hoje, todas as informações são preciosas para combater o covid-19. Já ninguém está interessado em, por exemplo, salvaguardar a originalidade intelectual (não existe um cientista que não partilhe os resultados com todos os seus colegas).
Este projecto parte da Filosofia da Computação; nomeadamente da vertente ética. Interessam-nos os problemas éticos resultantes do privilégio de ter internet.
Objetivos e Metas
Criar e manter (1) um laboratório online sobre ética digital aberto a todos os interessados e (2) uma biblioteca digital (de acesso livre) sobre este tema.
Metodologia
Preparar uma disciplina no Aprender para disponibilizar a bibliografia e instigar o debate entre os participantes.
Resultados Esperados
Criar e manter (1) um laboratório online sobre ética digital aberto a todos os interessados e (2) uma biblioteca digital (de acesso livre) sobre este tema.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Valor da previsão de financiamento da unidade
Cronograma da Execução
Preparação de uma disciplina no Aprender (uma semana); disponibilização progressiva de bibliografia e debate (6 meses)
Tempo total de execução previsto
6
Categoria do Projeto
Aspectos sociais, econômicos e ambientais | Teletrabalho, telessaúde e ensino à distância