Informações
Nível de aprovação pela UnB
Aprovado pela UnB
Nome Completo do Proponente
WLADIMIR GANZELEVITCH GRAMACHO
Matrícula UnB
1074776
Unidade acadêmica da UnB
wggramacho@gmail.com
Link Cúrriculo Lattes
Título da Proposta
A comunicação no enfrentamento ao COVID-19: identificação e monitoramento de desigualdades informacionais em segmentos sob risco
Sumário Executivo da Proposta
Este projeto pretende contribuir com insumos para a desenho de ações efetivas de comunicação de curto e médio prazo no combate à propagação do COVID-19 na população brasileira mediante (1) a identificação de possíveis clusters populacionais que até aqui têm tido menos acesso a informações básicas e/ou tem sido mais expostos à desinformação e, por isso, enfrentam maior risco de adoecimento e propagação do vírus e (2) o monitoramento da possível diminuição desses gaps informacionais durante esta etapa de avanço e controle da pandemia.
Tipo da Proposta
Palavras-chave
campanhas de comunicação, assimetria informacional, desinformação, survey
Número de Integrantes da Equipe
6
Nome dos Integrantes da UnB
Wladimir Gramacho, Max Stabile, Pedro Mundim, André Jácomo, Jaqueline Buckestegge, Emerson Cervi
Há integrantes externos à UnB?
Sim
Possui apoio de Grupo de Pesquisa Certificado pela UnB no CNPq?
Sim
Nome/Link do Grupo de Pesquisa certificado no CNPq pela UnB
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1891395149995364
Análise do Contexto
A pandemia do COVID-19 atingiu o Brasil sem que o país houvesse claramente estabelecido protocolos de atuação e coordenação, não só de ações sanitárias, mas especialmente de comunicação. A divergência entre autoridades políticas nos diferentes níveis de governo e suas respectivas estratégias e ações de comunicação são um exemplo disso. Contexto diferente do sul-coreano, em que parece ter havido não só um consenso sobre as ações sanitárias a serem tomadas mas também quanto ao conteúdo e tom da comunicação pública, logrando redução significativa na letalidade do vírus. Dentre as várias ações necessárias neste momento no país estão um diagnóstico claro e preciso da existência de clusters populacionais menos informados que constituem não apenas um risco para si mesmos diante da pandemia, mas para toda a sociedade, que pode enfrentar dificuldades adicionais no controle e combate à doença.
Breve Fundamentação Teórica
Desigualdades informacionais tornam mais difíceis o desafio de autoridades sanitáiras e campanhas informacionais em tempos de pandemia. Em “What have we learned about communication inequalities during the H1N1 pandemic: a systematic review of the literature”, Lin, Savoia, Agboola e Viswanath (2014) concluem que o desenvolvimento de campanhas de comunicação contra pandemias não devem se ocupar apenas de difundir recomendações à população, mas também de reduzir desigualdades informacionais durante o contexto emergencial. Isso pode implicar, por exemplo, no desenho de ações específicas para grupos com menos informação sobre o vírus. Afinal, como lembram Vaughan e Tinker (2009), o êxito de campanhas contra pandemias depende das características de cada segmento populacional, especialmente dos mais vulneráveis. Por isso, as ações para esses grupos devem considerar como communication gaps podem colocar em risco o êxito de qualquer esforço de proteção da sociedade como um todo.
Objetivos e Metas
Este projeto tem dois objetivos: (1) identificar possíveis clusters populacionais que até aqui têm tido menos acesso a informações básicas ou maior exposição à desinformação e, por isso, enfrentam maior risco de adoecimento e propagação do vírus e (2) monitorar por mais 3 meses a possível diminuição desses gaps informacionais durante esta etapa de avanço e tentativa de controle da pandemia.
Metodologia
A metodologia aplicada neste projeto é observacional, mediante o uso de quatro surveys telefônicos (um ao mês), que combinam a possibilidade de extrairmos resultados com validade externa devido à obtenção de amostras representativas da população brasileira à adequação de evitarmos o contato presencial entre entrevistadores e entrevistados neste momento. Adicionalmente, se necessário, podemos contar com o uso de surveys online também, de modo a balancear a amostra final de cada rodada.
Resultados Esperados
Os resultados esperados neste projeto, que une pesquisadores de três universidades federais (UnB, UFG e UFPR), a pesquisadores de uma empresa especializada em coleta e estudo de dados sobre comunicação (IBPAD), são um diagnóstico preciso de clusters populacionais que neste momento estejam em risco devido a desigualdades informacionais e o acompanhamento da possível diminuição desse gap informacional ao longo dos três meses seguintes. Esses resultados serão apresentados em três relatórios preliminares e um final.
Área de Conhecimento
Subárea de Conhecimento
Há previsão de Orçamento proveniente na unidade acadêmica?
Não
Cronograma da Execução
Cronograma:
Semana 1: desenho do questionário
Semana 2: coleta de dados
Semana 3: análise dos dados
Semana 4: redação e apresentação do relatório 1 (parcial)
Semana 5: desenho do questionário
Semana 6: coleta de dados
Semana 7: análise dos dados
Semana 8: redação e apresentação do relatório 2 (parcial)
Semana 9: desenho do questionário
Semana 10: coleta de dados
Semana 11: análise dos dados
Semana 12: redação e apresentação do relatório 3 (parcial)
Semana 13: desenho do questionário
Semana 14: coleta de dados
Semana 15: análise dos dados
Semana 16: redação e apresentação do relatório 4 (final)
Tempo total de execução previsto
4
Categoria do Projeto
Ações para categorias vulneráveis | Comunicação, informação e educação