Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
GERALDO MAGELA FERNANDES
Matrícula UnB
1152395
Unidade acadêmica da UnB
geraldofernandes@unb.br
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
Amamentar em tempos de pandemia de COVID-19: um protocolo para avaliação do impacto do SARS-COV-2 no sucesso do aleitamento materno
Sumário Executivo da Proposta
O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 no sucesso do aleitamento materno ao longo dos primeiros 6 meses de vida. Este é um estudo de coortes, multicêntrico, comparativo e analítico. O grupo exposto será composto por díades expostas ao SARS-CoV-2 durante qualquer fase do período gestacional. O grupo não-exposto é composto por díades que não foram expostas ao SARS-CoV-2 durante a gestação. É estimado, pelo cálculo amostral, 600 díades, 300 em cada grupo. As participantes de ambos os grupos serão avaliadas em relação à técnica de amamentação, aspectos emocionais como níveis de estresse, depressão e autoeficácia da parentalidade materna e aspectos fisiopatológicos como a dosagem sérica de prolactina no sangue do cordão umbilical.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
Aleitamento materno, COVID-19, recém-nascido, gestante, SARS-CoV-2
Número de Integrantes da Equipe
15
Nome dos Integrantes da UnB
Andreza Monforte Miranda, Carolina de Oliveira Alves, Felipe Motta, José Alfredo Lacerda de Jesus, Karina Nascimento Costa, Luiz Claudio Gonçalves de Castro, Maria Eduarda Canellas de Castro, Rosana Tristão, Licia Maria Henrique da Mota, Lizandra Moura Paravidine Sasaki, Alberto Carlos Moreno Zaconeta, Felipe Rodrigues Yung, Karla Patricia Ataide Nery de Castro, Rodrigo de Rezende Nery
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
Área de Medicina da Criança e do Adolescente
Público alvo
Casos Confirmados | Grupos de Risco | Hospitalar | Infantil | População em Geral
Análise do Contexto
No contexto da pandemia de COVID-19 houve uma preocupação inicial relacionada à possibilidade de transmissão da doença através do leite materno, mas diversos estudos excluíram esta possibilidade. O estudo do impacto do isolamento social, quarentena, medo, estigmas e vulnerabilidades provocados pela pandemia na população em geral ainda não apresenta resultados robustos. Não só a saúde física, mas também a saúde psíquica materna está intimamente relacionada ao sucesso do aleitamento materno. A análise da saúde mental das nutrizes no contexto da pandemia ainda necessita de estudos.
A grande liberação de citocinas pelo sistema imunológico em resposta à infecção viral e / ou infecções secundárias pode resultar em uma tempestade de citocinas. A tempestade de citocinas na COVID-19, bem como o tropismo do SARS-CoV-2 pelo SNC possivelmente podem lesar a hipófise. Esse processo poderia impactar diretamente no armazenamento de prolactatina e ocitocina na hipófise e, desta forma, prejudicar a lactogênese fase II.
Breve Fundamentação Teórica
O aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Recomenda-se o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Além disso, a promoção do aleitamento materno faz parte do elenco de estratégias para a redução da mortalidade infantil, compromisso assumido pelo Brasil em nível internacional.
Alguns instrumentos de avaliação de saúde psíquica, já validados no Brasil, podem ser aplicados na intenção de compreender o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental das nutrizes e avaliar o desempenho relacionado à amamentação.
Objetivos e Metas
O objetivo principal é avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de avaliação de sucesso do aleitamento materno nos primeiros 6 meses de vida. Haverá um grupo de lactantes que foram expostas ao SARS-CoV-2 na gestação e um grupo controle. A nossa hipótese é que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode alterar negativamente o sucesso do aleitamento materno exclusivo. O primeiro desfecho a ser definido será o sucesso do aleitamento materno na alta da maternidade e no período neonatal precoce.
Metodologia
Estudo de coortes prospectivo, comparativo, analítico. Refere-se ao acompanhamento de recém-nascidos filhos de mulheres expostas e não-expostas à infecção pelo SARS-CoV-2 durante a gestação. Será realizado no período de julho de 2020 a junho de 2021 no Hospital Universitário de Brasília e no Hospital Regional da Asa Norte. Consiste na análise da prolactina sérica materna no momento do parto e na aplicação de escalas de avaliação de saúde mental das nutrizes nos primeiros 6 meses de vida da criança. Este estudo faz parte de um projeto aprovado pelo Comitê de Ética da FM-UnB CAAE: 32359620.0.0000.5558.
Resultados Esperados
a) a incidência de blues puerperal e depressão nos dois grupos ao longo do estudo;
b) análise quantitativa dos níveis de estresse e da autoeficácia da parentalidade materna em cada grupo através de escalas validadas;
c) análise comparativa dos aspectos emocionais entre os dois grupos e o tempo de aleitamento materno exclusivo;
d) análise comparativa dos níveis séricos de prolactina do sangue de cordão umbilical nos dois grupos e seu impacto no tempo de aleitamento materno exclusivo;
e) análise comparativa dos desfechos deste projeto com estudos semelhantes realizados fora do contexto da pandemia.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Cronograma da Execução
Coleta de dados maternos e aplicação das escalas de avaliação de saúde mental: julho de 2020 a junho de 2021;
coleta de prolactina sérica e encaminhamento ao freezer de -80ºC do HUB: julho de 2020 a junho de 2021;
análise de dados: julho a setembro de 2021;
análise de prolactina sérica: julho de 2021;
redação de Manuscrito: outubro a novembro de 2021;
encaminhamento de manuscrito a publicação: dezembro de 2021.
Tempo total de execução previsto
18