Informações
Título do produto
Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19
Descrição do produto
Referência:
FREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo:
A pandemia de COVID-19 afetou a população mundial, o turismo foi um dos setores mais abalados por essa circunstância. Nesse momento, onde as desigualdades foram ampliadas, é fortalecida a necessidade de iniciativas de enfrentamento a problemas sociais como os negócios sociais, que consistem em modelos de organizações que possuem intencionalidade híbrida, ou seja, priorizam causar impacto social e obter lucro simultaneamente. Essa pesquisa trata desses negócios, com o objetivo de mapear os efeitos da crise gerada pela pandemia de COVID-19 sobre a gestão dos negócios sociais no setor do turismo brasileiro e as expectativas para o futuro das empresas. Os principais conceitos empregados foram: turismo de base comunitária, turismo social, turismo sustentável e arranjos produtivos locais A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através de pesquisa bibliográfica, análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os dados indicam que os impactos negativos sobressaíram os impactos positivos. Em conclusão as empresas que já possuíam uma estrutura de planejamento, conseguiram responder melhor aos impactos da pandemia, enquanto as demais empresas tiveram sua sobrevivência mais ameaçada. A expectativa para o futuro é predominantemente de incerteza, entretanto para o pós-pandemia os negócios apostam num aumento da busca pelo turismo sustentável que tem ligação direta com seus modelos de negócios.
Autor(es) do produto
Lara Liz Freire
Unidade acadêmica da UnB
Biblioteca Central - BCE | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Turismo sustentável - Planejamento empresarial - Empresas de turismo - Covid-19 - Pandemia
Público alvo
Data de Produção do produto
outubro 6, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica