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Título do produto
O patrimônio memeal em tempos de Covid-19 : análise a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES
Descrição do produto
Referência:
MEJIA, Fabiana da Rocha. O patrimônio memeal em tempos de Covid-19: análise a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES. 2022. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo:
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de musealização dos memes de internet da pandemia de COVID-19. Tendo como objetivo geral analisar os memes de pandemia da COVID-19 a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES;seusobjetivos específicos são:(a) apresentar os conceitos de memes e a história do #MUSEUdeMEMES; (b) debater as perspectivas da virtualidade no âmbito dos museus e a importância dos memes para os estudos da museologia e (c) contextualizar a pandemia de COVID-19no mundo e explorar os memes sobre ela -por meio do acervo do #MUSEUdeMEMES. A metodologia se baseia em revisão de literatura, análise do site do #MUSEUdeMEMES e entrevista. Dessa forma, concluiu-se que os memes de internet têm densidade e, portanto, são passíveis de musealização. São unidades de informação (ou desinformação) que viajam pela internet em alta velocidade, tendo como base o humor. Eles são capazes de revelar diversos aspectos sobre a comunidade que os compartilha e, sendo assim, fazem parte da memória social e coletiva. Sua preservação em um museu evidencia sua relevância para a sociedade, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Portanto, com base na definição da Unesco (2003), consideram-se aqui os memes como patrimônio digital. Colocado isso, a partir do #MUSEUdeMEMES, entende-se também que debates sobre virtualidade, em um contexto museal, são importantes para a Museologia. Em vista que a área precisa estar se reinventando e acompanhando os avanços da humanidade.
Autor(es) do produto
Fabiana da Rocha Mejia
Unidade acadêmica da UnB
Biblioteca Central - BCE | Faculdade de Ciência da Informação
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Meme (Internet) - Covid-19 - Redes sociais on-line - Museus virtuais
Público alvo
Data de Produção do produto
maio 11, 2022
Tipo do produto
Comunicação científica