Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
André Moraes Nicola
Matrícula UnB
1079514
Unidade acadêmica da UnB
amnicola@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Anticorpos no diagnóstico e terapia da Covid-19: estudo clínico e translacional com pacientes convalescentes
Sumário Executivo da Proposta
Neste projeto propomos um ensaio clínico para testar a eficácia do plasma de convalescentes de Covid-19, que contém anticorpos contra o SARS-CoV-2, na terapia da doença. Esta estratégia, usada há mais de cem anos, começa a mostrar resultados promissores em estudos feitos na China e mais recentemente nos EUA. A grande vantagem do plasma de convalescentes é a possibilidade de colocá-lo em uso rapidamente, enquanto se desenvolve tratamentos e vacinas eficazes. Fazem parte da equipe múltiplos profissionais do DF com expertise em pesquisa básica e clínica, mas também profissionais de saúde e gestores de hospitais e hemocentros. Além da equipe no DF, já estabelecemos colaborações com equipes que desenvolvem projetos semelhantes nos EUA e no Rio de Janeiro. Em paralelo ao ensaio clínico, propomos também um subprojeto translacional de desenvolvimento de novos anticorpos monoclonais para diagnóstico e tratamento do vírus com base em amostras coletadas dos pacientes convalescentes que doarão plasma. Este projeto, portanto, pode contribuir para soluções de curto e longo prazo para a Covid-19.
Palavras-chave
Covid-19, plasma, convalescentes, anticorpos
Número de Integrantes da Equipe
15
Nome dos Integrantes da UnB
André Moraes Nicola, Gustavo Adolfo Sierra Romero, Flávia Dias Xavier, Alexandre Nonino, Jórdan Barros da Silva, Lucas Luiz Vieira, Marcus Vinícius Guimarães Lacerda, Waleriano Ferreira de Freitas, Adrielle Veloso Caixeta, Juan Fernando Riasco Palacios, Nathália Freitas Lima, Alessandra Carina de Jesus Gomes Pérez, Luiz Henrique Borges Stenzel, Arturo Casadevall, Luiz de Melo Amorim Filho.
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Biotecnologia
Público alvo
Casos Confirmados | Grupos de Risco | Hospitalar | Profissionais da Saúde
Análise do Contexto
A terapia com plasma de convalescentes é uma alternativa rápida na resposta a surtos de doenças infecciosas. Historicamente, foi utilizada no tratamento de doenças como sarampo, paralisia infantil e gripe espanhola, mas também mais recentemente contra SARS e Ebola (1). Há relatos na imprensa chinesa de uso da terapia em pacientes com Covid-19 em fevereiro (http://www.xinhuanet.com/english/2020-02/28/c_138828177.htm), e no dia 27 de março foi publicado o primeiro artigo científico: um relato de cinco pacientes, com resultados animadores.
No dia 24 de março, a agência americana que regulamenta fármacos (FDA) aprovou o uso experimental do plasma de convalescentes para tratamento da Covid-19, e no dia 29 a terapia foi administrada pela primeira vez em Houston, Texas. No dia 26 de março, a Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da saúde publicou um ofício circular para esclarecer que este procedimento pode ser utilizado no Brasil também, em contextos de projetos de pesquisa.
A terapia com plasma tem uma série de limitações, como a necessidade de coletar e processar o material em meio à pandemia e os riscos associados à transfusão de hemoderivado. O desenvolvimento de mecanismos de segurança de doação de sangue, entretanto, minimiza bastante os riscos associados à transfusão.
Breve Fundamentação Teórica
imunitários montam respostas que eliminam eficientemente os vírus. Uma ferramenta crucial dessa resposta, os anticorpos, pode ser encontrada na parte líquida do sangue (plasma) durante bastante tempo após a cura. Esse plasma rico em anticorpos das pessoas que se curaram da doença pode ser administrado a pacientes com Covid-19 em estágio inicial, a fim de evitar o agravamento da doença. Pode também ser administrado profilaticamente em pessoas com grande risco de infecção, como profissionais de saúde ou idosos.
A grande limitação do plasma de convalescentes é o número de doses que uma pessoa pode gerar, de no máximo duas. A geração de anticorpos monoclonais, uma tecnologia usada em dezenas de fármacos atualmente no mercado, é um processo demorado que complementa bem essa estratégia porque pode gerar ferramentas para um prazo mais longo.
Objetivos e Metas
Ensaio clínico: Testar a eficácia do plasma de convalescentes como alternativa terapêutica e/ou profilática na Covid-19.
Subprojeto de desenvolvimento tecnológico: Desenvolver novas ferramentas tecnológicas para diagnóstico e tratamento de Covid-19 com base em anticorpos monoclonais derivados de doadores convalescentes.
Metodologia
O ensaio com plasma de convalescentes se divide em três fases: 1) recrutamento de pessoas que sobreviveram à Covid-19; 2) coleta do plasma em hemocentro e testes par avaliar segurança e título de anticorpos neutralizantes; 3) estudo clínico randomizado com 150 participantes para determinar a eficácia da terapia em pacientes internados com Covid-19 em estágio inicial. Para o subprojeto de desenvolvimento de novos anticorpos, utilizaremos técnicas como phage display, sequenciamento Illumina e expressão heteróloga para obter anticorpos monoclonais a partir de amostras coletadas dos convalescentes que doarão o plasma.
Resultados Esperados
• Estruturação de rede de pesquisadores, profissionais de saúde e gestores de saúde pública para utilização do plasma de convalescentes para terapia da Covid-19 no DF
• Captação de doadores e produção de bolsas de plasma de convalescentes com alto título de anticorpos neutralizantes para o SARS-CoV-2
• Diminuição da proporção de pacientes com Covid-19 em estágio inicial que evoluem para formas graves da doença.
• Geração de bibliotecas de phage display a partir de amostras de pacientes que sobreviveram à Covid-19.
• Produção de anticorpos monoclonais contra proteínas do SARS-CoV-2
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Sim
Valor da previsão de financiamento da unidade
Reparos à infraestrutura do LabMIB, no núcleo de Medicina Tropical.
Cronograma da Execução
Recrutamento de doadores convalescentes: meses 1-12
Coleta e processamento de plasma: meses 1-12
Teste clínico de eficácia do plasma: meses 1-12
Montagem de bibliotecas de phage display: meses 1-9
Produção dos antígenos de SARS-CoV-2: meses 1-6
Seleção e caracterização de anticorpos monoclonais: meses 10-18
Redação de artigos científicos e relatório: meses 21-24
Tempo total de execução previsto
24