Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
GERARDO ANTONIO IDROBO PIZO
Matrícula UnB
1054651
Unidade acadêmica da UnB
gerardo.idrobo@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
CÂMERAS TÉRMICAS PARA O RECONHECIMENTO DE PORTADORES DE PESSOAS PORTADORAS COVID1-9
Sumário Executivo da Proposta
O coronavírus COVID-19 pode ser isolado e detectado por temperatura acima da média em indivíduos. Temperaturas superiores a 37,5 ° C indicam risco de febre e possível contaminação. A detecção e o isolamento precoces são essenciais para conter esta pandemia mundial do coronavírus COV-19. Alguns instrumentos são sendo usados para ajudar na detecção de possíveis portadores de coronavírus: (a) termômetros infravermelhos portáteis e (b) câmeras térmicas com monitoramento a distância. De acordo a referência [Dahua, 2020] o tempo necessário para medir a temperatura de 5.000 pessoas é 4,2 horas usando termômetros infravermelhos, e menos de 30 minutos usando câmeras com tecnologia térmica, assim mesmo está tecnologia permite gravar a temperatura de três pessoas por segundo, com uma precisão de ± 0,3 ℃.
A câmeras comercialmente mais usadas para este proposito são: Dahua JQ-D70Z Human Temperature Measurement Blackbody, câmera infravermelho fixa modelo OPTPI640O33T900 e câmera infravermelho fixa modelo Part-number: OPTXI80LTF02T090, todos estes dispositivos tem diferente preço. As câmeras não são acompanhadas por software de monitoramento automático porque acrescentaria o valor do produto. A ideia do projeto é adquirir as câmeras térmicas e realizar algoritmos de inteligência artificial com requerimentos básicos de identificação de temperatura e cumprir outros requerimentos dependo da demanda do usuário.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Covid-19, câmeras infravermelha, temperatura, rapidez
Número de Integrantes da Equipe
3
Nome dos Integrantes da UnB
Gerardo Antonio Idrobo Pizo ,Leandro Xavier Cardoso, Jairo José Munoz Chávez
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Comunidade Acadêmica | Grupos de Risco | Hospitalar | Infantil | População em Geral | Profissionais da Saúde | Voluntários
Análise do Contexto
O coronavírus COVID-19 pode ser isolado e detectado por temperatura acima da média em indivíduos. Temperaturas superiores a 37,5 ° C indicam risco de febre e possível contaminação. A detecção e o isolamento precoces são essenciais para conter esta pandemia mundial do coronavírus COV-19. Alguns instrumentos são sendo usados para ajudar na detecção de possíveis portadores de coronavírus: (a) termômetros infravermelhos portáteis e (b) câmeras térmicas com monitoramento a distância. De acordo a referência [] o tempo necessário para medir a temperatura de 5.000 pessoas é 4,2 horas usando termômetros infravermelhos, e menos de 30 minutos usando câmeras com tecnologia térmica, assim mesmo está tecnologia permite gravar a temperatura de três pessoas por segundo, com uma precisão de ± 0,3 ℃.
Breve Fundamentação Teórica
A câmeras comercialmente mais usadas para este proposito são: Dahua JQ-D70Z Human Temperature Measurement Blackbody, câmera infravermelho fixa modelo OPTPI640O33T900 e câmera infravermelho fixa modelo Part-number: OPTXI80LTF02T090, todos estes dispositivos tem diferente preço. As câmeras não são acompanhadas por software de monitoramento automático porque acrescentaria o valor do produto.
Objetivos e Metas
A ideia do projeto é adquirir as câmeras térmicas e realizar algoritmos de inteligência artificial com requerimentos básicos de identificação de temperatura e cumprir outros requerimentos dependo da demanda do usuário.
Metodologia
A solução de medição da temperatura corporal pela câmera é parametrizável ou configurável, ou seja, o usuário indica no software que temperatura um alarme deve acionar. Por exemplo, para fins demonstrativos na referência [], foram testadas temperaturas a 36 ° C, 37,5 ° C e 38 ° C em pessoas que circulavam num aeroporto, temperaturas acima da configurada, gera um alarme sonoro impossível de ignorar e tira uma foto do passageiro que registrou uma medição de temperatura suspeita. Com futuras mudanças de leis da quarentena e saída de muitas pessoas de casa por fatores econômicos o sistema pode ser implementado em lugares onde tenha fluxo leve/moderado/intenso de pessoas. Com as imagens capturadas poderá desenhar algoritmos com inteligência artificial para detecção automática de pessoas online.
Resultados Esperados
Espera-se que o sistema desenvolvido detecte automaticamente pessoas portadoras de covid-19 usando como variável o valor de temperatura do corpo humano detectada por uma câmera térmica. As câmeras podem detectar o calor de 12 lugares diferentes do corpo com precisão de até meio grau. O software a desenvolver deve realizar a identificação e cálculos matemáticos usando redes neuronais desenvolvidos em Pyton.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Cronograma da Execução
A. Preparação do Banco de Imagens para treinamento das Redes;
B. Construção, treinamento e teste da Rede Neural Convolucional utilizando TensorFlow e a biblioteca Keras;
C. Construção, treinamento e teste da Rede Generativa Adversária utilizando TensorFlow e a biblioteca NumPy;
D. Adaptação dos algoritmos as câmeras infravermelhas adquiridas;
E. Testes.
TAREFAS
SEMANAS A B C D E
1 X
2 X
3 X
4 X
5 X
6 X
7 X X
8 X X
Tempo total de execução previsto
2