Informações
Título do produto
Mudanças observadas na quantidade de procedimentos relacionados à incapacidade visual na resolução da catarata realizados pelo SUS no contexto da COVID-19
Descrição do produto
Referência:
SANTOS, Aldair do Rosário. Mudanças observadas na quantidade de procedimentos relacionados à incapacidade visual na resolução da catarata realizados pelo SUS no contexto da COVID-19. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo:
Introdução: A deficiência visual, está relacionada diretamente com a qualidade de vida das pessoas, pois, a visão é um sentido essencial para a realização de atividades cotidianas. A população idosa é a mais atingida pela perda da visão, isso decorre devido ao envelhecimento da população brasileira, que traz consigo nesse processo o aumento da prevalência de doenças crônicas, características dos idosos, dentre elas, doenças oculares. A catarata destaca-se por ser o principal motivo de cegueira no mundo, sendo que ela pode ser evitada e curada através de um procedimento cirúrgico. Objetivo: Verificar se durante o período da pandemia de Covid-19, representado pelo 1° semestre de 2020, houve mudança na quantidade de aprovação de cirurgias de catarata no SUS, comparando o mesmo período de anos anteriores, 2017, 2018 e 2019.Métodos:Trata-se de uma análise de dados coletados no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA),os períodos analisados na pesquisa são o 1° semestre de cada ano, considerando os anos de 2017 a 2020. Os dados foram selecionados a partir dos CIDs referente a doença da catarata e posteriormente foi criado um filtro para “cirurgia do aparelho da visão”, para identificar os procedimentos feitos pelo SUS no período analisado. Foram realizadas análises descritivas das variáveis do estudo e o teste de Qui-quadrado para comparar proporções. Resultados: Houve um aumento de 2% ao ano do número de aprovações de cirurgias de catarata, entre os anos de 2017 a 2019. Já em 2020, esse número caiu 7% em relação ao mesmo período de 2019. O sexo feminino foi mais prevalente em todos os anos analisados, devido a maior longevidade das mulheres. A população com maior número de aprovações de cirurgias foi a população idosa, da faixa etária de 60 anos em diante, indo de encontro com a literatura. Considerações Finais: Nos dados analisados nessa pesquisa, foi notável a diferença das aprovações de cirurgias de catarata pelo SUS no 1° semestre de 2020 em relação aos demais anos estudados. A catarata é uma doença que possui cura, com uma cirurgia relativamente simples, de baixo custo e de um elevado nível de segurança. Na pesquisa, as prevalências encontradas foram semelhantes às relatadas na literatura, sendo o sexo feminino e a faixas etárias de 60-64 em diante as mais prevalentes.
Autor(es) do produto
Aldair do Rosário Santos
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Covid-19 - Deficiência visual - Catarata - Idosos
Público alvo
Data de Produção do produto
março 17, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica
