Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rodolfo Augusto Melo Ward de Oliveira
Matrícula UnB
1085344
Unidade acadêmica da UnB
rodolfoward@unb.br
Título da Proposta
Arte, design e tecnologia como antídoto nas questões de grave e cuidadoso interesse social como a pandemia.
Sumário Executivo da Proposta
Arte, design e tecnologia como antídoto nas questões de grave e cuidadoso interesse social como a pandemia.
"Ao tratar os suportes de vida dos seres humanos como questões de interesse, nós empilhamos interesses sobre interesses, nós embalamos, isto é, inserimos os humanos em um número cada vez maior de elementos cuidadosamente explicitados, protegidos, conservados e mantidos (a imunologia é, para Sloterdijk, a grande filosofia da biologia)."
(LATOUR, 2014)
Sumário Executivo da proposta
Devido ao rápido avanço do COVID-19 em solo brasileiro, em específico, no Distrito Federal, propomos a utilização da transdisciplinaridade do conhecimento, alinhando a arte, o design e a tecnociência para criar uma oficina sobre o estado da arte do faça você mesmo. Este pensamento plural vem sendo incentivado e desenvolvido no âmbito do Media Lab/UnB que integra rede Media Lab / BR, composta pelos seguintes laboratórios: Media Lab / UnB; Media Lab / UFG, Media Lab / UAM; e Media Lab / PUC-Campinas.
A pandemia é uma realidade, a alta taxa infecciosa do vírus levou Brasília a ser a quarta cidade do país mais atingida pela contaminação. Ficar em casa é uma das medidas, entretanto, se faz necessário pensar, criar medidas e ferramentas, para assim, como, o vírus avança de forma exponencial, também, combatê-lo de forma ativa minimizando os danos socioculturais e econômicos que também já são uma realidade.
Este projeto está em conformidade e pretende atuar em conjunto com o Movimento Brasília Maior que Covid-19, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Laboratório Aberto 3D/UnB e Pop Rua/DF com oficinas temáticas para resolução de problemas a partir da perspectiva sensível da arte sobreposta pelos instrumentos tecnocientíficos do design e da tecnologia.
LATOUR, Bruno. Um Prometeu cauteloso? Alguns passos rumo a uma filosofia do design (com especial atenção a Peter Slotedijk). IN: Filosofia do design. Disponível em: http://filosofiadodesign.com/wp-content/uploads/2014/10/Prometeu-cauteloso.pdf. Acesso em 29/03/2020. P. 16.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Tecnologia, Design, Serendipity, Arte, Pandemia
Número de Integrantes da Equipe
15
Nome dos Integrantes da UnB
Rodolfo Augusto Melo Ward de Oliveira, Suzete Venturelli, Artur Cabral, Cleomar Rocha, Phrlada Hargreives, Paula Regina, Antenor Ferreira, Alfredo Pena Vega, Juliana Henno, Milton Sogabe, Rosangella Leote, Gilbertto Prado, Gisela B. Campos, Cláudio Coutinho, Teófilo Augusto Silva
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Público alvo
Comunidade Acadêmica | Grupos de Risco | População em Geral | Profissionais da Saúde | Voluntários
Análise do Contexto
No Brasil, a curva de crescimento da doença ainda está no começo e já faltam equipamentos de proteção individual nas unidades de saúde do Distrito Federal e a estimativa é que faltem também, leitos e respiradores para os enfermos. O Ministério da Saúde (MS) informou ainda, que a situação no mês de abril se agrava, pois neste mês o país já possui dois picos de doenças que ocorrem com frequência anual, o da Dengue e o da gripe H1N1. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos só não é maior por que faltam testes rápidos, ou seja, o número pode ser o triplo. Segundo dados do Governo do Distrito Federal (GDF), o número de infectados por Coronavírus no Distrito Federal saltou de 196 (26/03), para 240 (27/03) casos confirmados.
Para a prevenção e contenção da doença os países estão tomando como principais medidas a detecção precoce, o isolamento dos infectados, o isolamento social, a promoção de medidas de higiene e a preparação e reação rápida com intuito que o vírus não se espalhe entre toda a população, por meio da contaminação comunitária. Nesse sentido a oficina que será disponibilizada de forma virtual faz todo o sentido.
É necessária a intersecção dos conhecimentos entre arte, design, ciência e tecnologia para lutarmos contra essa pandemia, preparando e informando as pessoas que estão em casa. Propormos soluções criativas e incentivar o pensamento criativo e sensível para que elas mesmas consigam desenvolver soluções em futuras pandemias ou outras situações críticas.
Breve Fundamentação Teórica
Para Alfredo Pena Vega (2019) vivemos mais um momento em que a situação do mundo nos revela que o modelo de civilização hegemônico, baseado no crescimento econômico, está esgotado. A sociedade se mostra inábil em lidar com a crise ambiental. Nossos antepassados legaram às gerações presentes um grande ônus ambiental, crentes de que nós, com nossa tecnologia e evolução, pudéssemos acabar com a fome, a apartação social e a finitude dos recursos naturais. Em consonância com esse pensamento, iremos utilizar como fundamentação teórica o conhecimento que vem sendo desenvolvido pelo coordenador do Media Lab/BR, o artista pesquisador, Cleomar Rocha que defende a prática colaborativa e criativa por meio do método serendipity para democratização social do conhecimento.
Objetivos e Metas
Por meio de oficinas e conversas temáticas por meio da rede de laboratórios Media Lab / BR, visando criar forma coletiva de soluções a partir da perspectiva sensível envolvendo arte, design e novos instrumentos tecnocientíficos de fabricação digital com Impressoras 3D e Routers CNC.
Metas das oficinas:
Apresentação online dos grupos envolvendo os Media Labs da UnB, UFG, UNIFESSPA e PUC Campinas.
Apresentação/comunicação dos convidados para ministrarem as oficinas, de suas respectivas pesquisas e soluções propostas para o contexto atual.
Elaboração de Tutoriais sobre a abordagem Faça-Você-Mesmo.
Elaboração de glossário sobre design, arte, tecnologia no contexto da pandemia, como fonte de solução para se pensar o futuro.
Metodologia
Pretendemos adotar uma metodologia transdisciplinar, envolvendo a relação arte, ciência e tecnologia, sobreposta pelo o modelo projetual, oriundo da prática em design, o método faça-você-mesmo e o método baseado em serendipity. O termo serendipity designa a importância do acaso nas invenções e descobertas científicas, tecnológicas e artísticas. O método de produção faça-você-mesmo é um fator indispensável para nossa proposta, uma vez que está relacionado ao processo de autoprodução, apontando para uma cultura de sustentabilidade econômica e social, fomentando uma prática colaborativa e criativa.
Resultados Esperados
O projeto pretende por meio de uma oficina de 15h apresentar o estado da arte sobre pesquisas que consideram o conceito faça-você-mesmo no processo e metodologia de criação e produção no emaranhamento entre arte, design e tecnociência. A proposta da oficina será oferecida pela rede Media Lab / BR, que é composta pelos seguintes laboratórios: Media Lab / UnB; Media Lab / UFG, Media Lab / UAM; e Media Lab / PUC-Campinas. As palestras e descrição do processo de produção prática de máscaras e protetores será registrado para disponibilização posterior, via mídias digitais e aberta para a comunidade em geral, sem custos. Como resultados será lançado um tutorial com os principais métodos e processos da abordagem Faça-Você-Mesmo e com exemplos específicos para a modelagem e impressão de máscaras e protetores faciais.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
dia 4/04 - Abertura da oficina on-line com o coordenador da rede Media Lab / BR, prof. Dr. Cleomar Rocha e com a participação oficial dos coordenadores do MediaLab/UnB (prof. Dr. Antenor Ferreira), coordenador do Media Lab / UFG (prof. Dr. Cleomar Rocha), coordenadora do Media Lab / Puc Campinas (profa. Dra. Luisa Paraguai), coordenadora do Media Lab / UAM (Prof.a Dra. Suzete Venturelli) e coordenador do Media Lab / UNIFESSPA (Prof. doutorando Teófilo Augusto Silva).
dia 5/04 - Apresentação das comunicações dos convidados confirmados (Artur Cabral Reis, Prahlada Hargreaves, Rodolfo Ward, Juliana Henno, Milton Sogabe, Rosangella Leote, Gilbertto Prado, Gisela B. Campos, Cláudio Coutinho, entre outros a serem confirmados)
dia 6/04 - Organização e edição do registro das apresentações.
dia 7/04 - Elaboração do material/ tutoriais e glossário resultantes da oficina.
dia 8/04 - Disponibilização do material para a comunidade em geral.
Tempo total de execução previsto
2