Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Diana Lúcia Moura Pinho
Matrícula UnB
676012
Unidade acadêmica da UnB
mourapinhodl@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Centro de treinamento para o manejo no cuidado do COVID-19 e outras doenças
Sumário Executivo da Proposta
O presente Projeto tem como objetivo oferecer ao Sistema Único de Saúde do Distrito Federal serviço de formação e qualificação de trabalhadores e estudantes da saúde para o enfrentamento da pandemia da Sars-CoV-2, também conhecido como “Novo Coronavírus” ou COVID-19. Vislumbra desde a identificação de novos casos até o atendimento de média e alta complexidade. Também prevê o desenvolvimento de tecnologias, leve e dura, para apoiar o trabalho de profissionais em ações de educação e orientação dos usuários do SUS, sobretudo grupos de maior vulnerabilidade à doença.
O Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, conta com espaço físico apropriado para a organização do Centro, professores doutores de diferentes áreas e expertises, alunos de graduação e pós-graduação engajados a atuar no combate à pandemia. Com os investimentos pretendidos, espera-se que o espaço se destaque como importante ponto de apoio à rede local de atenção à saúde, seja referência no Distrito Federal na formação e qualificação de recursos humanos no enfrentamento à COVID-19, e sejam fortalecidas as ações ensino-serviço-comunidade.
Para tal, os recursos necessários serão alocados na aquisição de material de uso permanente – computadores, impressoras, telefones, mobiliário, simuladores –, de tecnologias para o cuidado em saúde, no desenvolvimento de softwares, home page e highlights.
O Projeto se alicerça nos pressupostos do Ministério da Saúde de qualificação da Atenção Primária em Saúde, da força de trabalho e da disseminação de informações com validação técnica e científica no combate à pandemia.
Após o controle do estado de calamidade vivenciado no Brasil e Distrito Federal, o Centro continuará a oferecer à comunidade acadêmica e da rede SUS-DF serviços de capacitação, treinamento, com o intuito de ampliar e fortalecer ações de educação permanente. Ademais, configura-se como oportunidade para fortalecer a educação e trabalho interprofissional, bem como formar multiplicadores de estratégias de qualificação em saúde. Considera-se que essa oportunidade possa contribuir na construção de competências habilidades dos estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da rede SUS/DF. Disponibilizar mais um espaço de formação a partir de estratégias de ensino e aprendizagem ancorada em vivências práticas e apoiadas em tecnologias resguardando a segurança dos paciente e dos profissionais de saúde, as quais vão ao encontro das atuais demandas do sistema de saúde/SUS, assim como na formação acadêmicas e da atualização e capacitação dos profissionais da saúde.
Palavras-chave
COVID-19; Simulação Realística; Treinamento em saúde; Formação em Saúde; Educação permanente.
Número de Integrantes da Equipe
5
Nome dos Integrantes da UnB
Fernanda Leticia Frates Cauduro, Simone Roque Mazoni, Solange Baraldi, Pablo Sousa
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Grupo de Pesquisa, Núcleo de Estudos em Enfermagem, Educação, Processo de Trabalho em Saúde/NEEPTS
Público alvo
Comunidade Acadêmica | Hospitalar | População em Geral | Profissionais da Saúde
Análise do Contexto
No dia 26 de fevereiro de 2020 o Brasil registrou o primeiro caso da COVID-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV). Trata-se de uma infecção que acomete o sistema respiratório, cujos sintomas podem ser leves, semelhantes a quadro gripal, ou graves que resultam em síndrome respiratória grave. O espectro clínico da nova doença ainda não está completamente descrito. Seu padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade estão no foco de pesquisadores ao redor do mundo, que tem buscado soluções para combater o vírus. Ainda não há vacina e o tratamento é inespecífico (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020a).
No Distrito Federal o primeiro registro da doença ocorreu em 5 de março de 2020 e atualmente é a unidade federativa nº 4 na lista de estados com maior número de casos (BRASIL, 2020b). Desde a primeira notificação, a rede de atenção à saúde do DF têm se organizado para atender os casos suspeitos, prováveis e confirmados da doença.
Frente a essa situação, o Ministério da Saúde orienta que os trabalhadores da saúde sejam qualificados para atuarem de forma efetiva, eficiente e eficaz, desde a definição de fluxos de trabalho, triagem, registro, notificação, vigilância, na assistência e na orientação da população.
Nesta perspectiva, a situação e condição de pandemia vivenciada exige equipes de saúde preparadas para atuar frente aos casos (suspeitos, prováveis e confirmados), que envolve a exposição, infecção, doença, complicações e desfecho (alta e óbito). Neste sentido, a situação requer a atualização, capacitação e construção de habilidades e atitudes técnica (processos e procedimentos, EPI’s, manejo no suporte respiratório, entre outras) e, não técnica (liderança, suporte mútuo, monitorização da situação, comunicação, treinamento da equipe). Neste sentido, metodologias inovadoras e dotadas de prática vivencial são diferenciais para a atualização, capacitação e construção de habilidades e atitudes em aspectos de sua técnica assistencial (processos e procedimentos, EPI’s, manejo no suporte respiratório, entre outras) e, atitudinais para processos de coordenação que visam fortalecer a coesão gerencial que fazem a diferença na coesão do modus operandis das equipes, portanto a liderança, suporte mútuo, monitorização da situação, comunicação, treinamento da equipe. Esses últimos, nem sempre testáveis na prática, mas aprendidos empiricamente.
Por exemplo, a implantação de proteção individual apropriada foi priorizada a medida que a transmissão pessoa/pessoa foi relatada. Com o avanço da ciência na compreensão do vírus, especialmente seu contágio, assim como o aumento dos relatos sobre o quantitativo de profissionais de saúde infectados, muitos profissionais de saúde expressaram preocupação e a necessidade de obter mais conhecimento para se proteger (Grabowski DC, et al, 2020). Embora colocar e retirar avental de proteção, máscaras, luvas e gorros (paramentação) sejam módulos de treinamento existentes nos currículos de graduação em medicina e enfermagem, poucos estudos foram desenvolvidos para fortalecer a prática repetida e atualiza-los habilidades processuais de rápida degradação para os profissionais de saúde em geral, assim como, os “cuidadores” – pais, esposas, outros membros da família e amigos) (LiL, et al, 2020). Ademais, necessidades adicionais de treinamento também estão sendo identificadas gradualmente à medida que mais recursos clínicos do COVID-19 são conhecidos.
Assim, considera-se que a COVID-19 é uma nova ameaça e não uma questão trivial; que é necessário implementar políticas (estratégias) e procedimentos na preparação dos profissionais de saúde, estudantes, comunidade em geral (famílias, cuidadores, entre outros) para o seu enfrentamento; e que a educação e treinamento pode auxiliar na testagem, na execução das políticas, processos e procedimentos.
Neste contexto, a proposta de criação de um Centro visa responder à necessidade emergente de treinamento e retreinamento, desenvolvimento de protocolos e procedimentos para o manejo e proteção via a tecnologia de simulação para ultrapassar os desafios colocados pela pandemia do COVID-19.
Breve Fundamentação Teórica
O treinamento utilizando os recursos de simulação tem sido muito utilizado na área da saúde. O foco principal é atender às necessidades educacionais de diferentes programas de treinamento ou complementar alguns currículos, especialmente na área de saúde. A COVID 19 é uma situação nova com experiência limitadas, que envolve riscos, diminui a confiança dos atores no atendimento cotidiano e coloca em teste os sistemas de saúde. Colocando em evidência a necessidade de criar experiência, de redução de riscos, de (re)construir confiança dos profissionais de saúde, melhoria dos processos, melhoria da segurança de todos os envolvidos (pacientes, famílias, profissionais de saúde, todos os outros trabalhadores da área da saúde, comunidade vizinhos, amigos). O documento “Ações críticas de preparação, prontidão e resposta para o COVID-19”, da Organização de Saúde, o qual descreve as ações de preparação, prontidão e resposta do COVID-19 para cada um dos cenários de transmissão, aponta a importância do treinamento e retreinamento dos profissionais da saúde, em prevenção e controle das infecções para o novo COVID-19 e o manejo clinico especificamente para o COVID 19 (WHO 2020).
Neste contexto, no qual se destaca a necessidade de treinamento e retreinamento, a estratégia de simulação se torna uma ferramenta importante a ser utilizada na situação atual da pandemia COVID-19, pois além de garantir a segurança do paciente, também oferece um ambiente seguro de aprendizado e treinamento para os profissionais de saúde desenvolverem habilidades para lidar com o COVID-19 (LiL, et al, 2020). Assim, qualificar a força de trabalho em saúde é um investimento essencial para a evolução do SUS (BRASIL, 2017).
Objetivos e Metas
Objetivo geral:
Oferecer/Criar espaço de formação, atualização e capacitação para profissionais de saúde e comunidade para o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças.
Objetivos específicos:
1. Desenvolver cenários de simulação realística em triagem com classificação de risco, testagem rápida e de cuidado a pacientes nas diferentes fases no contexto da COVID-19;
2. Construir protocolo de triagem com Classificação de Risco para o COVID-19;
3. Elaborar material para a orientação de cuidados nas diferentes fases da infecção por COVID – 19;
4. Elaborar diretrizes básicas para a qualificação e desenvolvimento de força de trabalho no enfrentamento a COVID-19 e outras doenças;
5. Desenvolver software, home page e highlights para orientação e disseminação de informações com validade técnico científica.
Metas:
- Desenvolver e validar protocolos para a classificação de risco na triagem de COVID-19, adaptados de instrumentos clínicos já existentes (ex. protocolo de classificação de risco, nas emergências);
- Associar o protocolo de “Classificação de Risco – COVID-19” ao resultado obtido na testagem, de modo a fundamentar a orientação e acolhimento da comunidade tanto no contexto da atenção primária quanto ao hospitalar;
- Construir e validar cenários para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, a serem utilizados como ferramentas na simulação realística e pacientes virtuais* para o treinamento em todas as fases da doença;
- Elaborar diretrizes básicas para a atualização e capacitação da força de trabalho que atuam nos diferentes níveis da atenção a saúde para responder o COVID – 19 e outras doenças;
- Atualizar e capacitar acadêmicos, profissionais de saúde para a realização dos testes e interpretação dos resultados.
- Construir painel de experiências de ensino inovadoras no cenário COVID-19 que possam estender-se à situações críticas similares;
* Pacientes virtuais são softwares que representam o corpo humano para fins de estudos na área da saúde.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em quatro Etapas.
Na primeira etapa será realizado revisão rápida de literatura para a construção de protocolos para classificação de risco a ser aplicado na triagem para a fase de testagem rápida do COVID-19 e técnica para a coleta de material para a testagem do COVID-19;
A segunda etapa tem como objetivo iniciar a validação do instrumento de classificação de risco para COVID-19 e participar da testagem rápida;
A terceira fase visa construir e validar cenários para o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização da ferramenta de simulação e do paciente virtual; elaborar diretrizes básicas para o COVID-19;
A quarta etapa tem como objetivo de atualizar e capacitar estudantes, profissionais da saúde para responder o COVID-19 por meio do treino de habilidades e execução de cenários simulados - média e alta fidelidade.
Cabe destacar que algumas etapas ocorrem concomitantemente.
Resultados Esperados
-Capacitação trabalhadores da saúde da Rede Ebserh/ HUB, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e estudantes dos cursos da saúde no manejo clinico do COVID-19 e infecções respiratória agudas graves.
- Construção de cenários que possibilite o treinamento por simulação e com paciente virtual de: uso e descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); coleta de amostras para exame de detecção do novo coronavírus (swabs nasal e de orofaringe); técnica de teste rápida; triagem com classificação de risco e assistência ao paciente com síndrome respiratória aguda;
- Participação de ações para a testagem rápida do COVID-19, no DF;
- Alinhamento do treinamento com simulação dentro do plano de contingência COVID-19/UnB e do SUS/DF;
- Produção de documento com diretrizes básicas, para a qualificação desenvolvimento da força de trabalho no COVID-19 e outros em eventos pandêmicos;
- Criar software - aplicativo para dispositivo Android e iOs - para orientar trabalhadores e estudantes da saúde no manejo de casos prováveis e suspeitos de COVID-19.
- Proposição de uma home page e highlights para disseminar informações com validade técnica e científica em linguagem popular.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Educação | Enfermagem | Fisioterapia e Terapia Ocupacional | Medicina
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Revisão rápida bibliográfica/construção e revisão de protocolos testagem COVID-19
Mês 1 a 7, a partir da aprovação do projeto
Construir e validar cenários para o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização da ferramenta de simulação e do paciente virtual; elaborar diretrizes básicas para o COVID-19.
Mês 1 a 15, a partir da aprovação do projeto
A quarta etapa tem como objetivo de atualizar e capacitar estudantes, profissionais da saúde para responder o COVID-19 por meio do treino de habilidades e execução de cenários simulados - média e alta fidelidade.
Início no 2 mês após aprovação do projeto, finalização ao final do Projeto.
Construir e validar cenários para o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização da ferramenta de simulação e do paciente virtual; elaborar diretrizes básicas para o COVID-19.
Início a partir da aprovação do projeto - estendendo-se até o final do projeto
A quarta etapa tem como objetivo de atualizar e capacitar estudantes, profissionais da saúde para responder o COVID-19 por meio do treino de habilidades e execução de cenários simulados - média e alta fidelidade.
Início no segundo mês a partir da aprovação do projeto - estendendo-se até o final do projeto
Desenvolvimento do relatório circunstanciado para fundamentar o desenvolvimento do painel de ações inovadoras (aplicativos, plataformas de ensino, home page e highlights)
Entrega dos produtos e apresentação final
Dois ultimo meses do projeto
Tempo total de execução previsto
20