Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
Karina Nascimento Costa
Matrícula UnB
1041002
Unidade acadêmica da UnB
karinacosta@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Análise de desfechos clínicos e de marcadores inflamatórios em recém-nascidos filhos de gestantes expostas ao SARS-CoV-2: um estudo de caso controle
Sumário Executivo da Proposta
Serão avaliados os pacientes recém-nascidos no HUB e HRAN que cumpram os critérios de inclusão no estudo. Estes pacientes serão alocados no grupo exposto ou não-exposto de acordo com os exames maternos que a classificaram como exposta ou não-exposta ao SARS-CoV-2 durante o período gestacional. Serão consultados diariamente os dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização (GVEI-DF). Está previsto um n de 300 pacientes filhos de mulheres e 300 pacientes filhos de mulheres não expostas. A coleta de dados terminará quando este n for atingido ou antes, a depender da evolução da pandemia de COVID-19 na população. O sangue do cordão umbilical será coletado imediatamente após a parada da pulsação. Serão colhidos 4ml de sangue em tubo verde heparinizado que será encaminhado ao laboratório do HUB para centrifugação e transferência do soro para o criotubo. O criotubo será armazenado no freezer do HUB destinado aos materiais de pesquisa. As citocinas inflamatórias serão analisadas no laboratório de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. O sangue do cordão umbilical dos pacientes procedentes no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) seguirão o mesmo fluxo dentro do laboratório daquele hospital e ficará no freezer do mesmo. Este material será resgatado e transferido ao HUB a cada 48 horas.
Ao nascimento este recém-nascido terá dois destinos possíveis, o alojamento conjunto da maternidade ou unidade de terapia intensiva neonatal. Os dados referentes a cada paciente começam a serem coletados ao nascimento e terminam na sua alta hospitalar. Caso algum paciente do estudo seja submetido à punção lombar para análise liquórica por indicação médica, deste material será coleta uma pequena amostra para análise de citocinas inflamatórias.
Após a alta, estes pacientes serão encaminhados ao Ambulatório Multidisciplinar BORN. Este ambulatório foi criado exclusivamente para os fins do estudo. O serviço funcionará às sextas-feiras das 13 às 18h no Corredor Laranja do HUB. O paciente realizará seguimento pediátrico mensal até o sexto mês e realizará potencial evocado auditivo, ultrassonografia transfontanelar e avaliação do neurodesenvolvimento com a Escala Bailey com 1, 3 e 6 meses. Os dados serão armazenados em planilha específica.
Todos os dados do estudo serão armazenados utilizando a plataforma RedCap.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
COVID-19, SARS-CoV-2, recém-nascido, citocinas inflamatórias, desenvolvimento infantil
Número de Integrantes da Equipe
13
Nome dos Integrantes da UnB
Andreza Monforte Miranda, Carolina de Oliveira Alves, Felipe Motta, José Alfredo Lacerda de Jesus, Geraldo Magela Fernandes, Karina Nascimento Costa, Luiz Claudio Gonçalves de Castro, Maria Eduarda Canellas de Castro, Rosana Maria Tristão, Licia Maria Henrique da Mota, Lizandra Moura Paravidine Sasaki, Alberto Carlos Moreno Zaconeta, Cleandro Pires de Albuquerque
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Área de Medicina da Criança e do Adolescente
Público alvo
Análise do Contexto
A infecção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação abre um espectro de possibilidades de pesquisa quanto aos efeitos na saúde dos recém-nascidos e seu impacto ao longo da vida. A descrição das consequências da infecção no período neonatal e a investigação dos mecanismos subjacentes podem propiciar um melhor entendimento da doença e propiciar evidências para o melhor cuidado e tratamento baseados em achados científicos. Além disso, o momento é oportuno do ponto de vista operacional, uma vez que se espera que ocorra uma rápida concentração de novos casos em um curto intervalo de tempo. Finalmente, diante de uma pandemia que paralisou a economia a mundial, é perceptível o desejo de pesquisadores e população num processo de cooperação mútua na busca de respostas a estas questões.
Breve Fundamentação Teórica
A possibilidade transmissão vertical pelo SARS-CoV-2 ainda não é consenso. O efeito que a tempestade de citocinas na paciente gestante exposta ao SARS-CoV-2 pode causar ao feto e ao recém-nascido ainda é uma história a se descrever. Nas séries de casos descritas até o momento apenas uma revelou dados de citocinas do recém-nascido ao nascimento. Em muitos recém-nascidos, tanto a termo quanto pretermo, o processo inflamatório pode estar relacionado com morte e diferenciação celular, causando lesões de células neuronais permanentes que podem levar à paralisia cerebral, epilepsia e limitações cognitivas e sensoriais.
Objetivos e Metas
Determinar os efeitos da infecção por SARS-CoV-2 no período neonatal e comparar os achados clínicos, imagiológicos, laboratoriais entre filhos de mães expostas e não expostas à infecção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação.
Metodologia
Estudo de coortes prospectivo, comparativo, analítico de seguimento de filhos de mulheres expostas e não-expostas à infecção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação. Quem: Recém-nascidos filhos de mulheres expostas ao SARS-CoV-2 no período gestacional (grupo caso); recém-nascidos filhos de mulheres não expostas ao SARS-CoV-2 no período gestacional (grupo controle). Quantos: 600: 300 no grupo caso e 300 no grupo controle. Quando: julho de 2020 a janeiro de 2022 no Hospital Universitário de Brasília e no Hospital Regional da Asa Norte. Este estudo faz parte de um projeto aprovado pelo Comitê de Ética da FM-UnB CAAE: 32359620.0.0000.5558.
Resultados Esperados
A hipótese principal é que a infecção pelo SARS-CoV-2 no período gestacional interfere nos desfechos neonatais e no neurodesenvolvimento infantil a curto prazo. Como desfechos do estudo, teremos os seguintes dados:
a) Análise quantitativa da presença do SARS-CoV-2 e/ou de anticorpos anti-SARS-CoV-2 no sangue do cordão umbilical.
b) Análise quantitativa e descritiva das citocinas inflamatórias no sangue do cordão umbilical.
c) Taxa de mortalidade neonatal e mortalidade neonatal precoce;
d) Taxa de morbidades neonatais
e) Análise qualitativa do efeito da exposição materna ao SARS-CoV-2 no desenvolvimento somático das crianças nos primeiros 6 meses de vida.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Coleta de dados: julho de 2020 a janeiro de 2022;
Compilação e análise de dados: fevereiro a julho de 2022;
Redação de manuscrito: agosto a outubro de 2022;
Encaminhamento de manuscrito a publicação: Novembro a dezembro de 2022
Tempo total de execução previsto
30