Informações
Título do produto
Lazer e pandemia : estudo sobre as práticas de lazer dos estudantes de Educação Física da Universidade de Brasília
Descrição do produto
Referência:
GONÇALVES, Eduardo Marques; VITELLI, Marcella Miranda. Lazer e pandemia: estudo sobre as práticas de lazer dos estudantes de Educação Física da Universidade de Brasília. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo:
Este estudo tem como objetivo identificar, compreender e problematizar os interesses dos estudantes da Faculdade de Educação Física (Universidade de Brasília) e como usufruíram dos tempos disponíveis às práticas de lazer em tempos pandêmicos. Trata-se de uma pesquisa social de cunho exploratório e abordagem qualitativa, da qual utilizamos da aplicação de um questionário on-line com 76 respostas válidas. Foram definidos 3 momentos para a linha de raciocínio do questionário, foram eles: Momento 1: Momento anterior à pandemia atingir o Brasil e as aulas na UnB serem suspensas (Janeiro - Março 2020); Momento 2: Momento em que as aulas da UnB estavam suspensas devido à pandemia do Covid-19 e período anterior ao retorno remoto das aulas na UNB (Março - Agosto); Momento 3: Momento em que as aulas da UnB voltaram remotamente (Agosto - Dezembro 2020). Os resultados indicaram que as práticas de lazer mais acessadas nesses 3 momentos foram as virtuais/digitais. Mesmo com as restrições devido à pandemia, o acesso aos bares, restaurantes e confraternizações com amigos, continuaram acontecendo, segundo o questionário aplicado. Houve aumento da percepção da importância do lazer na vida dos estudantes nesse período de pandemia.
Autor(es) do produto
Eduardo Marques Gonçalves; Marcella Miranda Vitelli
Unidade acadêmica da UnB
Assunto/palavras-chave representativas do produto
Pandemia - Lazer - Estudantes universitários - Educação Física -Universidade de Brasília (UnB) - Covid-19
Público alvo
Data de Produção do produto
outubro 7, 2021
Tipo do produto
Comunicação científica