Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Rodrigo Vidal Oliveira
Matrícula UnB
1045253
Unidade acadêmica da UnB
rodrigovidal@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Apoio aos produtores de caprinos e ovinos do DF pós pandemia COVID-19
Sumário Executivo da Proposta
Serão selecionadas três propriedades do DF e entorno com diferentes níveis de emprego de tecnologias (baixo, médio e alto). As propriedades serão assistidas mensalmente, por 12 meses. Professores e alunos darão recomendações técnicas com relação aos manejos nutricional, sanitário, reprodutivos e com relação ao bem-estar animal e boas práticas de manejo (qualidade). Essas propriedades serão consideradas “propriedades piloto”, e serão realizados uma oficina tecnológica em cada propriedade piloto e um Dia de Campo para apresentação dos resultados obtidos. Os temas abordados serão manejo reprodutivo, manejo sanitário e suplementação volumosa para época da seca, além de demonstrar os resultados obtidos durante o período do projeto. Também será organizado um Workshop (mesa redonda) com equipe qualificada (UnB, Emater, DIPOVA, CNA, MAPA) visando formas de formalização dos produtos produzidos por caprinocultores e ovinocultores do DF e Entorno.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
difusão de tecnologia, formalização, reprodução, sanidade
Número de Integrantes da Equipe
4
Nome dos Integrantes da UnB
Rodrigo Vidal Oliveira, Fernanda Cipriano Rocha, Sérgio Lúcio Salomon Cabral Filho, Fábio Henrique Bezerra Ximenes, Gino Chaves da Rocha
Há integrantes externos à UnB?
Não
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Parasitologia, Laboratório de Microbiologia do Leite, Laboratório de Nutrição Animal
Público alvo
Análise do Contexto
A produção de pequenos ruminantes, como os ovinos e caprinos, é considerada uma importante fonte de renda para pequenas propriedades (carne de cordeiro e queijos). Uma das grandes dificuldades já identificadas em propriedades que vêm desenvolvendo essas atividades é a organização do sistema de produção (alimentação, sanidade, reprodução, etc.)
A equipe (FAV/UnB) atuará como agente de orientação de boas práticas e avaliação da qualidade dos produtos e dos animais destinados ao abate, a partir de orientações técnicas: coleta de amostras, análise da qualidade do leite, dos derivados e da padronização de animais destinados ao abate. Serão disponibilizados laboratórios e recursos humanos (professores, técnicos e alunos) para orientar os produtores em toda cadeia produtiva.
Outra atuação da equipe desse projeto será promover a interação entre produtores, consumidores, técnicos, agências de fomento e representantes do governo e da iniciativa privada com objetivo de identificar e tentar buscar caminhos para a formalização dessas atividades.
Breve Fundamentação Teórica
Acredita-se que um possível impacto do COVID-19 sobre o desempenho da produção da agropecuária brasileira ocorrerá somente a partir de 2021. As pequenas propriedades, se bem amparadas, figurarão entre as principais ferramentas na retomada do crescimento do nosso país. No DF e entorno, a produção de pequenos ruminantes se destaca devido ao melhor aproveitamento das áreas de pastagem, disponibilidade de grãos e perfil do consumidor em consumir os produtos dessa atividade. A falta de política públicas direcionada para uma melhor assistência desses produtores aumentará a necessidade de ações que promovam orientações e treinamento para os produtores que englobem assuntos de diversas áreas da produção de pequenos ruminantes.
Objetivos e Metas
Reinserção e fortalecimento dos produtores de caprinos e ovinos do DF e entorno no mercado, através:
- Implantação de três propriedades pilotos para favorecer a difusão de tecnologia;
- Promover a interação entre os produtores, assim como a interação dos mesmos com profissionais de entidades governamentais ligadas à formalização de produtos agropecuários.
Metodologia
Serão realizadas visitas mensais nas propriedades, com levantamentos dos seus índices zootécnicos para adequação e/ou implantação de tecnologias. As informações coletadas serão avaliadas pela equipe e depois discutidas com o proprietário. Serão avaliados os ingredientes utilizados na alimentação dos animais, grau de infestação por endoparasitas (OPG em 30% do rebanho) e avaliações da qualidade do leite no caso de propriedade leiteira a ser selecionada. Serão realizadas inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em 20% das fêmeas do rebanho, três oficinas tecnológicas e um dia de campo, além de um Workshop sobre formalização dos produtos caprinos e ovinos.
Resultados Esperados
Espera-se que, com melhor emprego da tecnologia, os produtores consigam aumentar seus índices produtivos, se capitalizem e iniciem o processo de formalização dos produtores oriundos de suas propriedades.
Iniciar o processo de “formalização” dos produtos por meio de reuniões com os canais responsáveis, e que as propriedades assistidas sejam modelos (vitrines) para outros produtores e estímulos para novas parcerias.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
1º mês: Reunião da equipe com Sindicato e parceiros (laboratórios FAV/UnB);
2º mês: Primeira visita às propriedades selecionadas -Levantamento dos índices e particularidades de cada propriedade;
3º ao 14º mês: Visitas técnicas às propriedades;
5º, 7º e 9º meses: Oficinas tecnológicas;
11º mês: Mesa Redonda;
13º mês: Dia de Campo;
14º mês: Relatório Final.
Tempo total de execução previsto
14