Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Fernando Fortes de Valencia
Matrícula UnB
801089
Unidade acadêmica da UnB
fernandofortesdevalencia@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Apoio e treinamento na criação de vídeo-aulas para o ensino híbrido e/ou ensino à distância no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília.
Sumário Executivo da Proposta
Apoiar e treinar os docentes do IB/UnB nas etapas iniciais de criação de vídeo-aulas para as disciplinas ofertadas pelo Instituto a fim de promover a curto e médio prazo a disponibilidade on line dos conteúdos que podem ser utilizados no ensino híbrido ou integralmente à distância.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
EaD , vídeoaula, ensino híbrido, ensino a distância
Número de Integrantes da Equipe
2
Nome dos Integrantes da UnB
Fernando Fortes de Valencia, Alice Melo Ribeiro
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Não
Público alvo
Análise do Contexto
Diante do cenário atual mundial, 2020 tornou-se um ano para buscar oportunidades, superar práticas educacionais obsoletas e nos abrirmos para as novas possibilidades de construção de ambientes de aprendizagem.
O combate à COVID-19 levou as instituições de ensino a serem convidadas a ofertar seus conteúdos de modo remoto. A tendência para a disponibilização de disciplinas on-line é mundial e já se iniciou há mais de uma década. No entanto a crise vivida ns dias de hoje mostra que ainda é limitada em algumas instituições a inserção da EaD na prática cotidiana de grande parte dos docentes. Nos parece que daqui para frente, a situação exigirá uma ampliação urgente da EaD, expandindo os limites de sua aplicabilidade. A conversão dos docentes até agora refratários é parte indispensável dessa expansão e, na nossa opinião, pode acontecer de maneira relativamente simples e rápida.
O problema pode ser minimizado se dermos orientação individualizada, chamando atenção para a variedade de abordagens e de materiais utilizados na elaboração de um projeto de EaD, e destacarmos que a aquisição das novas habilidades de educador à distância por parte de cada novo professor pode se dar através de um processo gradual, e sempre com assistência.
Breve Fundamentação Teórica
Podemos dividir as ações de EaD em três níveis gerais:
A) - disponibilização de material
B) - participação de chats e reuniões virtuais
C) - elaboração de vídeo-aulas
No início da internet, o item A era a ação imediata a disposição dos professores. A evolução do uso da rede fez com que a indicação de material e elaboração de questionários passasse a uma posição acessória. Hoje a eficácia de um projeto de EaD será tanto maior quanto mais houver competência na produção de vídeo-aulas e na participação em reuniões virtuais.
Algumas dificuldades que encontram os professores que pretendem se envolver com a EaD com uso intenso de vídeo-aulas e reuniões virtuais são:
1) a insegurança quanto à qualidade do material que têm capacidade de gerar
2) a insegurança quanto à exposição nas redes sociais
3) a insegurança quanto a acessibilidade d@s alun@s de qualquer situação econômica
aos recursos necessários
O item 3 requer medidas particulares colaborativas voltadas para situações específicas do grupo de participantes. Os itens 1 e 2, entretanto, são passíveis de serem superados com facilidade através de instruções objetivas e simples: esclarecendo os princípios básicos da produção de material áudio visual, como postura/voz; fazendo com que o material produzido respeite a hesitação associada à exposição da própria imagem; e indicando formas prudentes de manifestação. Seguidas tais cautelas, a transição para materiais com uso frequente da imagem, se dá com segurança.
Objetivos e Metas
Apoiar docentes do IB com a apresentação inicial de recursos tecnológicos para o uso em suas disciplinas
Realizar treinamentos coletivos e individuais, a distância e presencial, com docentes do IB para a criação de vídeo-aulas e participação em chats e reuniões virtuais
Promover a a disponibilidade virtual dos conteúdos do IB, apoiando assim a possibilidade do ensino híbrido ou à distância
Metodologia
A metologia será ativa, cada docente utilizando o seu computador e a equipe apoiará todas as etapas citadas abaixo. São atividades simples que terão o aprofundamento necessário.
a) seleção dos softwares fundamentais de gravação de áudio e filmagem.
b) seleção dos softwares básicos de edição de vídeo.
c) indicação de equipamentos
e) treinamento em gravação, filmagem e iluminação.
f) treinamento em edição
g) treinamento em dicção e postura
Resultados Esperados
2020 - Espera-se que em 8 meses, até dezembro de 2020, um grupo de docentes sinta-se capacitado para a criação de vídeo-aulas e para a sua utilização nas disciplinas ofertadas no IB/UnB. Acreditamos que o número de docentes envolvidos refletirá a gravidade da situação. As estratégias adotadas pela equipe serão adaptadas à demanda.
2021 a 2023 - Novos treinamentos e inserção de vídeos-aula como opção nas disciplinas ofertadas pelo IB/UnB.
A médio prazo busca-se que, em 2024, um número significativo das disciplinas obrigatórias do IB/UnB tenham uma versão on line disponível para os cursos presenciais para a possibilidade de oferta híbrida e/ou à distância
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
- Abril e maio 2020 – Divulgação entre os professores do IB e definição do grupo
- Junho a outubro 2020 – Treinamento coletivo e individual
- Novembro e dezembro 2020 – Primeira análise dos resultados e redefinição de estratégias
Perspectivas 2021 a 2023 – Novos treinamentos
Perspectivas 2024 – Atingir um número significativo de disciplinas obrigatórias do IB com versões a distância, possibilitando a hibridação gradual com as versões presenciais.
Tempo total de execução previsto
36
Categoria do Projeto
Comunicação, informação e educação | Teletrabalho, telessaúde e ensino à distância